Quer ficar por dentro das novidades da HostGator? Inscreva-se e receba tudo em primeira mão!

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Pesquisa Datafolha revela baixo uso de ferramentas de IA generativas, mas indica interesse e preocupações com dados e empregos.

Apesar da forte presença de sistemas inteligentes no dia a dia, uma pesquisa recente do Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros ainda não utiliza ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT

O estudo mostra que 57% dos entrevistados nunca usaram esse tipo de tecnologia para geração de texto. Quando falamos em criação de imagens, esse número é ainda maior: 69%.

Uso mais amplo

No entanto, o contato com a IA é quase universal. Um total de 93% dos brasileiros acessa alguma tecnologia que a utiliza de forma indireta. Isso ocorre em sistemas de recomendação de serviços de streaming ou em algoritmos de redes sociais, por exemplo.

O levantamento também identificou que a população demonstra uma visão equilibrada, mas cautelosa, sobre a tecnologia. Entre os principais medos, a coleta e uso indevido de dados pessoais é a preocupação de 42% dos participantes. Em seguida, surgem pontos como a manipulação e a disseminação de fake news, mencionadas por 36% e 31% dos entrevistados, respectivamente.

Por outro lado, o otimismo em relação à IA também se destaca. Quatro em cada dez brasileiros (41%) acreditam que a tecnologia pode acelerar avanços em ciência e educação. Além disso, 39% esperam melhorias significativas em diagnósticos médicos.

Futuro de incertezas

A pesquisa revela ainda que a percepção sobre o impacto no mercado de trabalho é dividida: 51% não veem a IA como uma ameaça aos empregos, enquanto 49% temem ser substituídos. Entre os que já utilizam a tecnologia no trabalho, mais da metade relata sentir os benefícios.

Apesar da baixa adesão atual, a curiosidade é crescente. Seis em cada dez brasileiros (60%) manifestam interesse em aprender mais sobre o tema. Isso sugere que, à medida que a tecnologia se torna mais acessível e integrada, a adoção pode crescer de forma exponencial. 

Por fim, a necessidade de verificar as informações é um ponto de atenção, com 56% dos usuários afirmando checar as respostas da IA para saber se são verdadeiras ou não.

Fonte: TV Cultura

Navegue por tópicos

  • Uso mais amplo

  • Futuro de incertezas

Tags:

  • Domínios
  • Hospedagem de Sites

Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.