O meio digital é cheio de termos técnicos e nomes específicos que, algumas vezes, geram dúvidas para quem está começando. O nosso glossário de hospedagem de sites vai te ajudar a tirar essas dúvidas.

Glossário de hospedagem de sites

Escrito por

quinta-feira, 11 de abril de 2019 | Comentários

Experimente ouvir o conteúdo do post:

Embora hoje existam muitas ferramentas que facilitam a criação de sites, sabemos que o meio digital não é tão simples de entender. Principalmente por estar recheado de termos técnicos e nomes específicos. Por isso é bom saber como a internet funciona e quais são os termos que você encontrará no dia a dia.

Mas é preciso aprender todos esses termos? Mesmo que você crie o seu próprio site ou contrate um profissional, é importante saber algumas palavras do dicionário de hospedagem. Isso vai ajudar você na hora de contratar o serviço certo que atende as suas necessidades, pode evitar erros na criação e gerenciamento do site e também facilita na hora de pedir ajuda para o suporte técnico.

Por esse motivo, preparamos um glossário de hospedagem na web, onde você encontrará o vocabulário básico para a sua presença on-line. Como a internet nasceu nos Estados Unidos, muitos dos termos são acrônimos ou palavras em inglês, dê uma olhada para saber o que cada um significa.

Backup

É uma cópia de segurança de arquivos ou dados. Ele serve para salvar e guardar as informações do site garantindo que possam ser recuperados em possíveis erros ou acidentes inesperados.

Os backups podem ser feitos manualmente ou automaticamente, além disso você também pode fazer através do cPanel ou deixar na nuvem com o backup online CodeGuard.

Base de Conhecimento

A base de conhecimento é um canal oferecido pelas empresas de hospedagem onde contêm informações, instruções e tutoriais para solucionar as dúvidas mais comuns dos usuários. Como por exemplo, tutoriais para configurar uma conta de e-mail.

A base de conhecimento ajuda a agilizar a resolução das dificuldades, pois o usuário pode pesquisar no site a dúvida e seguir o tutorial. Além de evitar a sobrecarga de atendimento no suporte. A HostGator oferece uma Base de Conhecimento bastante completa e atualizada por uma equipe especializada.

Blog

Um blog também é um canal de comunicação bastante utilizado no Marketing Digital para a produção de conteúdos relevantes para os clientes. Os blog desempenham um papel fundamental nas estratégias de Inbound Marketing pois é um dos meios para a atração de leads para empresas.

Mas, popularmente, os blogs também são utilizados com o foco pessoal, abordando assuntos variados, onde os donos dos sites se posicionam como influenciadores digitais e tornam seus blogs sua fonte de renda e profissão.

Certificado SSL

Para manter a segurança na internet, vários protocolos foram criados, entre eles, o Certificado Secure Socket Layer (SSL). O SSL é um protocolo de segurança que usa a criptografia para mascarar os dados e proteger a integridade do conteúdo que circula na internet.

O certificado SSL é fundamental para sites que precisam garantir aos seus visitantes que nenhum dado fornecido será interceptado por terceiros. Desta forma, as informações como números de cartão de crédito, dados pessoais e outras, serão protegidas.

A importância do SSL é tanta que em 2018, o Google Chrome começou a mostrar sites que não têm o certificado como um site inseguro.

CMS

A sigla CMS significa Content Management System, que em português é Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. O CMS é um componente importante ao criar um site, porque é uma plataforma que facilita a criação e gerenciamento do site. Assim você pode concentrar sua atenção em criar o conteúdo do seu site sem se preocupar com questões de programação e desenvolvimento.

O CMS mais conhecido e utilizado é o WordPress, mas você também pode contar com opções como Joomla e Drupal. Basta identificar qual é o CMS mais recomendado para o tipo de site que você quer criar.

cPanel

O termo cPanel é a abreviação de Control Panel, que em português é painel de controle. O cPanel é a ferramenta de gerenciamento de hospedagem mais popular e utilizada. Isso porque foi desenvolvida para facilitar toda a administração e configuração dos planos de hospedagem e do site.

Criador de Site

É uma ferramenta para facilitar a criação de sites sem a necessidade de conhecimentos técnicos, é uma alternativa mais simples em relação aos CMSs pois não é necessário instalar temas ou plugins. Os criadores de sites mais comuns entre as empresas de hospedagem são os do formato “arrasta e solta”, onde você seleciona os elementos que quer inserir no site e coloca na página em poucos movimentos.

Data Center

É um local físico onde os servidores estão localizados. Esses lugares devem ser extremamente protegidos contra qualquer calamidade e preparados para qualquer eventualidade. A HostGator possui data centers nas cidades de Houston e Provo, nos Estados Unidos.

DNS

É a sigla para Domain Name System, em português Sistema de Nomes de Domínios. É um mecanismo responsável por associar um domínio ao endereço IP do servidor em que está hospedado.

Todo plano de hospedagem oferece um endereço IP para que o seja utilizado no direcionamento do domínio, dessa forma ao acessar o domínio é possível verificar o conteúdo armazenado na hospedagem.

Domínio

Um domínio é o seu endereço na internet. É o nome que as pessoas usarão para encontrar você na web, sem ele seria necessário decorar um endereço IP (vários números) para acessar os sites. Quando você vai criar um site, o registro de domínio e a escolha do plano de hospedagem devem ser os primeiros passos.

Domínio Adicional (ou de Complemento)

Nos planos de hospedagem em que é possível utilizar domínios ilimitados, você pode colocar um domínio adicional para criar um site diferente do seu domínio principal. Dessa forma é possível hospedar diferentes sites, com diferentes domínios, utilizando a mesma conta de hospedagem.

Domínio Estacionado

O recurso de domínio estacionado é utilizado para direcionar um endereço para outro e assim acessar o mesmo conteúdo. É bastante comum ver empresas registrarem seus domínios com diferentes extensões (como .com, .com.br ou outra) e usá-lo para apenas um site. Assim quando as pessoas acessarem o site conseguem ver o conteúdo independente da extensão usada.

E-mail

O e-mail é uma ferramenta de comunicação muito utilizada na internet. É por ele que se pode enviar e receber mensagens digitais, é a sua caixa postal na internet. Popularmente, diversas empresas (como Gmail, Outlook e outras) oferecem o serviço de e-mail gratuitamente para os usuários. Mas o serviço de e-mail também pode ser encontrado na hospedagem de sites e ficar atrelado ao domínio do site, dessa forma torna a comunicação mais profissional e é um ótimo recurso para marcas.

Endereço IP

O endereço IP é um código de números que funciona como um identificador. Esses conjuntos de números identificam cada servidor e dispositivo para que não haja dois iguais.

Espaço em Disco

É a quantidade de espaço destinada para o armazenamento de arquivos em um servidor. Cada serviço de hospedagem oferece uma quantia de espaço em disco diferente. É importante analisar esse recurso antes de contratar um plano para que o espaço seja suficiente para o seu site.

Extensão de domínio

A extensão do domínio é a informação que vem depois do ponto (.) do seu domínio, por exemplo: .com. Também conhecido como TLD (top level domain, ou domínio de primeiro nível), a extensão indica a categoria que o domínio pertence.

Existem diferentes tipos de extensões de domínio como, por exemplo, .com, .net, .org, .biz, .info e também .edu, .gov, e outros. Existem domínios territoriais como .mx ou .co e outros mais criativos como .photo, .cool, .club, entre outros.

Favicon

É o ícone de um site que será exibido na aba do navegador. O favicon facilita a identificação do site no navegador e também ajuda a fortalecer a identidade da marca.

FTP

O File Transfer Protocol, como o próprio nome indica, é um protocolo que tem a função de transferir arquivos (upload e download). É o meio utilizado para enviar os arquivos do seu site para a hospedagem.

Hospedagem de sites

É um dos componentes mais importantes para garantir o funcionamento adequado do seu site. Quando falamos em hospedar um site, nos referimos ao serviço de aluguel de um espaço dentro de um servidor. Enquanto o domínio é o nome do seu site, a hospedagem é o local onde todos os arquivos que compõem o site ficarão armazenados e disponíveis na internet.

Ao criar um site, você terá que escolher um plano de hospedagem. Existem diferentes planos e é importante escolher de acordo com as necessidades do seu projeto online.

Hospedagem Compartilhada

É o plano de hospedagem com melhor custo-benefício. Como o próprio nome já diz, é um serviço compartilhado com outros sites no mesmo servidor – por isso o valor é mais em conta. as mesmo compartilhando um único servidor, cada conta de hospedagem possui seus próprios recursos para armazenamento do site.

.htaccess

É um arquivo de configurações no servidor, ele permite definir regras para diretórios ou arquivos. As regras criadas no .htaccess podem ser desde redirecionamentos até a restrição de acesso a uma página com senha.

HTML

Sua sigla em inglês significa HiperText Markup Languaje, é uma linguagem de marcação de texto usada para criar a estrutura e o conteúdo dos sites.

HTTPS

Significa Secure Hypertext Transfer Protocol. Este protocolo sempre aparece no navegador quando o site possui o Certificado SSL, e é através dessa informação que sabemos se um site é seguro ou não.

Inodes

De uma forma simples, inodes é o número de arquivos na hospedagem. São estruturas que contêm informações básicas sobre arquivos, pastas ou diretórios. Dessa forma, a quantidade de inodes de uma hospedagem é igual à quantidade de arquivos.

IP Dedicado

É um endereço de IP exclusivo para o seu site e possibilita a instalação do Certificado SSL.

MySQL

É o sistema de gerenciamento de banco de dados mais popular, ele utiliza a linguagem SQL e está incluso nos planos de hospedagem.

POP3

É um protocolo de transferência de e-mail que permite que você baixe os e-mails do servidor utilizando um programa específico, como Outlook ou Thunderbird.

Revenda de Hospedagem

É um produto em que pode ser oferecido o próprio serviço de hospedagem para terceiros, gerenciando valores, planos, pacotes e recursos que serão disponibilizados aos clientes. A revenda de hospedagem é uma ótima maneira de começar um negócio online e ganhar dinheiro na internet.

SEO

É a sigla para Search Engine Optimization. SEO é um conjunto de técnicas que servem para melhorar o posicionamento de um site na busca orgânica do Google. O termo SEO abrange um número infinito de técnicas, com o único propósito de aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa sem pagar nada por isso.

Servidor

O servidor é o computador físico que hospeda os arquivos de diversos sites e disponibiliza na internet. Os servidores podem ser compartilhados por vários usuários ou podem ser dedicados, ou seja, um servidor para um único site com uma estrutura robusta e pesada.

Servidor Dedicado

É um serviço de hospedagem exclusiva onde todos os recursos do servidor estão disponíveis para um usuário. Nesse serviço é possível ter controle avançado das configurações para ajudar conforme a necessidade, mas para isso é preciso um conhecimento técnico mais avançado.

Site

Chamamos de site o conjunto de páginas que correspondem a um determinado domínio na internet. O site é o lugar onde as pessoas encontrarão as informações da sua empresa ou seu blog, e é nele que você coloca todo o conteúdo que você quer mostrar na internet.

Subdomínio

O subdomínio é um recurso do domínio onde você pode diferenciar algumas páginas do site sem alterar o domínio principal. Você pode reconhecer um domínio da seguinte forma: www.exemplo.seudominio.com.br. Uma forma de utilizar o subdomínio é para criar um blog para o seu site.

SSH

O SSH é um protocolo e também um programa que permite o acesso remoto em um computador, em outras palavras, é um computador controlando outro computador. Os servidores Linux ou VPS possuem os acessos através de SSH configurados.

Uptime

Esse é o termo que define a disponibilidade de um servidor, ou seja, quanto maior for o uptime, maior é a garantia de que o seu site estará disponível. Esse número é fornecido em percentual, então quando falamos em hospedagem de sites, o máximo que pode ser garantido é ente 99,5% e 99,9% de uptime, como é o caso do serviço disponibilizado pela HostGator.

URL

É o endereço completo de um site ou página na internet, a URL consiste em: protocolo (http ou https), subdomínio (se existir), domínio e diretório. Um exemplo de URL é: “https://www.hostgator.com.br/hospedagem-de-sites”

VPS

É a sigla para Virtual Private Server, em português servidor virtual privado. É um serviço de hospedagem onde é um servidor virtualizado que permite que o usuário tenha maior controle sobre o sistema operacional e os programas que serão instalados. Em um VPS o acesso de administrador do sistema operacional (acesso root) é dado ao usuário.

Veja também: Planos de Servidor VPS

Webmail

É uma ferramenta de envio e recebimento de e-mails através do navegador, sem a necessidade de instalar um software, como o Outlook – o que facilita a utilização.

WordPress

É um gerenciador de conteúdo do site que permite criar e gerenciar seu site. O WordPress é o CMS mais usado no mundo pela sua simplicidade e liberdade ao escolher temas e ao número de plugins que podem ser baixados para várias funções.

WHOIS

O WHOIS é um protocolo para encontrar informações dos domínios, como quem é o registrante, o ano de registro e muito mais. Ele funciona como um local público no qual você pode descobrir quem possui um determinado domínio.

 

Há uma grande quantidade de termos que fazem parte do mundo da hospedagem e presença online. Se você já ouviu outras palavras e quer saber o seu significado, nos envie nos comentários.

Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar