Confira dicas exclusivas sobre marketing digital para imobiliárias e entenda como criar uma presença on-line e divulgar seu trabalho.

(Atualizado em: 23/06/2021)

Um corretor de imóveis e uma imobiliária que se preocupam em ajudar pessoas a realizar o sonho da casa nova precisam saber utilizar bem a internet.  Pensando nisso, preparamos as melhores dicas de marketing digital para corretores de imóveis e imobiliárias. Se você colocá-las em prática, certamente, verá suas vendas aumentarem.

Neste artigo você verá os seguintes temas:

O que é marketing digital?

Podemos definir marketing digital como as ações de marketing que utilizam meios eletrônicos, como celulares, tablets, computadores ou internet para se comunicar com potenciais clientes.  

A cada dia, mais pessoas estão on-line, o que reforça a necessidade de utilizar as melhores estratégias de marketing digital para corretores e aparecer para quem está procurando por esse serviço.

O marketing digital para corretores e imobiliárias se tornou indispensável na divulgação dos negócios, pois, nos dias de hoje, é necessário ter presença nas redes sociais para ganhar mais relevância, credibilidade e escala.

Por isso, as redes sociais são um excelente canal para estabelecer relacionamento com clientes e fortalecer sua marca diante de novos prospects. 

Por que investir em marketing digital para imobiliárias?

Não é de hoje que os consumidores estão mudando sua forma de consumo a partir da compra pela internet. Afinal, é muito comum que, buscando informações sobre um tipo de serviço ou produto, recorramos às pesquisas em plataformas digitais.

Por isso, quanto maior a presença online de uma empresa, mais chances ela possui de ser lembrada por um cliente que precisa comprar ou locar um imóvel. Confira abaixo mais vantagens do marketing imobiliário em redes sociais:

  • Divulgação da imagem e marca;
  • Relacionamento direto com cliente;
  • Impacto nas vendas;
  • Aumento da credibilidade. 

Como iniciar um plano de marketing digital para imobiliárias?

Você já percebeu que o marketing para imobiliárias possui muitos benefícios. Agora, vamos te mostrar quais são os primeiros passos para iniciar um plano de marketing imobiliário.

1 – Conheça sua audiência

Conhecer seu público é o primeiro passo para iniciar sua estratégia de marketing para imobiliárias. Afinal, são essas pessoas que guiarão sua criação de conteúdo de valor, procurando torná-las cada vez mais interessadas em seus serviços.

Uma boa dica para conhecer melhor o público que deseja atingir é criar personas, pois elas são representações do seu cliente ideal. Elas definem toda a linguagem utilizada na sua estratégia de redes sociais, bem como o conteúdo a ser divulgado e em quais canais. Veja como criar sua persona:

  • Mapeie sua persona: quem é, o que faz;
  • Veja qual linguagem ela usa: do que gosta, como se comunica;
  • Em quais redes sociais ela está: como ela se expressa;
  • Que tipo de conteúdo consome: quais são os hábitos.

2 – Conteúdo rico

Traçar uma estratégia de redes sociais para imobiliárias é algo muito específico. Ainda assim, deve-se resistir ao impulso de apenas fazer ofertas de imóveis para alugar ou vender, pois seu público se conecta com você por conteúdo relevante.

Por isso, investir em inbound marketing imobiliário é uma excelente ideia. Com ele, você poderá criar conteúdos em sites e blogs que possuem informações interessantes, como dicas de decoração para quem está adquirindo um novo imóvel, por exemplo.

3 – Tenha consistência

Talvez você já tenha ouvido que consistência é melhor que frequência. Ainda assim, o ideal é aliar as duas coisas. Portanto, faça dentro das suas possibilidades e de forma regular, pois não adianta postar 5 vezes em uma semana e apenas uma vez na seguinte.

Você também pode usar um calendário editorial e distribuir um número igual de postagens semanais possíveis. Se o máximo que você consegue fazer são duas postagens por semana, siga dessa forma.

4 – Invista nos canais certos

Após definir o tipo de conteúdo que fará parte da sua estratégia, é hora de saber quais são os canais de marketing digital certos para publicá-los. Os canais são as mídias ou meios em que você divulgará sua produção. 

Aqui, você pode investir em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, que permitem um maior contato com clientes e pessoas interessadas no seu serviço. Outra opção é o e-mail marketing, que ajuda a aumentar o engajamento.

5 – Interaja com o seu público

O que conta muito para o aumento de engajamento em uma estratégia de marketing de imóveis é que você o multiplique. Por isso, é muito importante responder clientes e seguidores em mensagens privadas e também nos comentários. 

Lembre-se de que a resposta aos comentários estimula outros usuários a interagirem. Portanto, estabelecer uma relação próxima com seu cliente em potencial é uma forma de trazer mais público de qualidade para suas redes. Com o tempo, você também pode utilizar depoimentos dos clientes a favor do seu negócio

6 – Analise as métricas

Para saber se a sua estratégia está funcionando, será necessário conhecer as métricas e dimensões de campanha em marketing digital para analisar, como:

  • O número de cliques;
  • O número de vezes que a sua publicação foi vista;
  • Quantas pessoas ela alcançou;
  • Quantidade de engajamento;
  • Qualidade do engajamento.

Dicas para conquistar mais clientes e vendas

Para corretores e imobiliárias que oferecem serviços on-line, é fundamental investir em marketing digital imobiliário. A seguir, veja dicas para elaborar estratégias que vão te ajudar a criar uma presença on-line.

Comece a criar a sua presença on-line

Para desenvolver um marketing digital para corretores de imóveis, sua presença on-line pode começar com um site, mas, antes disso, você precisa escolher um bom domínio para que as pessoas possam te encontrar facilmente. Ao construir o seu site, tenha em mente que você precisa transmitir extrema credibilidade e competência. 

Afinal, as pessoas estão buscando seu serviço para realizar um dos maiores sonhos  da vida. Por isso, não poupe esforços em construir o melhor site, ter uma foto profissional, compartilhar depoimentos de clientes e oferecer vários canais de comunicação.

Tenha um site responsivo

Com a popularização dos smartphones, as pessoas substituíram os computadores pelos celulares para navegarem na internet. Segundo um estudo feito em 2020 pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), o Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais em uso.

Por causa disso, outra estratégia eficaz de marketing imobiliário é tornar seu site  responsivo, ou seja, adaptá-lo para funcionar bem em dispositivos móveis. Os usuários precisam conseguir navegar tão bem pelo smartphone quanto por um computador.

Utilize o Google Ads

Grande parte das pessoas que estão procurando um imóvel costuma pesquisar bastante antes de tomar decisões. Por isso, uma das estratégias de marketing digital para corretores de imóveis mais importantes é anunciar no Google Ads

Essa estratégia de marketing digital para imobiliárias permite conquistar novos clientes que estão buscando justamente pelo seu produto para conhecer o seu site e ver seus imóveis.

Produza conteúdos relevantes em um blog

Uma das melhores formas de criar autoridade instantânea com o seu público é entregar conteúdo de qualidade em um blog de marketing digital para corretores de imóveis. Antes de chegarem à etapa final da compra, as pessoas sempre fazem buscas na internet.

Já pensou se, ao pesquisarem, elas encontrarem o seu blog nas respostas? Seria meio caminho andado para fechar uma venda, não acha? Desse modo, você se posiciona como autoridade desse nicho. O  conteúdo criado pode ser aproveitado em outros formatos, como posts de redes sociais e vídeos no YouTube.

Utilize o WhatsApp

Certamente, o WhatsApp é uma ferramenta poderosa de vendas, mas precisa ser bem usada. Além de profissionalizar o atendimento e trazer mais proximidade, o WhatsApp tem funções bem interessantes, como:

  • possibilidade de elaborar um catálogo de produtos;
  • responder aos clientes mesmo fora do horário comercial,
  • criar perfis com as informações essenciais da empresa.

Para saber ainda mais sobre como fazer seu negócio crescer com o WhatsApp, inscreva-se no curso “Boas Práticas para Expandir seu Negócio na Internet” agora mesmo e aprenda a utilizar o WhatsApp Business na sua empresa.

Engaje nas redes sociais

Outra ideia de marketing digital de corretor de imóveis é estar sempre ativo nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras. Tratam-se de plataformas que permitem que você interaja diretamente com as pessoas, responda dúvidas e fale mais sobre o seu trabalho.

Esse também é o lugar ideal para postar fotos dos imóveis e falar mais sobre eles. Por isso, aposte em imagens de qualidade, deixe perguntas para seus seguidores e crie um relacionamento mais próximo com essa audiência. Afinal, as pessoas gostam de fazer negócios com quem conhecem.

Monitore métricas

Além de criar campanhas de marketing digital no mercado imobiliário, é necessário estabelecer métricas que mostrem o impacto dessas campanhas no seu negócio. Essa é uma forma de saber se o investimento está gerando retorno ou não e sua estratégia precisa de ajustes.

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital para imobiliárias, vamos ver em seguir uma ferramenta poderosa de vendas e inovação.

WhatsApp Business: como aumentar as vendas

A utilização do WhatsApp Business para corretor de imóveis é uma tendência que está em alta. Apesar de consolidada, a ideia é relativamente nova, por isso surgem várias dúvidas, como “será que é efetivo usar essa ferramenta?”, “que tipo de benefícios ela traz ao corretor de imóveis?” ou “vale a pena utilizá-la?”.

Para entender melhor qual é a importância do WhatsApp para empresas e como funciona ele, confira a seguir as vantagens desse aplicativo e quais recursos você pode usar para melhorar a sua experiência e a dos seus clientes.

Por que usar o WhatsApp Business na venda de imóveis?

Sabemos que o WhatsApp facilitou muitas operações para quem tem um negócio. Sua principal ajuda tem sido aumentar o contato com os clientes e aumentar as vendas. Utilizado por mais de 2 bilhões de usuários no mundo, disponível para download em 180 países e 60 idiomas, o WhatsApp é um canal popular e um excelente lugar para lidar com os seus negócios.

Mas sabia que é possível transformar uma simples conversa em venda? E assim, lucrar ainda mais?

Neste vídeo, nosso parceiro Lincon Beraldo traz dicas certeiras e super práticas para que você consiga melhorar sua conversão. Veja agora:

Além do amplo alcance que o WhatsApp Business para corretor de imóveis oferece, esse é um aplicativo que ainda conta com diversos benefícios. A seguir, listamos cada um deles, confira.

  • Aproxima o corretor do cliente;
  • Permite estreitar o relacionamento com estratégias de vendas mais efetivas;
  • Auxilia na fidelização;
  • Ajuda no engajamento;
  • Agiliza o processo de resposta.

Vale lembrar que, como um aplicativo gratuito, o WhatsApp comercial é muito vantajoso, mas precisa ser usado conscientemente. Por isso, para obter sucesso, aposte em uma lista de contatos interessados.

Dados de uso do WhatsApp – Fonte da imagem: Octadesk / Fonte da Pesquisa: Business of Apps e CX Trends 2020

Recursos para utilizar no WhatsApp comercial

Quando for procurar pelo aplicativo, você irá encontrar duas versões: o WhatsApp e o WhatsApp Business. É possível usar a primeira opção para lidar com os seus clientes, porém, com a sua versão comercial, você consegue separar a vida profissional da pessoal. Confira a seguir os recursos que estão a sua disposição.

Personalização de mensagens

Assim que você for aprender como usar o WhatsApp Business, uma das primeiras funcionalidades que você vai entender é a criação de mensagens-padrão para responder os clientes.

Quer entender melhor? Alguns exemplos são as mensagens automáticas agradecendo pelo contato e informando que responderá quanto antes ou as mensagens de aviso fora do horário de atendimento. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o atendimento e ser mais efetivo.

Perfil e portfólio da empresa

Apesar de bastante simples, o WhatsApp Business para corretor de imóveis pode ser o meio de comunicação ideal para simplificar o atendimento. Isso porque ele conta com a funcionalidade de criar um perfil e um portfólio para a empresa.

Com esse recurso, você pode fazer uma breve apresentação, inserindo exemplos de produtos e trabalhos realizados, além de informações de contato, endereço e horário de funcionamento.

Análise de métricas

Uma das grandes vantagens de usar o WhatsApp Business para corretor de imóveis são as métricas que o aplicativo oferece ao profissional, permitindo o monitoramento das ações: alcance, mensagens enviadas, quantas foram abertas, etc. Com esses dados em mãos, você consegue montar estratégias mais eficientes.

Segmentação por etiquetas

Poder organizar o trabalho conforme as necessidades é uma das grandes vantagens do WhatsApp Business. Com a funcionalidade de etiquetagem, você consegue separar todas as mensagens recebidas ou enviadas conforme a prioridade ou o tipo de assunto.

Cuidados com o WhatsApp Business

Mesmo que o WhatsApp seja um meio de comunicação interessante e facilitador para o setor imobiliário, é importante ter alguns cuidados para que você não fuja do âmbito profissional ou abuse desse recurso. Confira mais abaixo.

Adaptação

O primeiro passo para o sucesso em vendas pelo WhatsApp é a adaptação. A ferramenta é extremamente eficaz, mas lembre-se de que ela não substitui o atendimento regular e presencial.

Se for necessário, invista também em uma pessoa para ficar responsável pelo gerenciamento das mensagens e dos contatos. Isso pode te ajudar a controlar o horário de atendimento e os conteúdos das mensagens.

Spam

Outro tipo de cuidado na hora de usar o WhatsApp Business para corretor de imóveis é o envio excessivo de conteúdos. Afinal, ninguém gosta de ser bombardeado com mensagens, nem mesmo se for um assunto de interesse.

Vale lembrar que nem o aplicativo vê com bons olhos essa prática, por isso tenha muito cuidado para não se exceder e acabar banido. Isso porque, além de impactar na comunicação do negócio, também impacta a sua credibilidade.

Comunicação

Até aqui, já percebemos como o WhatsApp Business Web ou mobile pode ser interessante, mas é preciso ter em mente que é essencial investir em inovação, já que, assim como você, seus concorrentes e outras empresas também utilizam a ferramenta.

Uma dica é investir em textos mais pessoais e menos genéricos, além de imagens e vídeos. Além disso, o WhatsApp Business também pode ser integrado ao seu site, permitindo mais efetividade no atendimento aos clientes. 

Site para imobiliária no WordPress: entenda as vantagens

Você gostaria de ter um site para imobiliária no WordPress que se tornasse uma poderosa ferramenta de marketing, atraindo mais clientes, diminuísse os gastos com visitas a imóveis e gerasse um impacto significativo no seu faturamento? Se a sua resposta foi positiva, você está no lugar certo. 

Neste artigo, vamos te explicar como criar um site para imobiliária utilizando o WordPress, uma das plataformas mais populares de hospedagem. Continue lendo e confira quais são os principais pontos que você precisa considerar antes de começar a pôr as suas ideias em prática. 

Por que ter um site próprio para uma imobiliária?

Diante da grande concorrência, são mais de 48,8 mil imobiliárias no Brasil, de acordo com os dados do Sistema Cofeci-Creci em agosto de 2019, é importante manter um negócio presente na internet. Porém, investir unicamente nas redes sociais não é suficiente.

Para que você consiga transmitir mais credibilidade ao seu negócio e não perder vendas para a concorrência, a melhor dica é entender como criar um site para imobiliária.

Você consegue usar o WordPress tanto gratuitamente quanto de forma paga, tendo acesso a diversos tipos de template para site de imobiliária grátis, além de temas interessantes para inspirar-se.

Nesse vídeo você aprenderá, como criar um site em WordPress e Criador de Sites da HostGator.  Para dominar de uma vez por todas o mundo dos sites, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Como criar um site/blog para imobiliária no WordPress?

Agora que você já sabe a importância de ter uma plataforma e como é fácil criar um site para imobiliária no WordPress, que tal entender como elaborá-lo? A seguir, separamos quatro dicas para você seguir e já começar a pôr em prática. Confira!

1. Registre um domínio

Registro de domínio – HostGator

Antes de passarmos às explicações sobre o WordPress, para criar um site para imobiliária, primeiro, você precisa decidir um domínio. Ele é o nome que vem depois do “www”, ou seja, o seu endereço na internet. 

Se você quiser entender como registrar o seu, confira aqui. Não demore para verificar a disponibilidade dele, já que pode ser que já exista um site com o nome que você deseja. 

Assim, para criar o seu domínio, você pode utilizar o nome da imobiliária ou pensar em algo mais criativo. Lembre-se que ele precisa ser fácil de escrever e lembrar.

2. Escolha um plano de hospedagem

Para criar um site para imobiliária no WordPress, primeiro, você deve escolher um plano de hospedagem. Mesmo que você possa usá-lo gratuitamente, haverá restrições. Veja alguns pontos para considerar abaixo.

  1. É preciso considerar, primeiro, os recursos que você precisa e o plano de crescimento. Assim, determine a melhor hospedagem para os próximos 12 meses;
  2. Analisar o tempo operacional, sendo que o melhor é o que funciona em 24/7/365;
  3. Verificar se o plano tem suporte ao consumidor em caso de falhas;
  4. Comprovar se é uma plataforma fácil e acessível.

3. Escolha os temas

Assim que tiver instalado o aplicativo da plataforma, o próximo passo é conhecer os tipos de tema de imobiliária no WordPress. Dessa forma, você garante que o seu site seja atrativo e responsivo.

Dependendo do tipo de site para imobiliária no WordPress que você criar, poderá escolher entre diversos layouts, personalizando do que jeito que quiser. Mas lembre-se que, antes de tomar qualquer decisão, é importante levar em conta as necessidades e as preferências do seu público, ou seja, a persona.

4. Instale os plugins

Assim que já tiver escolhido o melhor layout, você deverá identificar e optar pelos plugins mais vantajosos para o seu site para imobiliária no WordPress. Na plataforma, você encontrará diferentes opções, como:

  • WooCommerce: voltado para as configurações de lojas on-line;
  • Yoast SEO: ajuda no monitoramento de conteúdos com SEO (Search Engine Optimization); 
  • W3 Total Cache: auxilia no carregamento mais rápido do site;
  • Key Two Factor Authentication: dedicado à proteção do website, bloqueando visitantes não autorizados.

Além do famoso plugin Elementor! Você já conhece o Elementor? Não?! O Elementor é o plugin para WordPress que facilita ao extremo a criação de páginas de um site.  

Sendo um dos mais conhecidos e utilizados no mundo inteiro, ele carrega a missão de descomplicar a vida de quem precisa construir um site, mas não entende nada de programação. 

Com esse plugin instalado no WordPress, você terá uma coluna lateral com diversos elementos disponíveis, como caixa de texto, formulários para contato, imagens e vídeos. Basta que você arraste e solte os elementos que você escolheu para ir montando a página do seu site. 

Assim fica fácil construir sites, né?  VEJA NA PRÁTICA: confira o vídeo que A Escola de Sites fez em parceria com a HostGator Academy, mostrando um pouco mais do Elementor e das páginas que você pode construir com ele. 💡

5. Conheça o seu público-alvo

Antes de iniciar a sua produção de conteúdo, é preciso saber para quem você irá produzir e qual é o público que você deseja atingir. A criação de personas ajuda a definir quem é o cliente ideal do seu negócio e garante que as informações serão relevantes para ele.

Para construir a sua persona, uma boa dica é fazer um roteiro de perguntas sobre comportamentos, objetivos, hobbies, histórias e dados aprofundados sobre ela. Defina um nome e um rosto para que a persona seja o mais próxima possível de um cliente real.

6. Produza conteúdos relevantes no caso do blog

Produzir conteúdos relevantes para o seu público é um passo crucial, pois, aqui, você poderá dar informações sobre a sua área de atuação, como dicas e tendências. Lembre-se que você também precisa interagir, respondendo comentários e tirando dúvidas sobre o que faz um corretor de imóveis on-line. 

Você pode aprender sobre técnicas de SEO para oferecer materiais aprofundados e engajadores, que irão ajudar o seu site/blog a ser facilmente encontrado nos motores de busca, como o Google.

SEO para imobiliárias: saiba como aparecer no Google

Se você é corretor de imóveis, já deve ter sentido dificuldade para encontrar os melhores clientes, pois a concorrência está cada dia maior, assim como os gastos com anúncios e publicidade. Por isso, o SEO para imobiliárias pode ajudar o imóvel a aparecer de graça para quem já está buscando por ele.

Neste artigo, vamos te explicar o que é SEO e como você pode utilizá-lo na sua estratégia de marketing imobiliário por meio de algumas dicas para que o seu site apareça ainda mais nos motores de busca.

Qual é a importância do SEO para imobiliárias?

Em linhas gerais, as técnicas de SEO são um conjunto de esforços para ajudar uma página na internet a obter um bom resultado nos mecanismos de pesquisas, como o Google. 

Nesse contexto, as imobiliárias podem se beneficiar muito das técnicas de SEO nos sites, já que muitas pessoas preferem procurar por imóveis utilizando a internet. Alternativas como o Google Meu Negócios, que ajuda as empresas a serem localizadas, podem deixar o seu site ainda mais otimizado.

Como usar SEO para imobiliárias?

O simples fato de aparecer no topo da página não vai fazer você vender mais. O SEO para imobiliárias ajuda muito, mas o seu site também precisa caprichar na descrição dos imóveis, ter uma boa navegabilidade, disponibilizar ótimas fotos e ser responsivo para dispositivos móveis. 

É esse conjunto de fatores que vai gerar credibilidade ao seu site imobiliário e despertar o desejo no consumidor de dar o próximo passo. Por isso, é preciso ter um site atrativo para que os seus clientes sintam confiança em fechar o negócio. Veja algumas dicas de SEO para imobiliárias abaixo.

Tenha um certificado SSL para manter seu site seguro

O SSL é um protocolo de segurança com o objetivo de criptografar os dados compartilhados pela web. O Google tornou o HTTPS um fator de ranqueamento, então ter um certificado SSL ativo é essencial para as boas práticas de SEO. Desse modo, é importante que você saiba o que é SSL e como utilizá-lo no seu site

Tenha um HTML organizado

HTML é a sigla para Hypertext Markup, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Essa linguagem irá definir a estrutura do seu conteúdo em uma página da web.

Assim, o SEO precisa ter um código HTML organizado, já que isso facilita o rastreamento dos robôs do Google, ajudando-os a entender a relevância do conteúdo. Aqui, uma boa dica é conhecer os temas WordPress para imobiliárias, pois eles ajudam a deixar o seu site adequado e bem estruturado.

Otimize o seu site para celular

Segundo uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet, 58% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. Além disso, a indexação de sites é prioritária via mobile. 

Portanto, lembre-se de deixá-lo responsivo e acessível em múltiplos dispositivos. Comece sempre pensando nas telas menores para as maiores. Faça isso e veja o seu site de imóveis on-line aparecendo melhor ranqueado no Google.

Utilize a Tag Title da forma correta

Existem alguns elementos que você deve melhorar em cada página para aumentar a taxa de cliques e entradas no site da sua imobiliária: um deles é a Tag Title. 

Trata-se de uma marcação HTML visível apenas no código e mostrada nos mecanismos de busca. Por isso, deve ser inserida no cabeçalho da página para auxiliar os mecanismos a mostrarem um título que represente o conteúdo nos resultados.

Para garantir a exibição total em mobile e desktop, é recomendado que ela tenha até 55 caracteres. Procure utilizar a palavra-chave principal e variações de forma natural no texto. 

Crie conteúdos relevantes

Uma boa dica para fazer com que o site se destaque no mercado imobiliário é criar conteúdos relevantes para o seu público. Dessa forma, além de construir autoridade, você estará entregando informações de valor e fortalecendo as relações com clientes.

Para começar a criar seus conteúdos, faça um estudo de quem é a sua persona e defina a palavra-chave dos materiais que produzir. Depois, comece a criar os temas que possam ser interessantes para o seu público, como dicas sobre a área de atuação.

Faça uma boa meta descrição

A meta-descrição também é uma marcação HTML visível apenas no código e nos resultados de pesquisa. Ela não é um fator de ranqueamento, mas ajuda na abertura das páginas, pois permite descrever o conteúdo que o usuário vai encontrar ao clicar no link. 

Assim, mais pessoas podem acessar o seu site. É recomendado que a meta-descrição tenha até 160 caracteres e use variações da palavra-chave, reforçando a mensagem principal e uma chamada para ação no final.

Veja dicas de como abrir uma imobiliária

Ter um negócio imobiliário pode ser ótimo para corretores de imóveis que sempre quiseram ter a própria empresa. Por isso, muitos profissionais buscam saber como abrir uma imobiliária. 

Isso porque esse modelo de negócio é bem versátil e pode ser iniciado com custos bem baixos, filiado a outra empresa, por exemplo. Neste artigo, vamos mostrar como abrir uma imobiliária, passo a passo: saiba tudo o que precisa pensar antes de abrir sua empresa. Confira!

Vantagens de investir em uma imobiliária

Muitos corretores de imóveis se perguntam como montar uma imobiliária. Uma das vantagens de ter o próprio negócio nessa área é poder crescer na carreira, aumentar as vendas e conquistar ainda mais clientes. 

Além disso, ao abrir imobiliária, é possível aumentar a abrangência da sua atuação, trabalhando com diferentes empreendimentos imobiliários, e montar o planejamento de negócios que tem mais a ver com seus objetivos.

Como abrir uma imobiliária?

Saber como abrir uma imobiliária pode ser uma tarefa difícil. Afinal, isso exige alguns cuidados e precisa ser feito de forma adequada. Assim, veja abaixo as dicas que preparamos para entender como montar uma corretora de imóveis.

Faça um plano de negócios

Antes de abrir um empreendimento no mercado imobiliário, é preciso fazer um plano de negócio. Defina as principais metas e estipule um prazo para cumprir cada uma delas.

Criar um plano de negócios para sua empresa também exige a análise dos concorrentes: entenda o que eles estão fazendo, como se apresentam ao público e conseguem clientes.

Lembre-se de que o planejamento financeiro também faz parte do plano de negócio. Essa é a hora de descobrir quanto custa para abrir uma imobiliária e quanto precisa ter em caixa para se manter durante alguns meses, mesmo sem vender nada.

Regulamentação e questões legais

Para abrir qualquer empresa, é preciso regulamentar as atividades que planeja executar, e a formalização é o primeiro passo. Começando um empreendimento imobiliário por conta própria, o modelo para microempreendedores é ideal.

Também é necessário autorização para emitir notas fiscais e alvará de funcionamento para abrir o escritório. Portanto, estar de acordo com todas as regulamentações e questões legais não é negociável, e os procedimentos variam de estado para estado. Verifique essas informações com os órgãos da cidade.

Faça networking

Uma das partes mais importantes de como abrir uma imobiliária é uma boa rede de contatos. Por isso, participe de eventos, mesmo online, procure especialistas na área no LinkedIn e puxe conversa. Fazer um bom networking pode render aprendizado e indicações de novos clientes.

Porém, lembre-se de não pedir favores ou procurar as pessoas só quando precisa de algo. Assim, tenha humildade e mostre que quer aprender alguma coisa com eles.

Escolha seu modelo de negócios

Depois desses passos, é hora de escolher o modelo de negócios. Por isso, pense se a empresa será online ou física. Caso tenha pouco ou nenhum investimento inicial, procure investidores-anjos e apresente o plano de negócio.

Ser um corretor independente também é uma excelente opção a quem não tem muito dinheiro para investir no começo. Faça parcerias com imobiliárias e passe a vender produtos, ganhando por comissão a cada imóvel vendido ou alugado.

Invista em Marketing

Depois de elaborar o plano de negócio, você terá uma visão mais clara de como quer ser reconhecido pelo público. A partir disso, crie uma identidade visual, que inclui nome, logotipo e toda a parte de comunicação e marketing da marca.

Lembre-se de que estar presente na internet é quase que obrigatório. Um site é como um endereço, já que é através dele que as pessoas encontram e conhecem os seus serviços. Nele, é possível divulgar novos imóveis, publicar depoimentos de clientes a favor do seu negócio e conteúdo informativo.

Continuidade dos negócios

Feitas todas as pesquisas necessárias, providenciadas as documentações, definido o modelo de negócio e as principais metas e feito o site, é preciso continuar investindo em conhecimento e modernização de seus processos. 

Por isso, monitorar mensalmente os resultados e ter planejamento financeiro é essencial para  uma boa continuidade das atividades. Dado que empresas demoram entre 3 a 5 anos até começarem a dar lucros reais, tenha em mente que o dinheiro deve ser revertido em melhorias do empreendimento imobiliário. 

Continue investindo em melhorias na sua imobiliária!

Como deu para perceber, o marketing digital para imobiliárias é um excelente caminho para gerar comunicação com o público-alvo e promover a construção de autoridade da marca.

Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!