Veja todas as informações para dar o primeiro passo e começar a trabalhar diretamente do conforto da sua casa. Saiba tudo no blog da HostGator!

A sociedade está mudando. Se, por um lado, ainda eram poucas as atividades em que se podia desempenhar home office, agora, essa é nossa nova realidade, ainda mais intensificada pela pandemia!

Nos próximos anos, espera-se que o número de pessoas que trabalham em casa, especialmente no trabalho remoto, aumente exponencialmente. Essa forma de trabalhar parece atrativa por inúmeras razões, porque permite organizar sua jornada como quiser, cuidar melhor dos filhos e da família, adquirir mais tempo livre e muito mais! 

Apesar disso, é preciso ser rigoroso e atentar-se bem à sua condição de trabalhador em domicílio. Vamos entender melhor sobre essa nova modalidade de trabalho, quais são as opções, as dicas imprescindíveis e mais? Confira neste artigo!

Trabalhar como freelancer

Trabalhar como freelancer é uma vantagem que atrai cada vez mais pessoas. Esse meio de prestação de serviços permite que muitas profissões possam ser praticadas livremente, sem vínculo com empresas ou pessoas.

Entre os vários benefícios, vale destacar, principalmente, autonomia e independência. Na verdade, trabalhar como autônomo requer uma grande organização e permite que você gerencie seu próprio pequeno negócio.

Além disso, é possível definir seus próprios preços e seu horário de trabalho. Assim, trabalhar como freelancer envolve gerenciar uma missão do início ao fim: prospecção, realização, implementação de competências, gestão de clientes e registro contábil da prestação do serviço.

Personal branding

Todas as empresas ou profissionais autônomos sabem que o custo da prospecção é muito maior que o da fidelização do cliente. Além disso, um consumidor fiel pode aumentar suas vendas a longo prazo. 

Na verdade, um consumidor que aprecia sua marca pessoal, ou personal branding, está mais inclinado a comprar seus produtos/serviços. Ele também fala sobre você com mais facilidade para o círculo de amizades. 

Por isso, a marca é tão importante! Ela mantém você continuamente na mente de seus consumidores. Na verdade, ao oferecer mensagens únicas e originais, além de um produto/serviço de qualidade, você atrairá mais facilmente novos clientes potenciais, mantendo sua clientela antiga. 

Entre os exemplos mais relevantes, podemos citar a Apple. Graças à estratégia de branding e ao carisma de Steve Jobs, a empresa conseguiu se recuperar e se tornar uma das líderes em seu setor. 

Ideias de prestação de serviços

Você está interessado em trabalhar em uma atividade complementar ou principal, mas ainda não sabe por onde começar? Para te dar algumas ideias para home office, listamos alguns exemplos que podem te inspirar.

1 – Você gosta de ajudar os outros? Foque em serviços pessoais.

  • Aconselhamento sobre economia doméstica: ajude a gerenciar contas e serviços de secretariado administrativo para uma família;
  • Assistente virtual: processos administrativos no home office.

2 – Você é um especialista em uma área? Compartilhe seu conhecimento.

  • Conduza aulas on-line de línguas estrangeiras;
  • Ofereça suporte acadêmico e ajuda na preparação para provas;
  • Forneça cursos sobre alguma habilidade que possua.

3 – Você tem um hobby ou é bom com tarefas manuais? Venda o que produz ou ensine aos outros.

  • Venda on-line os produtos artesanais que você faz;
  • Organize workshops de lazer criativo.

Como ganhar dinheiro na internet

Quem não gostaria de ganhar dinheiro com seu computador, sem precisar sair de casa? Isso é perfeitamente possível! O problema é que muitas vezes temos um conceito errado sobre essa questão.

Afinal, não há solução milagrosa. Basicamente, ganhar dinheiro na internet é frequentemente menos fácil que parece. A beleza de começar seu negócio on-line é que você pode transformá-lo em uma fonte de receita sólida a longo prazo, com pouco ou nenhum investimento inicial.

Além disso, como falamos, dá para oferecer todo tipo de serviço como freelancer. Você pode, por exemplo, oferecer microsserviços: escrever artigos, traduzir, transcrever, legendar, oferecer locução, criar designs, elaborar logotipos e mais. 

Também há opções como trabalhar com blog ou marketing de afiliação, que está em alta hoje. Você ainda pode ter uma loja on-line! O melhor de tudo é que todas essas possibilidades te permitem trabalhar em casa.

Como criar um site

Criador de sites – HostGator

Hoje, uma das melhores maneiras de criar um site é utilizando um criador de sites! Essa é uma ferramenta que permite fazer seu site sem precisar de conhecimento avançado de programação. Alguns construtores de sites são feitos para especialistas, outros são próprios para usuários com algum conhecimento web. 

Ainda há alguns que são projetados especificamente para pessoas com nenhum conhecimento de design web! A grande vantagem é conseguir criar seu site de forma rápida e descomplicada, sem precisar do auxílio de um desenvolvedor. Isso economiza bastante tempo e dinheiro!

Mas, antes, vale lembrar que você precisa comprar um nome de domínio e um plano de hospedagem para que seu site funcione. Além de um criador de sites próprio, a HostGator conta com planos de hospedagem com domínio incluso: confira!

Como procurar emprego pela internet

A tecnologia digital revolucionou o mercado de trabalho nos últimos anos. Assim, tornou-se impensável inscrever-se para uma vaga ou enviar um currículo sem passar pela Internet. A web dá acesso a um número significativo de oportunidades de trabalho, além da possibilidade de aproveitar conselhos e dicas para promover a candidatura. 

Essa é uma interface em que se pode encontrar pessoas úteis para a sua carreira profissional, assim como informação e conselhos práticos, mas, sobretudo, estruturas que recrutam. Sites dedicados a emprego, como Catho e Vagas.com, apresentam centenas de anúncios publicados por cargo ou categoria de trabalho, a fim de facilitar a busca de candidatos. 

Além disso, vale lembrar que, hoje, basta se cadastrar em redes sociais de alta visibilidade, como o LinkedIn, para ganhar notoriedade e se tornar conhecido em uma escala maior! Com a pandemia, muitas empresas estão contratando pela modalidade de trabalho remoto, o que é uma ótima oportunidade.

Como trabalhar em home office

Já que entramos nesse tópico, vamos falar um pouco sobre ter um escritório em casa. Para alguns, a realidade da residência pode ser difícil e pouco produtiva. Para trabalhar em home office, é preciso muita organização e foco! 

O escritório sem papel é uma realidade; porém, para a maioria, o papel continua muito presente, até demais. Em alguns casos, pilhas de papéis invadem a superfície de trabalho e até se espalham em outros lugares.

Se esse for o seu caso, comece recuperando seu espaço, limpando a parte superior de sua mesa de trabalho. Deve haver apenas alguns itens restantes para você usar todos os dias:

  • Seu teclado;
  • Sua tela;
  • Um caderno para anotar ou tomar notas.

O que fazer com seus preciosos arquivos? Guarde-os cuidadosamente em uma pasta ou, se for o caso, envie-os para reciclagem. Com uma mesa e um ambiente organizado, com certeza, a produtividade e a concentração ficarão bem melhores no trabalho remoto.

Ideias para trabalhar em casa

O home office é o sonho de muitos colaboradores, sendo possível trabalhar em casa se você encontrar a atividade certa. Por exemplo, quem disse que um contador tem que trabalhar nos escritórios de uma empresa? 

Empreendedores e mesmo freelancers às vezes precisam de um serviço de contabilidade, por falta de tempo ou conhecimento na área. Também há espaço para tradutores, bloggers, assistentes e muitas outras atividades. Até advocacia virtual é possível hoje em dia! Mesmo as atividades mais tradicionais têm encontrado espaço na internet!

Como enviar currículo para empresas

O envio de candidaturas pela internet generalizou-se nos últimos anos, mas nem todos os candidatos ainda dominam totalmente essa ferramenta. Para tornar-se expert em enviar currículos pela internet, é aconselhável seguir algumas dicas!

Por exemplo, se for usar o e-mail, nunca faça envio em massa, mesmo colocando os destinatários em cópia oculta. Personalizar a mensagem é fundamental para chamar atenção e garantir que seu currículo seja visto. 

Além disso, seus anexos devem ser personalizados, incluindo o nome da empresa e a data de envio com suas iniciais ou o seu nome. Assim, fica muito mais claro para você e para a empresa. 

O assunto deve conter informações essenciais. No mais, nunca coloque seu currículo no corpo do e-mail porque as guias podem mudar. Desse modo, seu documento perderia todo o layout. O formato PDF é recomendado para evitar esse tipo de problema!

Boas práticas para home office

Como falamos, o home office é uma modalidade de trabalho remoto completamente diferente da regular, na qual se trabalha em um escritório ou espaço compartilhado. Nela, você terá que ser sua própria fonte de motivação e nem sempre pode garantir que terá o silêncio necessário para trabalhar. 

Assim, promover uma série de melhorias em seu ambiente e em seus hábitos é essencial! Por exemplo, a configuração de áudio é uma ótima maneira de bloquear o ruído externo e aumentar a produtividade.

Além disso, você pode adicionar uma cadeira confortável ao seu escritório em casa para cochilos ou um pouco de meditação. Com um cobertor quentinho, será o lugar perfeito para relaxar ou meditar nos intervalos. Você também pode adquirir um dispositivo de aromaterapia para liberar um aroma leve, que o ajudará a desestressar!

Um massageador de mão vai aliviar sua dor depois de passar horas trabalhando no computador ou lendo um livro. Seus olhos estão cansados? Use óculos com filtro de luz azul.

Quer você tenha uma sala totalmente dedicada ao escritório em casa ou esteja em um canto da sala de estar, suas necessidades básicas serão as mesmas. Confira algumas outras dicas úteis abaixo.

  • Crie um ambiente calmo

Certifique-se de que está um pouco afastado do resto da casa para não ser tentado pelas tarefas domésticas. Se você tem um cômodo livre atualmente, que usa principalmente para armazenamento, limpe-o, ventile-o e transforme-o em um local no qual gostaria de passar algum tempo.

  • Móveis a considerar

Encontre boas soluções de armazenamento. Use armários e cômodas para guardar suas coisas, evitando pilhas de papel em sua mesa. Uma escrivaninha arrumada proporciona maior clareza mental e, quando o dia de trabalho terminar, você pode guardar suas coisas.

  • Adote uma boa postura de trabalho

Escolha um escritório com muito espaço. Coloque seu laptop em uma altura apropriada, de modo que você não fique olhando para baixo. Teclado e mouse separados também permitem que você tenha uma postura melhor.

  • Sente-se corretamente

Escolha uma boa cadeira para sentar-se confortavelmente. Há uma abundância de cadeiras excelentes de escritório no mercado, então escolha uma que lhe dê suporte e seja confortável para você sentar o dia todo. Lembre-se de se levantar de vez em quando para se mover.

  • Esteja perto da luz do dia

Coloque sua mesa perto de uma janela para que você possa aproveitar a luz do dia. Isso também oferece algo para ver quando você desvia o olhar da tela. Lembre-se de distribuir lâmpadas para manter a sala bem iluminada quando estiver escuro lá fora.

  • Crie um ambiente agradável

Adicione adereços e plantas, pendure quadros na parede ou coisas que te fazem feliz e te inspiram, como um pôster com exercícios de alongamento para lembrá-lo de alongar-se de vez em quando, por exemplo.

Como aumentar a produtividade trabalhando em casa – Fonte do infográfico: anaccoach.com.br

Então, este conteúdo te ajudou? Esperamos ter abordado os principais pontos sobre home office aqui! Restou alguma dúvida? Que tal compartilhar abaixo?

Acompanhe mais artigos sobre carreira, tecnologia, marketing e negócios em nosso blog!