Blog

Conteúdos por

Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

  • Crie seu site
    Glossário
    Desenvolvimento
    Marketing Digital
    Empreendedorismo
  • DomíniosDomínios
    Hospedagem de SitesHospedagem de Sites
    Criador de SitesCriador de Sites
    Servidor VPSServidor VPS
    Servidor Dedicado LinuxServidor Dedicado Linux
  • Blog

  • Quais funcionalidades o Flutter oferece aos desenvolvedores?

Desenvolvimento

Quais funcionalidades o Flutter oferece aos desenvolvedores?

HostGator

Conteúdo por:

HostGator

29 Junho, 2020
Flutter-programacao

Compartilhe:

O Flutter está diretamente ligado à área de desenvolvimento. Inicialmente, era direcionado apenas para a criação de aplicativos, mas, com as alterações sofridas recentemente, isso mudou.

O Flutter está diretamente ligado à área de desenvolvimento. Inicialmente, era direcionado apenas para a criação de aplicativos, mas, com as alterações sofridas recentemente, isso mudou.

Mas afinal, o que é Flutter?

Trata-se de um conjunto de ferramentas de User Interface (UI) portáteis criado pelo Google. Ele é um framework novo, apresentado pela primeira vez em 2015, que passou alguns anos se aperfeiçoando nas versões Release Preview. A primeira versão estável, o Flutter 1.0, foi lançado em 4 de dezembro de 2018.

O Flutter é Open Source e todo o seu código está disponível no GitHub.

Conheça mais sobre essa tecnologia, para que serve e quais empresas já a adotaram para desenvolver suas aplicações. Boa leitura!

Para que serve o Flutter?

Ele é desenvolvido em C, C++, Dart e Skia Graphics Engine, sendo este último uma biblioteca gráfica compacta, que também foi adquirida pelo Google.

A linguagem de programação padrão utilizada pelo Flutter, porém, é o Dart. O que justifica o fato de ser comum ver essas duas tecnologias sendo utilizadas em conjunto.

Para quem não sabe, o Dart é uma linguagem de script um pouco mais antiga que o Flutter. Ele foi criado em 2011 pelo Google com o intuito de substituir o JavaScript – cuja tentativa não foi bem-sucedida

Mas voltando ao assunto principal, com o Flutter é possível criar aplicações híbridas e manter a performance nativa. Ou seja, com apenas um código, permite criar um aplicativo que irá rodar tanto no Android quanto iOS, mantendo a performance nativa nos dois casos.

A sua funcionalidade, porém, não é apenas essa. Ele foi construído para unir 3 itens que são o sonho de consumo dos desenvolvedores.

Veja a seguir!

1. Criar aplicações de forma rápida

Ele conta com o recurso Stateful Hot Reload, que realiza a atualização automática do app no momento em que é salvo no arquivo do projeto. Ele ajuda a adicionar recursos e corrigir bugs de forma quase que instantânea e sem perder o status da aplicação.

Com o Flutter, é possível utilizar uma série Widgets customizáveis, já desenvolvidos de forma reativa. Além disso, pode ser integrado a diversos IDEs e editores, como, por exemplo:

  • Android Studio;
  • Xcode;
  • VSCode.

2. Criar interfaces de usuários bonitas e flexíveis

Permite que haja o controle total de cada pixel na tela, já que ele traz os Widgets renderizados, animações e gestos para frameworks. Com isso, o design fica muito mais flexível e personalizado.

3. Manter a performance nativa da sua aplicação

Os aplicativos criados em Flutter são compilados diretamente em Arm Nativo. Usam, ainda, a GPU e podem acessar as APIs da plataforma e os arquivos. Sem contar que podem ser integrados aos aplicativos já desenvolvidos.

Além de tudo o que já falamos, o Flutter também é um framework padrão para o desenvolvimento de aplicação para o Fuchsia OS, o sistema operacional para mobile do Google.

Qual a ligação entre Flutter e Widgets?

Quem está utilizando o Flutter vai, sem dúvida, se deparar com os Widgets. Eles são um ponto importante para agilizar o desenvolvimento – já que a ideia central da ferramenta é que você utilize os Widgets para construir a sua interface do usuário.

Para facilitar a vida do desenvolvedor, muita coisa já foi desenvolvida, e pode e deve ser reutilizada. E o melhor: são totalmente customizáveis, permitindo realizar ajustes de acordo com a aplicação.

É possível encontrar um grande catálogo com uma coleção de Widgets de:

  • Animações;
  • Inputs;
  • Scrolling;
  • Styling e muito mais.

Existem também Widgets construídos de forma mais específica para cada sistema, como o Material Design para o Android e o Cupertino para iOS.

Obviamente que, se você não encontrar o Widget específico que está procurando, poderá criá-lo e até disponibilizá-lo depois para outros programadores.

O que a nova versão do Flutter trouxe de novidade?

A última versão do framework, lançado em maio de 2019, foi chamada pela própria equipe de um grande marco para o Flutter. Isso porque deixou de ser apenas mobile para se tornar o Portable UI Framework for Mobile, Web, Embedded and Desktop.

Ou seja: de apenas mobile, o Flutter se transformou em Multiplataforma, mas ainda encontra-se em constante aprimoramento

O Flutter for Web, por exemplo, está no Technical Preview. Mas a ideia é que, com ele, seja possível renderizar um código já existente, feito com Flutter em Dart, para os padrões da web em HTML, CSS e JavaScript.

Também precisamos falar da nova funcionalidade para desktop e sistemas embarcados – que também prometem se destacar em um futuro próximo.

Para se ter uma ideia da ambição que essa mudança gerou no time do Flutter, confira o que eles falaram a respeito:

“Nós queremos construir o melhor framework para desenvolver belas experiências em todas as telas”.

Percebe-se, portanto, que a expectativa é alta em cima do framework após seu upgrade!

Quais empresas já estão adotando o Flutter?

Antes de citarmos as empresas, é importante lembrar que existem outras ferramentas que também possuem caráter multiplataforma e que, portanto, são concorrentes do Flutter.

Nessa lista temos:

  • React Native;
  • Ionic;
  • Xamarin.

Atualmente, a “briga” maior tem ficado entre Flutter e React Native. E, por debaixo desses frameworks, vemos um duelo de gigantes entre Google e Facebook. Na verdade, não é bem um duelo, afinal cada um apenas faz o possível para melhorar a sua ferramenta.

A utilização do Flutter vem crescendo e algumas grandes empresas já estão utilizando a ferramenta, além do próprio Google, que tem os seus serviços de Google Ads e o Google Greentea construídos com ele.

Veja alguns exemplos de organizações famosas que criaram apps utilizando o Flutter:

  • Alibaba;
  • Abbey Road Studios;
  • Tencent.

Ao que tudo indica, o Flutter veio para ficar. Ainda mais após o lançamento da sua última versão, que tornou o seu uso ainda mais interessante aos desenvolvedores.

Embora o Flutter seja uma ferramenta relativamente nova, se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de apps, ele deve estar na sua lista a serem utilizadas ou aprendidas.

Curtiu esse conteúdo? Se você quiser se aprofundar ainda mais sobre ele, acesse o vídeo que a nossa dupla de CDF’s do canal Código Fonte TV compartilhou!

Navegue por tópicos

  • Para que serve o Flutter?

    • 1. Criar aplicações de forma rápida

    • 2. Criar interfaces de usuários bonitas e flexíveis

    • 3. Manter a performance nativa da sua aplicação

  • Qual a ligação entre Flutter e Widgets?

  • O que a nova versão do Flutter trouxe de novidade?

  • Quais empresas já estão adotando o Flutter?

Tags:

  • otimização
  • programação
  • tecnologia
  • Servidor VPS

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários

    Blog
    FacebookInstagramLinkedInTwitterYouTube

    HostGator Brasil - Todos os direitos reservados

    Conteúdos por assunto

    Marketing Digital
    Desenvolvimento
    Empreendedorismo
    Glossário
    Crie seu site
    Tutoriais

    Hospedagem

    Hospedagem de Sites
    Hospedagem Plus
    Criador de Sites
    Hospedagem para WordPress
    Revenda de Hospedagem
    Servidor VPS
    Servidor Dedicado Linux
    Servidor Dedicado Windows

    Veja também

    Materiais educativos
    Guias Especiais
    HostGator Academy
    Comunidade HostGator

    Serviços

    Registro de Domínio
    Transferência de Domínio
    Backup Online
    Email Profissional TitanNOVO
    SiteLock

    A HostGator

    Página Inicial
    Sobre a HostGator
    Programa de Afiliados
    Infraestrutura
    Trabalhe Conosco
    Base de Conhecimento