Você quer saber quais são as palavras-chaves mais pesquisadas na internet? Então conheça o Google Trends e saiba como utilizar a ferramenta a favor do seu site ou blog.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Você quer saber quais são os assuntos do momento? Quais são as palavras-chaves mais pesquisadas na internet e que podem ajudar a direcionar sua estratégia?

Então conheça o Google Trends e saiba como utilizar a ferramenta na prática!

O Google Trends (tendências, em português) é uma ferramenta gratuita do Google para analisar o volume de buscas de termos chaves e o comportamento de usuários na internet. Dessa forma, é um recurso muito valioso para quem trabalha com marketing digital.

Ao acessar o site você pode pesquisar pelo tema de interesse ou ainda navegar pelos resultados de buscas mais frequentes, encontradas na seção “pesquisas em alta”. 

É possível ainda avaliar os principais temas pesquisados durante os anos anteriores, para obter insights.

Veja como é simples e fácil utilizar o Google Trends para uma consulta de interesse: digite o termo e dê “enter”. A pesquisa pode ser feita pelo computador ou celular, normalmente.

Caso queira uma pesquisa rápida, você pode pesquisar pelo celular. Porém, caso queira mostrar ao time, o ideal é que o faça pelo desktop.

Você pode ainda pesquisar mais de um assunto e comparar as métricas.

O novo gráfico trará, portanto, a visão comparativa para os mesmos parâmetros de pesquisa.

Veja agora como a ferramenta de tendências mais conhecida funciona.

Quando você busca por determinado termo ou palavra-chave, o resultado traz dados que indicam o volume de buscas (vertical) x tempo (horizontal). Por isso, vamos ver como entender o Trends e utilizá-lo de maneira eficiente.

As buscas no Google Trends podem se feitas por:

  • tempo;
  • localização; ou
  • categoria.

Para apresentar a resposta, o Google também faz uma busca em seu diretório de armazenamento de dados, a partir da informação solicitada e remove os dados pessoais de usuários. Você não saberá que a busca foi feita pelo João, por exemplo.

Mas, em contrapartida, pode ser que o João faça parte do grupo de usuários que mais pesquisaram durante aquele período no estado de Minas Gerais. Ficou mais claro?

Vale lembrar que o Google é o maior buscador do mundo. Tanto é verdade que as pessoas recorrem a esse recurso com muita frequência.

Na dúvida? “Dá um Google”.

Quer fazer uma receita nova e confirmar os ingredientes? “Dá um Google”.

Quer saber qual é a palavra mais pesquisada no Google 2020? “Dá um Google”.

Depois da sua pesquisa no Trends, um relatório gráfico é gerado para que você possa analisar. A ideia é que os dados possam ser visualizados e entendidos de forma mais simples. 

Por isso, a própria interface da ferramenta oferece uma experiência mais atraente e intuitiva. Dessa forma, a pesquisa é bem fácil de entender.

Caso queira avaliar outras variáveis, é possível ainda conferir informações por sub-região e as pesquisas relacionadas.

Se você fizer uma busca no Google Trends Brasil terá resultados apenas daqui. No entanto, pode pesquisar por termos em outras línguas e por países.

Então, minimamente falando, você terá um conjunto de dados e de palavras de acordo com o que as pessoas mais pesquisam. Excelente, não é mesmo?

Principais funcionalidades

Dentre as principais funcionalidades que o Google Trends disponibiliza para o seu negócio, estão:

  • Possibilidade de fazer o download dos dados;
  • Possibilidade de incorporar o gráficos em uma página web ou html e/ou compartilhar via redes sociais;
  • Uso de filtros adicionais para refinar as buscas;
  • Pesquisa por períodos pré-definidos ou que pode ser especificado por você;
  • Buscas por categorias;
  • Pesquisa por tipo ou formato de resultado (como imagens ou vídeos, por exemplo);
  • Compilado das pesquisas por ano.

Você também pode adicionar uma inscrição para receber o relatório dos termos de maior interesse por e-mail. Afinal, essa é uma forma de automatizar as pesquisas, sem que você tenha o trabalho de retornar sempre ao site.

Fiz uma pesquisa, e agora?

Para interpretar as informações você não precisa ser nenhum especialista. Mais uma importante vantagem, afinal essa é uma habilidade muito desejada hoje em dia.

Note que o gráfico tem uma pontuação. A escala de 0 a 100 é uma referência e indica a popularidade para aquele termo, onde:

  • Valor de 100: representa o pico de popularidade;
  • Valor de 50: significa que o termo teve metade da popularidade;
  • Um valor de 0: demonstra que não havia dados suficientes sobre o termo.

Assim, pode ocorrer, por exemplo, de um termo ter alta popularidade e outro informações insuficientes que pudessem ajudar a medir o interesse das pessoas.

Muitas vezes, um assunto pode virar “trends” repentinamente, mas não ter um tráfego contínuo. Por outro lado, um tema pode ter buscas recorrentes e menos atemporais. 

Você pode notar isso facilmente pelas linhas dos gráficos e, quando houver, pelos picos de buscas (alta) e os chamados vales (quedas).

Com base na avaliação você pode tomar decisões mais rápidas e direcionadas. Pensando no marketing digital, isso pode significar ter novas estratégias para garantir mais tráfego.

O recorte geográfico também é outra análise muito interessante. Se você sabe que o tema é mais procurado em São Paulo, não deveria investir em campanhas no Rio de Janeiro, por exemplo. A não ser que você queira expandir seus negócios para outros locais futuramente.

Nem sempre existe uma correlação muito óbvia, mas você pode combinar fatores para definir suas campanhas. Outro benefício é criar testes, com base na segmentação.

Agora que você já entendeu o funcionamento do Google Trends, saiba porque você deve utilizá-lo.

Por que utilizar a ferramenta é bom para seu negócio online?

Quem trabalha na internet sabe que timing é tudo! Por isso, estar atento às novidades e tendências do mercado pode ser uma vantagem estratégica para o seu negócio.

  1. Para antecipar vendas: acompanhar tendências é uma boa oportunidade de antecipar vendas com base no interesse da sua audiência, por exemplo;
  2. Prever cenários: identificar padrões e comportamentos de buscas, também é um bom termômetro para prever cenários futuros. Em outras palavras, seu negócio pode se beneficiar de períodos que são sazonais e onde há buscas por determinado tipo de informação, produto ou serviço.
  3. Identificar sazonalidades: com base nos históricos também fica fácil prever e compreender quais são os períodos sazonais. Isso pode ajudar a estabelecer orçamentos de campanhas, rotinas de produção de conteúdo, dentre outros;
  4. Descobrir lacunas de conteúdos: se você quer posicionar seu site ou blog organicamente pode usar o Google Trends para descobrir novas ideias para pautas ou temas relevantes. Dica bônus: se você já utiliza estratégias de SEO, experimente ter o Google Trends como aliado.
  5. Por ser gratuito: diferente de outras ferramentas que costumam ser bem caras, essa é liberada para qualquer pessoa, sem custo algum.

Conclusão

Como você viu, o Google Trends possibilita uma visão além do seu negócio. Ao combinar estratégias de SEO e SEM (Search Engine Marketing) você pode ampliar seus resultados.

Quem atua diretamente com vendas ou projetos online precisa entender muito bem esses momentos e o que o seu público quer.

Não perca seu tempo investindo ou escrevendo artigos, headlines, landing pages e/ou e-mails sobre assuntos aleatórios. 

Para chamar a atenção dos internautas ou consumidores, a regra básica é acompanhar o que está “mais quente”. Inclusive, isso pode mudar todo o seu approach ou proposta de vendas.

Mas aí você pode pensar: e se meus concorrentes agirem da mesma forma? Sem problemas. Para isso, pense em formas criativas para ganhar espaço na página de resultados e entre a preferência das pessoas.

Dentro do seu nicho de negócio procure buscar, pesquisar e planejar sempre. E para isso, conte também com o Google Trends. Assim, você vai obter melhores resultados. Além disso, seja relevante e esteja sempre em sintonia com as tendências.

Acredite: muitas vezes você não precisa “reinventar a roda”. Basta fazer o básico, bem feito e entregar valor!

Veja outros conteúdos da HostGator que vão te ajudar: