Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O arquivo Htaccess pode ser fundamental na administração de algumas funcionalidades em seu website. Descubra mais sobre o recurso e como executá-lo.

Você sabia que quase todos os sites que usam WordPress possuem um arquivo .htaccess? Na verdade, o WordPress cria de forma automática durante a instalação para incluir a configuração dos permalinks do site.

Quando você acessa Configurações > Links permanentes para escolher um formato de URL — normalmente, nome da postagem —, o arquivo .htaccess é alterado.

No entanto, esse arquivo pode desempenhar um papel muito mais importante.

arquivo .htaccess é um arquivo de configuração do Apache, o software que seu servidor usa para executar. Seu conteúdo dará instruções ao Apache para que o servidor se comporte de uma determinada maneira.

Graças ao arquivo .htaccess, você será capaz de melhorar a segurança de um site, aumentar a velocidade de carregamento e mais!

Quer entender melhor? Confira este artigo!

O que é .htaccess?

O que é .htaccess

O arquivo .htaccess é o primeiro arquivo que o servidor lê quando algum visitante acessa seu site.

O .htaccess são arquivos de configuração do Apache que permitem definir regras em um diretório e em todos os seus subdiretórios.

Eles podem ser usados ​​para proteger um diretório com senha, alterar o nome ou a extensão da página de índice. Também é útil para negar acesso ao diretório.

Para entender melhor o aquivo .htaccess você pode pensar nele como um manual de instruções iniciais das pastas e diretórios do seu plano de hospedagem. Nele você pode autorizar, negar ou fazer algumas operações, assim ao alterar o .htaccess da pasta onde se encontra seu site em simultâneo, você altera ações do seu site que estão nesta pasta.

Como funciona o .htaccess?

Para explicar como o .htaccess funciona, precisamos primeiro explicar o que é o servidor Apache HTTP.

Um site é apenas uma coleção de arquivos de texto. Eles são geralmente destinados a serem lidos por um programa como PHPRuby ou semelhante, para criar HTML e enviá-lo aos visitantes. 

O trânsito das solicitações dos visitantes ao PHP, por exemplo, e o retorno do HTML resultante é deixado para um Servidor HTTP. O Apache o mais utilizado.

Apache é um programa complexo, que obviamente pode receber muitas configurações diferentes. 

Geralmente, fazemos essas configurações em uma zona específica que permite “declarar” um site, a qual chamamos Virtual Host (hospedagem virtual). 

O único problema é que essas áreas não podem ser acessadas sem os direitos de administrador da máquina host.

O arquivo .htaccess é uma espécie de acréscimo ao Virtual Host. Ele se inscreve na pasta em que está localizado e pode ser trabalhado com direitos de usuário restritos. 

Além disso, você precisa saber que um site pode ter vários arquivos .htaccess.

Há, por exemplo, o arquivo .htaccess principal, localizado na raiz do site. É nessa área onde os arquivos do WordPress estão localizados — pastas wp-admin, wp-includes e wp-content, mais alguns outros arquivos.

Assim, o conteúdo do arquivo .htaccess principal influencia todo o site.

Além disso, outros arquivos .htaccess podem ser criados em subdiretórios. No caso do WordPress, podemos colocar um no diretório wp-admin ou wp-content/uploads, por exemplo.

Os arquivos secundários terão uma influência nos diretórios em que estão localizados, bem como em seus subdiretórios.

Se imaginarmos que um arquivo .htaccess está presente em wp-content/uploads, o diretório uploads e todos os seus subdiretórios serão impactados pelo que será definido nele.

Como criar um arquivo .htaccess?

Pela lógica, seu site deve ter, pelo menos, um arquivo .htaccess, aquele localizado na raiz. Aliás, você pode modificá-lo usando um editor de código simples.

Mas caso você não possua um arquivo .htaccess, vamos te mostrar como é simples de realizar.

Em primeiro lugar, você precisa localizar o gerenciador de arquivos do seu cPanel. Para isso, você vai precisar entrar no seu cPanel e fazer clique na barra de pesquisa para digitar “gerenciador de arquivos” . Como mostra na seguinte imagem:

Localizar arquivo no cPanel

Já dentro do gerenciador de arquivos, você vera a opção “+ arquivo”, e é aí que você deve clicar.

Feito? Agora é necessário adicionar o nome do arquivo, no caso, .htaccess e o nome do diretório onde do qual o arquivo fará parte e para finalizar clique em “Create new file”. E pronto, seu arquivo está criado com sucesso.

Criar um arquvio .htaccess

Como localizar e editar o arquivo .htaccess

Personalizar o código de um arquivo .htaccess é bastante simples, confira como fazer:

Atenção: antes de qualquer modificação, salve o conteúdo inicial do seu arquivo .htaccess. Para fazer isso, você pode:

  • Duplicar o arquivo do servidor em um arquivo .htaccess-initial,
  • Copiar o conteúdo do arquivo para um arquivo de texto em seu computador.

Dessa forma, se houver algum problema, você pode restaurar facilmente o conteúdo original.

Vamos lá?

Em primeiro lugar você vai precisar acessar o cPanel, e procurar o gerenciador de arquivos (é aqui que o aqruivo se encontra):

Dentro desta opção, você vai ver no menu superior à opção para configurar.

Aqui você vai visualizar uma caixa com o nome preferências, e será necessário marcar a opção “Mostrar arquivos ocultos” (lembrando que o .htaccess é um arquivo oculto).

Agora conseguimos visualizar o arquivo. Para continuar será necessário clicar na pasta do domínio no qual o arquivo .htaccess se encontra.

Agora é hora de entrar no arquivo e editar. Para isso, você somente vai clicar no arquivo e no canto superior direito clicar em “editar”.

Depois do passo anterior, aparecerá uma caixa chamada “editor de texto”, aqui somente sera necessário fazer clique na opção “editar”.

Na sequência, o arquivo abrirá em uma nova aba e já será possível realizar as edições necessárias. Não esqueça de clicar em “Salvar alterações”.

No caso de incorreções, um erro 500 será exibido na tela. Nesse caso, descarte suas alterações e salve novamente. Isso resolverá!

Às vezes, acontece de alguns hosts não aceitarem este ou aquele código do arquivo .htaccess. Para resolver, entre em contato com o suporte para obter mais informações e corrigir.

Onde encontrar o arquivo no WordPress?

Normalmente, seu host/WordPress instala de maneira automática um arquivo .htaccess em seu site/blog quando ele é criado. Como falamos, ele fica na raiz do seu site. 

Vá para seu cliente FTP para identificar sua localização. Depois, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo e então você poderá fazer o download, editar ou visualizar. Além disso, poderá modificá-lo com um editor de texto clássico.

Também é possível trabalhar em seu arquivo por meio do Painel do WordPress, porém, de forma limitada. Para fazer isso, você deve ir para as configurações de permalinks.

Quando você altera essas configurações, novas linhas são criadas de forma automática pelo WordPress em seu arquivo .htaccess

Para atuar sobre os comandos do seu arquivo, você também pode usar a extensão gratuita oferecida no diretório do WordPress.

É uma grande mão na roda o que o arquivo .htaccess nos oferece: ele intervém em muitos pontos da qualidade do desempenho on-line e permite resolver problemas de maneira simples, eficaz e duradoura.

Como usar o arquivo .htaccess

Quando você cria seu site em PHP, muitas vezes, é necessário criar uma área “Admin”, onde o acesso é limitado.

Essa é a melhor alternativa, já que as pessoas com acesso à área Admin geralmente podem excluir tudo se assim desejarem — um perigo!

Suponha que você tenha criado uma pasta “Admin” na qual estão todos os arquivos de administração do seu site. Como você pode impedir que alguém acesse essas páginas?

É aqui que os arquivos .htaccess vão ajudar, e muito. Podemos facilmente criar uma proteção de login e senha que impeça o acesso a todos os arquivos da pasta por meio dele.

Mas não para por aí, o .htaccess pode realizar diversos procedimentos:

  • Redirecionar pastas
  • Redirecionar páginas de erro, para alguma personalizada.
  • Solicitar módulos e aplicações do php, para serem executadas.
  • Habilitar Mod_rewrite
  • Fazer chamada de uma php.ini personalizada
  • Redirecionar para fazer o funcionamento de ferramentas e aplicações.
  • Protege o acesso a determinados conteúdos: por exemplo, criando uma senha para acessar as pastas do servidor;
  • Bane um endereço IP: banindo um concorrente malicioso que deixa comentários no seu blog WordPress;
  • Força certos eventos: por exemplo, baixar certos arquivos ou armazenar seu site em cache,
  • Altera URLs definidas de forma automática no WordPress — mais conhecidas como permalinks.

Este conteúdo te ajudou? Não deixe de compartilhar!

Esperamos que tenha gostado!

Continue acompanhando o blog HostGator para mais informações sobre tecnologia e negócios.

Navegue por tópicos

  • O que é .htaccess?

  • Como funciona o .htaccess?

  • Como criar um arquivo .htaccess?

  • Como localizar e editar o arquivo .htaccess

  • Onde encontrar o arquivo no WordPress?

  • Como usar o arquivo .htaccess

Tags:

  • arquivo .htaccess
  • Criador de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários