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Como acertar na logística na Black Friday e vender mais

logística na Black Friday

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Entenda como o frete pode ser aliado da sua loja virtual e use a logística para se destacar da concorrência na maior data para o e-commerce.

A Black Friday é uma das maiores datas para o e-commerce no mundo, aguardada com muita expectativa por lojistas dos mais variados segmentos. É uma oportunidade excelente no calendário comercial para alcançar novos clientes e impulsionar vendas.

Mas, juntamente com a possibilidade de crescimento para a loja virtual, vem alguns desafios. Um deles é relacionado à logística na Black Friday.

Em um momento de grande aumento de demanda, o desafio está em se manter eficiente nos processos de gestão de estoque, preparo e envio de encomendas da sua loja virtual. Garantindo, dessa forma, uma experiência positiva para o cliente.

Mas com planejamento e estratégia, é possível fazer da logística para e-commerce uma aliada do seu negócio durante a Black Friday. 

Por isso, neste artigo, listamos alguns passos para ajudar você a utilizar o frete para se diferenciar da concorrência e vender mais. 

No final, ainda temos uma dica super especial para que você possa fidelizar os clientes conquistados na Black Friday e vender para eles durante todo o ano. Confira!

Estratégias de frete para se diferenciar da concorrência e vender mais na Black Friday

Se você está se preparando para a Black Friday, uma dúvida que deve estar passando pela sua cabeça é sobre como se diferenciar da concorrência se todos estarão oferecendo descontos em seus produtos. Você já pensou que o frete pode ser o grande diferencial da sua loja online?

A seguir, destacamos 3 estratégias de frete que você pode colocar em prática na Black Friday para atrair clientes:

Frete grátis a partir de determinado valor

A oferta de frete grátis é uma das estratégias mais utilizadas nas lojas virtuais para atrair clientes. Isso porque o custo da entrega ainda é um dos grandes motivos para carrinhos abandonados no e-commerce.

Nesse caso, a loja virtual assume a responsabilidade pelo custo do envio no lugar do cliente ou acrescenta parte do valor ao preço do produto, tornando a compra mais atraente. Porém, para não gerar prejuízo para o negócio, o frete grátis exige planejamento e estratégia.

A ideia de oferecer frete grátis a partir de determinado valor, não só diferencia a sua loja virtual daquelas que estão oferecendo apenas descontos nos produtos, como também ajuda a aumentar o ticket médio dos pedidos.

Na maioria dos casos, os clientes irão ver vantagem em adicionar mais itens ao carrinho de compras até atingir o valor necessário para conquistar o benefício.

Frete fixo por região ou categoria de produtos

Outra possibilidade de utilizar o custo do envio para destacar sua loja virtual, é através do frete fixo.

Nessa estratégia de frete, o lojista estabelece um valor único para a entrega da encomenda, independentemente da distância percorrida ou do peso e dimensões do pacote, que são fatores determinantes para o cálculo do frete.

Dessa forma, o cliente pode se sentir mais confiante para realizar a compra, sabendo que não terá surpresas ou novos custos na finalização do pedido.

Porém, assim como o frete grátis, o fixo exige atenção, já que parte do custo do envio pode ficar sob responsabilidade da loja virtual.

Uma forma de tornar a estratégia mais segura para o seu negócio, além de fazer com que ela contribua para seus objetivos, é oferecendo frete fixo para uma região ou categoria de produtos específica.

O frete fixo por região pode ser interessante para atrair consumidores de um determinado local, seja por proximidade do seu estoque (o que diminui o custo total do envio) ou por ser uma cidade que você ainda não alcançou clientes, por exemplo.

Já o frete fixo por categoria de produtos pode ser uma forma inteligente de movimentar o estoque da sua loja virtual, incentivando a compra de itens que não costumam ter tanta procura na Black Friday.

logística na Black Friday

Ofertas relâmpago de desconto + frete grátis

A criação de ofertas relâmpago de desconto mais frete grátis é outra alternativa para se diferenciar na Black Friday. Ao invés de oferecer a gratuidade na entrega durante toda a campanha, a ideia aqui é estipular a duração de apenas algumas horas para as promoções. 

Dessa forma, você estará criando o senso de urgência nos seus clientes e estimulando aquele consumidor que ainda estava em dúvida sobre a compra a partir logo para a ação.

Além de incentivar novos pedidos, essa estratégia permite maior controle sobre os resultados. Isso porque a cada nova promoção você pode analisar os números e ajustar as ofertas conforme o necessário para manter o equilíbrio financeiro da sua campanha de Black Friday.

5 passos para acertar na logística para e-commerce durante a Black Friday

Se você vende online, sabe como o processo de armazenamento de produtos, preparo e envio de pedidos é importante para o sucesso de uma loja virtual.

Até aqui vimos algumas estratégias de frete que podem ser colocadas em prática para conquistar clientes. Mas para ter eficiência logística na Black Friday, é importante seguir alguns passos.

Eles vão possibilitar que você diminua o custo total do frete sem comprometer a experiência do cliente.

1. Faça uma boa gestão de estoque

O primeiro passo para ter eficiência logística na Black Friday, é fazer uma boa gestão de estoque. Especialmente neste período atípico em que sua loja virtual estará recebendo um número maior de pedidos.

Tudo começa antes mesmo da Black Friday, com o preparo do inventário. Se essa não for a sua primeira promoção, uma boa prática é analisar os dados dos anos anteriores para identificar os produtos mais vendidos e garantir que eles estejam disponíveis novamente na quantidade certa.

Além disso, é importante ter alinhado com os fornecedores o prazo de entrega no seu depósito para que você não corra o risco de ficar sem produtos e, por consequência, perder vendas.

E, quando a Black Friday começar, é fundamental que você mantenha o controle de estoque. Saiba quais produtos e quantas unidades estão disponíveis e atualize a cada nova venda.

Para isso, você pode contar com o auxílio da tecnologia através de sistemas de vendas ou planilhas de controle de estoque. Existem ferramentas gratuitas disponíveis, mas vale a pena uma pesquisa prévia para identificar a melhor para o seu negócio.

2. Ofereça alternativas de frete para seus clientes

Outro passo importante para ter sucesso com a logística na Black Friday, é oferecer alternativas de frete para os seus clientes, como a entrega econômica e a entrega expressa.

A entrega econômica é aquela em que o custo do frete é menor, mas o prazo de entrega é maior. Ideal para quem deseja economizar e não tem pressa para receber a mercadoria.

Já a entrega expressa é aquela em que o prazo de entrega é menor, mas o custo do frete é um pouco maior. Indicada para clientes que têm urgência em receber o pedido e não se importam em investir um pouco mais para isso.

Para vender para os dois perfis de público na Black Friday, tanto os que priorizam a economia quanto os que preferem rapidez, destaque suas alternativas de entrega como um diferencial e ganhe a preferência do consumidor.

Assim como as estratégias de frete grátis e frete fixo que mencionamos anteriormente, a entrega econômica e a entrega expressa também são formas de usar o frete para vender mais.

logística na Black Friday

3. Utilize as embalagens corretas para o envio dos produtos

A escolha da embalagem para e-commerce é outro passo importante para a logística na Black Friday. Afinal, muitas pessoas estarão tendo o primeiro contato com a sua loja virtual e é preciso causar uma boa impressão.

O uso de embalagens personalizadas com a sua marca e a temática da Black Friday, demonstram a sua atenção e dedicação ao cliente. Mas essa decisão deve ir além de questões estéticas

Para identificar a embalagem correta para enviar as encomendas, é preciso avaliar aspectos como: o tipo de produto que você vende, o tamanho e o formato da embalagem que você deseja utilizar e a segurança que ela oferece.

Para cada tipo de produto, existe uma embalagem adequada. As mais usadas no e-commerce são a caixa de papelão, o envelope kraft e o envelope de segurança.

Produtos frágeis exigem cuidado especial e o uso de materiais de segurança (como plástico bolha ou isopor, por exemplo) para evitar avarias durante o transporte. 

Embalagens maiores do que o necessário para o tamanho do produto podem exigir o uso desses materiais em maior quantidade para preencher os espaços vazios no pacote, o que deixará a encomenda mais pesada e irá encarecer o custo do frete.

Além disso, o peso e as dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento) são fatores determinantes para o cálculo do envio. Se estiver utilizando pacotes maiores do que o necessário, o valor do frete será impactado.

Da mesma forma, embalagens em formatos não-convencionais (como as cilíndricas, por exemplo) geram custos extras por manuseio especial. Por isso, o ideal é optar por embalagens simples.

Tendo atenção a esses pontos, você estará reduzindo o custo do frete e oferecendo uma experiência positiva para o cliente com a entrega de encomendas na Black Friday.

4. Monitore a entrega de encomendas

O cuidado com a logística na Black Friday não termina logo que o pacote é despachado na transportadora. É importante que você monitore a entrega de encomendas da sua loja virtual.

Para isso, use o código de rastreio e confira o status do pedido durante todo o trajeto até o destino final. Dessa forma, se identificar qualquer movimentação atípica, você poderá agir rápido em busca da solução para que o ocorrido não interfira no prazo de entrega.

E para oferecer uma melhor experiência para o cliente, diminuindo a ansiedade e permitindo que ele se prepare para receber o pedido, você pode compartilhar o código de rastreio com ele.

5. Tenha uma política de trocas e devoluções clara

Como muitas pessoas vão estar comprando de você pela primeira vez na Black Friday, é importante deixar a sua política de trocas e devoluções acessível para os clientes, e que ela tenha regras bem definidas.

Além de cumprir o que manda o código de defesa do consumidor e respeitar o direito de arrependimento, válido para compras online, faça o que for possível para tornar o processo mais simples para o cliente. Saber que não vai encontrar dificuldades caso precise trocar ou devolver um produto pode tornar a decisão de compra mais fácil.

Da mesma forma, defina com antecedência o processo interno da sua loja virtual para atender pedidos de troca ou devolução de mercadorias e logística reversa (que é o frete de volta de um produto para o estoque) durante as vendas de Black Friday. 

Se receber alguma solicitação de troca, por exemplo, saiba como agir para solucionar a questão e possibilitar que o cliente tenha em mãos o produto que deseja o mais rápido possível.

E para pedidos de devolução, oriente o cliente sobre o procedimento de logística reversa e providencie rapidamente o estorno do valor pago.

Mesmo se, por algum motivo, o cliente não estiver satisfeito com a compra, uma boa experiência com a troca ou devolução pode ajudar a conquistar a confiança do consumidor e, quem sabe, significar uma nova chance para a sua loja virtual.

Ofereça frete barato sempre na sua loja virtual e fidelize clientes

Colocando essas dicas em prática você não vai apenas vender mais durante a Black Friday, como também vai conquistar a confiança do consumidor.

Mas quem escolheu a sua loja virtual por causa da experiência que você prometeu ou da promoção de fretes que você criou durante a data, não vai querer pagar caro pela entrega em compras futuras.

Por isso, para fidelizar os clientes que você alcançar na Black Friday e fazer com que eles voltem a comprar da sua loja, é importante que você ofereça sempre frete barato e uma experiência positiva com a entrega de encomendas.

A boa notícia é que isso pode ser mais fácil do que parece: independente do tamanho da sua loja virtual ou do seu volume de vendas, você pode contar com plataformas intermediadoras de frete como a SuperFrete.

Com a tecnologia da SuperFrete é possível calcular e emitir frete rápido, barato e preciso, da maneira que você preferir: pelo aplicativo para celular, pelo computador ou diretamente na sua loja virtual através da integração com as principais plataformas de e-commerce do mercado.

Como todas as informações sobre os seus envios ficam centralizadas em um só lugar, você tem maior controle e segurança para sua gestão logística na Black Friday ou em qualquer momento do ano.

*Texto escrito por Gabriela Voigt, da equipe SuperFrete.

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    • 1. Faça uma boa gestão de estoque

    • 2. Ofereça alternativas de frete para seus clientes

    • 3. Utilize as embalagens corretas para o envio dos produtos

    • 4. Monitore a entrega de encomendas

    • 5. Tenha uma política de trocas e devoluções clara

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