Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja neste post o que é um mapa mental, qual a sua utilidade e dicas para começar a criar um adequado às suas necessidades.

Você já ouviu falar, sabe o que é e como funciona um mapa mental? Estamos falando de uma ferramenta que vem sendo utilizada para potencializar a memorização de informações, através da organização de ideias e estímulos visuais. 

Os mapas mentais nos permitem visualizar e memorizar informações com maior agilidade e facilidade, tendo como base uma estrutura visual lógica e bem ordenada. 

Por sinal, não é por coincidência que essa ferramenta vem sendo utilizada com ampla frequência por concurseiros e estudantes de plantão que desejam acelerar o aprendizado e a memorização de informações e conceitos. 

Deseja saber mais sobre os mapas mentais e aprender na prática, como montar os seus próprios mind maps (como também são conhecidos)? Então vamos lá!

O que é mapa mental? 

Um mapa mental é construído a partir da combinação de ilustrações a palavras ou frases chaves, normalmente interligadas por uma série de linhas. 

Construídos a partir do centro, os mapas mentais costumam parecer raios de sol ou até teias de aranha que curiosamente ajudam o nosso cérebro a fazer associações e armazenar informações de forma muito mais ágil. 

Ao contrário do que muitos pensam, o cérebro humano, com sua incrível capacidade de armazenamento, não organiza todas as informações que conhecemos em uma árvore hierárquica estrita.  

Na prática, em vez disso as associações que se irradiam e formam diferentes pontos de conexão ajudam nossa mente a navegar por um vasto conjunto de informações, permitindo tomar decisões rapidamente.  

Por sua vez, quando transcritas, essas associações criam a ferramenta visual que chamamos de mapa mental. 

Qual é a importância do mapa mental? 

O mapa mental é uma poderosa ferramenta para estimular ideias e potencializar a nossa capacidade de memorização. Para que você compreenda a importância e a aplicação prática de um mapa mental, considere a seguinte situação: 

João está cursando ciências da computação, mas andou faltando a algumas aulas da faculdade em função de problemas familiares que, por sinal, também afetaram sua capacidade de concentração. 

No entanto, ficou sabendo através de um amigo que no dia seguinte seria aplicada uma avaliação muito importante relativa a uma disciplina que precisava de uma boa nota para ser aprovado. 

O grande problema é: o professor havia indicado 50 páginas de um livro sobre componentes de hardware como material de estudo para as questões cobradas na prova. 

Diante deste cenário, inevitavelmente João não teria tempo hábil para ler e memorizar os pontos mais importantes das 50 páginas indicadas pelo professor.  

Entretanto, felizmente ele encontrou na internet alguns mapas mentais associados ao mesmo conteúdo que precisava estudar. 

Agora, a dúvida que ele tinha era a seguinte: ler as 50 páginas do livro indicado pelo professor ou estudar o conteúdo através do mapa mental? 

Sem medo de errar, considerando o fator tempo, podemos afirmar que a segunda alternativa seria a melhor escolha para João. 

Com a ajuda dos mapas mentais, ele poderia organizar melhor suas ideias e associar elementos importantes do conteúdo, memorizando um maior número de informações no curto espaço de tempo. 

Percebeu como o uso dos mapas mentais pode ser importante e útil em nosso dia a dia? Então, continue conosco para aprender a fazer um mapa mental e conhecer mais tópicos importantes sobre o assunto. 

Aplicações para o mapa mental 

Em função da sua versatilidade, os mapas mentais podem ser empregados em diferentes situações e ocasiões. Dentre elas, podemos destacar: 

  • Brainstorming; 
  • Planejamento; 
  • Fazer anotações; 
  • Gestão de ideias; 
  • Estudar. 

Para enriquecer o seu entendimento sobre o assunto e expandir o número de possibilidades associadas ao emprego dos mapas mentais, vamos detalhar cada tópico listado acima. 

Brainstorming 

O Brainstorming é uma maneira de gerar ideias e organizar pensamentos sobre um determinado tópico, podendo tomar forma como uma simples lista, um esboço ou mesmo um mapa mental. 

A chave para o brainstorming bem-sucedido é suspender o julgamento e abrir a mente para diferentes possibilidades, incluindo ideias malucas e incomuns. 

Por sua vez, ao combinar o brainstorming com os mapas mentais, você pode organizar visualmente as informações em torno de um ponto central, com tópios relacionados ligados a ele como galhos do tronco de uma árvore. 

Esse tipo de estratégia é muito utilizada em reuniões de negócios voltadas para a criatividade, principalmente em startups e agências de marketing. 

Planejamento 

Para elaborar um planejamento, você precisa considerar e relacionar todos os fatores associados. Deesa forma, um mapa mental pode ser uma ferramenta extremamente útil para isso. 

Por sinal, é justamente por isso que muitas empresas e empreendedores iniciam a elaboração dos seus planejamentos e planos de negócios a partir dos mapas mentais. 

Sem dúvida alguma, partindo de uma ideia central e fazendo associações importantes, torna-se muito mais fácil, prático e rápido elaborar um planejamento objetivo e, ao mesmo tempo, completo. 

Fazer anotações 

Estudantes costumam utilizar os mapas mentais para fazer anotações dos pontos mais importantes a respeito de determinado tópico, visando tornar futuras revisões mais ágeis e dinâmicas. 

Com algumas anotações relevantes, é possível montar mapas mentais que em uma única página conseguem abordar de forma dinâmica um conteúdo completo. 

Gestão de ideias 

Algumas pessoas conseguem desenvolver ideias brilhantes, mas muitas vezes não conseguem organizá-las na sua mente de modo a colocá-las em prática. 

Em situações deste tipo, uma folha em branca com algumas canetas coloridas podem ser úteis para transpor a ideia e expandir os horizontes dos pensamentos. 

Além disso, colocar tudo em um mapa mental garantirá que você não se esqueça das boas ideias que teve em algum momento. 

Estudar 

Para o dia a dia corrido dos estudantes, o tempo é um recurso de ouro que pode ser economizado com a ajuda dos mapas mentais. 

A associação de tópicos importante, cores e ilustrações pode ser extremamente útil para que durante uma prova você tenha maior facilidade para lembrar de tudo o que estudou.

mapa mental

Como fazer um mapa mental? 

Agora que você já sabe o que é um mapa mental e descobriu como essa ferramenta pode ser útil para otimizar a sua capacidade de aprendizado e memorização, é hora de conferir o passo a passo para construir seus próprios mapas mentais. 

A construção de um mapa mental pode ser muito mais simples do que você imagina e está dividida em 5 tópicos. Veja: 

  1. Escolha o tópico do mapa mental e coloque-o no meio do desenho; 
  1. Crie de três a cinco ideias principais e, em seguida, espalhe-as uniformemente em uma formação circular em torno do tópico do mapa mental; 
  1. Desenhe uma linha do tópico do mapa mental para cada ideia principal; 
  1. Faça um brainstorming de detalhes de apoio, como ideias, tarefas e perguntas para cada ideia principal; 
  1. Desenhe linhas conectando cada ideia principal aos seus detalhes de apoio.  

Preferencialmente, utilize cores e ilustrações para facilitar a memorização e associação dos pontos mais importantes, maximizando o seu aprendizado sobre o tema. 

Por que fazer um mapa mental? 

Todo mundo fica confuso de vez em quando, e a saúde cognitiva tende a diminuir à medida que envelhecemos. Mas existem maneiras de preservar o poder do cérebro e melhorar a nitidez dos pensamentos e a memória. 

Por sinal, esse é um dos motivos que têm colaborado para que os mapas mentais estejam ganhando cada vez mais popularidade como meio de aprimorar a cognição e até a criatividade, contribuindo para que os indivíduos pensem fora da caixa e tenham maior profundidade nos seus pensamentos. 

Em sua essência, os mapas mentais não apenas ajudam em nossa memorização, como nos permitem gerar novas ideias a partir de um conceito-chave. 

Um mapa mental pode servir como um guia, ajudando a aprimorar nossas habilidades de organização para melhor resolver problemas e estruturar um meio de alcançar objetivos. 

O mapeamento mental vincula os principais conceitos relacionados ao tema por meio de várias imagens, linhas, bolhas e links que visualmente parecem atrativos para a mente humana, incentivando nossa memorização. 

De acordo com os especialistas, os mapas mentais que integram o uso de cores, imagens e palavras-chave podem melhorar o nosso raciocínio, criatividade, memorização e poder de análise. 

Portanto, não tenha dúvidas: os mapas mentais realmente funcionam e são uma excelente ferramenta para pessoas que desejam extrair o máximo da sua criatividade, raciocínio e memorização. 

Vantagens do mapa mental 

Você que chegou até aqui, já sabe que o mapa mental é um método bastante popular para registrar, organizar e apresentar informações. 

Mas, afinal, o que tornou os mapas mentais tão populares? Para responder essa pergunta, decidimos listar alguns dos principais benefícios que um mapa mental pode oferecer. 

  • Permite lembrar e recuperar informações; 
  • É útil para aprender novos conceitos; 
  • É uma forma divertida de aprender; 
  • Facilita a compreensão de ideias complexas; 
  • Melhora a apresentação de ideias e informações; 
  • Aumenta sua criatividade; 
  • Melhora a produtividade. 

Como vimos ao longo deste conteúdo, os mapas mentais são extremamente versáteis e excelentes aliados para organização de informações e aprendizado. 

Sendo assim, agora que você já conhece essa incrível ferramenta, coloque tudo o que você descobriu em prática e comece a fazer dos mapas mentais uma ferramenta cotidiana para acelerar a sua memorização e melhorar o seu aprendizado. 

Navegue por tópicos

  • O que é mapa mental? 

  • Qual é a importância do mapa mental? 

  • Aplicações para o mapa mental 

    • Brainstorming 

    • Planejamento 

    • Fazer anotações 

    • Gestão de ideias 

    • Estudar 

  • Como fazer um mapa mental? 

  • Por que fazer um mapa mental? 

  • Vantagens do mapa mental 

Tags:

  • Domínios

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários