Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Escolher uma boa opção de medidor de velocidade de internet é fundamental para obter um bom resultado em seu teste.

Qual medidor de velocidade de internet você utiliza para conferir a banda de rede que está sendo entregue pelo seu provedor?  

A realização de testes regulares é fundamental para que possamos verificar se a velocidade contratada é a mesma que está sendo entregue. 

Muito embora os planos de internet tenham melhorado bastante em termos de preço e velocidade nos últimos anos, boa parte das operadoras não entregam a velocidade efetivamente contratada aos consumidores. 

No entanto, é preciso destacar que a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou uma Resolução onde determina que as operadoras entreguem no mínimo 80% da banda contratada aos clientes. 

Na prática, isso significa que para cada 10MB contratados, pelo menos 8MB precisam ser entregues. Sendo assim, o consumidor que não receber pelo menos 80% da velocidade contratada pode cobrar uma solução da operadora e, em segunda instância, abrir uma reclamação diretamente na ANATEL.

 Contudo, para que você conheça com precisão a velocidade real da sua internet, é preciso descobrir primeiro qual medidor de velocidade utilizar. 

Afinal, qual é o melhor medidor de velocidade de internet? Qual opção entrega um resultado preciso e realmente confiável? Continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final para saber mais sobre o assunto. 

Qual é o melhor medidor de velocidade de internet? 

Qual é o melhor medidor de velocidade de internet? Essa é uma dúvida muito comum entre internautas de todas as partes do país. 

São muitas as opções disponíveis. Porém, precisamos reconhecer que nem todas entregam resultados confiáveis, não é mesmo? 

Foi pensando nisso que a ANATEL, por meio das Resoluções 574 e 575 de 28 de outubro de 2011, criou a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), cujo objetivo é testar a velocidade e outros indicadores de qualidade das redes de internet móvel e fixa no país. 

Com a chancela da ANATEL, a EAQ é a opção mais confiável para realização de testes de velocidade. No entanto, existem outras opções que também entregam resultados precisos, conforme veremos na sequência deste conteúdo. 

Opções para medir a velocidade da sua internet 

Neste tópico, vamos apresentar 6 medidores de velocidade de internet que costumam entregar resultados confiáveis e precisos. 

Após conhecer as opções, você pode testar os medidores e escolher aquele que considerar a melhor alternativa, a partir das suas próprias conclusões.

Speedtest 

Quando o assunto é medidor de velocidade de internet, o SpeedTest.net é uma das opções mais conhecidas e também a que possui maior popularidade entre os internautas. 

Utilizando centenas de servidores em várias partes do mundo, essa ferramenta consegue entregar resultados precisos de velocidade download/upload e também de latência (ping). 

medidor de velocidade de internet

nPerf 

Outra excelente opção para testar a velocidade da internet é o nPerf, ferramenta que também entrega os principais indicadores de qualidade das conexões de banda larga, como download, upload e latência (ping). 

Fast.com 

O Fast.com é um medidor de velocidade idealizado pela Netflix e se tornou bastante conhecido por sua simplicidade. 

Diferentemente dos outros medidores apresentados até aqui, essa opção indica apenas a velocidade de download da conexão testada. 

Curiosamente, basta acessar o site para que o teste de velocidade inicie de forma imediata, sem a necessidade de qualquer interação por parte dos usuários. 

Speed.io 

Quando o assunto é a escolha de um medidor de velocidade de internet preciso, simples e confiável, outra opção muito interessante é o Speed.io. 

O serviço entrega aos internautas a velocidade de download, upload, a latência (ping) e também o Jitter, indicador que apresenta a taxa de atraso na entrega de dados em uma rede. 

Brasil Banda Larga

O medidor de velocidade de internet Brasil Banda Larga é um serviço de medição mantido pela ANATEL por meio da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade). 

A ferramenta permite a realização de testes precisos de conexão de banda larga fixa e móvel, incluindo métricas como download, upload e latência, além de armazenar o histórico das medições realizadas. 

Conforme comentamos anteriormente, por ter a chancela da ANATEL, esse é um dos testes mais precisos e respeitados do mercado brasileiro de internet.

Algar Teste de Velocidade 

Por fim, mencionamos ainda o Algar Test de velocidade, opção mantida pela Alga Telecom em parceria com o SpeedTest. 

medidor de velocidade de internet

Medidor de velocidade de internet – Algar Telecom 

Agora, nós queremos saber: com tantas opções em medidor de velocidade de internet, você já escolheu a sua preferida? 

Dicas para otimizar seu teste de velocidade 

Para finalizar este conteúdo, separamos algumas dicas que podem ajudar a otimizar seu teste de velocidade, garantindo resultados com maior nível de precisão. 

São apenas três itens, mas é fundamental observá-los antes de realizar um teste para que os resultados não sejam comprometidos. 

Não use a internet durante o teste de velocidade 

Durante a realização do teste de velocidade, você não deve utilizar a internet para outros fins, seja para navegação, download, upload ou assistir vídeos, por exemplo. 

Além disso, lembre-se que outras pessoas na sua casa podem estar usando a internet, inclusive no celular através do Wi-Fi. 

Dito isso, o ideal é pedir que todos desconectem da rede por alguns minutos, enquanto você realiza o teste de conexão no seu provedor de testes favorito. 

Veja também:

Experimente mais de um medidor 

Além disso, recomendamos também, que você utilize mais de um medidor, visando obter uma média de resultados altamente precisa. 

Dentre as opções, sempre que possível utilize preferencialmente sites confiáveis, como aqueles que listamos ao longo do conteúdo, incluindo o Brasil Banda Larga, opção que é mantida pela ANATEL. 

Mantenha sua rede otimizada

Por fim, mantenha a sua rede interna organizada e devidamente otimizada, pois este é um dos fatores que podem interferir nos resultados. 

Além disso, se possível realize o teste através de um cabo de rede que faça uma conexão direta entre o seu roteador e computador, pois assim você evita qualquer tipo de interferência e pode ter acesso a resultados com maior precisão. 

Esperamos que com esse conteúdo tenhamos ajudado você e esclarecido todas as suas dúvidas a respeito do tema medidor de velocidade de internet. 

Por falar nisso, você já conhece o nosso criador de sites? Clique aqui e acesse essa ferramenta incrível e muito bacana! 

Navegue por tópicos

  • Qual é o melhor medidor de velocidade de internet? 

  • Opções para medir a velocidade da sua internet 

    • Speedtest 

    • nPerf 

    • Fast.com 

    • Speed.io 

    • Brasil Banda Larga

    • Algar Teste de Velocidade 

  • Dicas para otimizar seu teste de velocidade 

    • Não use a internet durante o teste de velocidade 

    • Experimente mais de um medidor 

    • Mantenha sua rede otimizada

Tags:

  • Criador de Sites

Ruan Filadelpho

Ruan Filadelpho é Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Com larga experiência em grandes empresas do setor tecnológico, se especializou em produção de conteúdos para web. É certificado pela HubSpot e pela Cont Rocket, e atualmente escreve sobre tecnologia, marketing, finanças e contabilidade.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários