Dicas para lidar com a falta de sorte nos projetos

4 dicas para lidar com a falta de sorte nos projetos

Escrito por

quinta-feira, 9 de maio de 2019 | Comentários

Escute o conteúdo do post:

Algumas pessoas parecem fazer tudo sempre dar certo né? Tudo na vida delas é ótimo, suas carreiras, suas finanças, seus relacionamentos, seus projetos… Enquanto outras estão sempre com aquela falta de sorte danada.

Todo mundo sabe o que “sorte” significa. O conceito é consequência da percepção de que algumas pessoas são beneficiadas pelas leis do universo e se saem melhor do que outras. Ou que possuem pés de coelho, trevo de quatro folhas, Olho Grego e todos os amuletos mágicos de boa sorte.

Vemos a sorte como algo que acontece por acaso, e não pelas nossas próprias ações. E será mesmo que a sorte é um fenômeno tão aleatório assim? Ou nós poderíamos treinar para ter mais sorte?

Acredite, podemos sim. As pessoas “sortudas” têm coisas em comum: seus comportamentos e uma forma de pensar específicos. E eu descobri 4 dicas para melhorar a sua sorte com aquele projeto que não vai pra frente. Vem ver!

É falta de sorte mesmo?

Durante alguns anos, o psicólogo inglês Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire no Reino Unido e Ph.D. em Psicologia na Universidade de Edimburgo, estudou a história de centenas de pessoas que se consideram muito sortudas ou muito azaradas.

Ele identificou comportamentos semelhantes e reuniu tudo em um livro, O Fator Sorte: mude sua sorte, mude sua vida (Record, 2003), best-seller no mundo dos negócios na Europa e nos Estados Unidos.

Wiseman mostrou que a sorte e o azar são resultados dos nossos hábitos. Por exemplo, pessoas de sorte arriscam mais, o que resulta em sucesso e, consequentemente, reforça a crença na boa sorte. Já as pessoas azaradas são mais propensas a ‘apostar no certo que no duvidoso’. Dessa forma, arriscam menos e perdem novas oportunidades, o que gera um sentimento de estagnação e falta de sorte.

A grande diferença é que os sortudos estão mais abertos ao novo e assim vivenciam boas experiências. Então a essência da sorte é a oportunidade! Quanto mais oportunidades a pessoa encontra e mais receptiva ela é para esses acontecimentos, mais sortuda ela se torna.

Como ter mais sorte com os seus projetos

Se ter sorte ou azar depende das atitudes da própria pessoa, então é possível desenvolver habilidades que podem aumentar a sorte.

As pessoas podem mudar sua sorte. Sorte não é algo paranormal na natureza, é algo que nós criamos com nossos pensamentos e comportamentos.

No estudo, Wiseman criou os quatro “princípios da sorte”. E vou te explicar tudo para ter mais sorte com os seus projetos:

1. Maximize suas oportunidades 👥

Se você ficar na sua zona de conforto, tudo que é novo e incrível estará longe de você e provavelmente não terá coisas interessantes acontecendo em sua vida. Não é mesmo? É como o próprio Richard diz: “Pessoas sortudas tentam as coisas. Pessoas azaradas sofrem de paralisia por excesso de análise.”

Mas outro fator determinante nisso é o quão social somos com as pessoas em nossa volta. Manter uma rede de contatos ampliam as possibilidades de conhecermos alguém que pode nos apresentar uma nova oportunidade profissional, por exemplo. É o famoso networking. 😉

Além disso, ter um comportamento descontraído e extrovertido também nos expõe a mais oportunidades, justamente por ter uma interação social maior. Somado com uma ‘mente aberta’, uma pessoa sortuda se agarra às novas oportunidades e tira bom proveito delas.

Então, a primeira dica para diminuir a sua falta de sorte é se abrir para que ela venha quando você menos espera. Os sortudos estão sempre dispostos a conhecer produtos novos, gostam de variar os caminhos de casa para o trabalho e também conhecem pessoas novas o tempo todo.

Quanto mais pessoas e perspectivas você tiver dentro da sua esfera social, provavelmente melhores insights e oportunidades vão aparecer para você.

2. Escute seus pressentimentos de sorte 🍀

A segunda dica é ouvir a sua intuição. Pessoas sortudas tomam decisões escutando seus instintos e pressentimentos. Geralmente nossos sentimentos mais íntimos falam sobre nossas ambições e desejos. Ouvir eles é caminhar para o que nos faz mais felizes.

Podemos aperfeiçoar nossa intuição observando e procurando certos padrões nas situações cotidianas. Além disso, meditar e clarear a mente com outros pensamentos também é uma boa maneira aguçar os sentidos.

3. Espere coisas boas 🤩

As pessoas sortudas estão certas de que o futuro está cheio de boas oportunidades. Esse pensamento positivo faz com que a gente se esforce para realizar nossos objetivos, mesmo se as chances de sucesso forem pequenas.

O otimismo faz com que a gente espere que o melhor sempre irá cruzar nosso caminho. Já o pessimismo vai sempre tentar nos convencer de que até mesmo as coisas boas não são tão boas assim, e com isso deixamos escapar muitas oportunidades valiosas por aí.

4. Transforme azar em sorte ✨

Pessoas sortudas nem sempre tem sorte, mas elas lidam com as adversidades diferentemente das pessoas azaradas. Elas não enfatizam a desgraça e assumem o controle da situação.

A última dica é, na minha opinião, a mais importante de todas, pois ver o lado positivo no azar nos faz tirar boas lições e tomar atitudes construtivas no futuro.

Quando as coisas ficam ruins, você tem duas chances: cair ou seguir em frente. Pessoas ‘sortudas’ são muito resilientes.

E a falta de sorte no projeto? Ou será que é falta de site?

Se uma pessoa azarada que resolve mudar sua sorte precisa começar sendo mais sociável, mais otimista e mais aberta a novas ideias e experiências. Nos projetos essa máxima também vale.

Você pode fazer isso criando um site! Quer ver como isso se encaixa dentro dos quatro princípios da sorte de Wiseman?

  1. Maximizar as oportunidades: Na internet você estará ativo 24 horas por dia, pode atingir um maior números de pessoas ao mesmo tempo e em horários diferenciados. Ter um site é aumentar a interação social, é sair das limitações físicas – o que permite possibilidades infinitas de expansão e oportunidades.
  2. Escutar seus pressentimentos de sorte: No meio digital tudo está em constante mudança, então aposte no seu projeto e coloque ele no ar agora mesmo. Se sua intuição diz que já pode ficar online, escute! E lembre, na internet tudo pode ser aprimorado, o importante é não deixar para depois.
  3. Esperar coisas boas: Sabendo que criar um site é fazer um investimento, financeiro e de tempo, colocar seu projeto online é encarar com otimismo todas os bons frutos que ele pode gerar.
  4. Transformar azar em sorte: Hoje todo mundo está na internet e o seu concorrente também. Ver o crescimento e sucesso de um concorrente pode ser encarado como azar, mas se você focar os seus esforços em crescer sua presença online, certamente vai encontrar bons cenários de sorte aí.

Transforme sua sorte criando um site para o seu projeto. E para a falta de site, conte com a HostGator! 🐊

Tags:,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar