Moodle e Claroline: as vantagens de plataformas para cursos a distância

Moodle e Claroline: conheça as vantagens de plataformas para cursos a distância

Escrito por

quarta-feira, 2 de março de 2016 | Comentários

Você sabia que usar uma plataforma de cursos a distância pode dar resultados muito melhores do que o esperado? Em comparação aos cursos presenciais, que muitas vezes podem se tornar inviáveis e muito caros pelo investimento na estrutura física, sabemos que o ensino a distância ou o uso de LMS (Learning Management System) como material de apoio, ampliam as possibilidades de ensino, pois permite que cada pessoa acesse o conteúdo do curso de acordo com sua disponibilidade, a qualquer hora e através de qualquer dispositivo, e democratizam todo o processo de aprendizado.

Porque utilizar uma plataforma de cursos a distância

As plataformas de cursos a distância são capazes de dar um aspecto profissional à sua marca, já que as possibilidades multimídia são ilimitadas e o design instrucional pode ser muito bem aproveitado. Elas também possibilitam uma melhoria no desempenho do aluno, que consegue aprender no seu tempo e repetir quantas vezes for necessário, além de minimizar os custos de maneira geral. Ao contrário de um site tradicional administrado via CMS (Content Management System), o LMS permite que a educação seja feita de forma didática e compreensível, pois ele é completamente voltado para isso. Assim, os cursos online apresentados em plataformas específicas de conteúdo educativo são muito mais acessíveis.

Ao criar um ambiente de estudos online, você tem a certeza que seu conteúdo ficará esquematizado de maneira clara e de fácil acesso, até para pessoas mais leigas, pois esses sistemas tendem a ser muito intuitivos e organizados. Você também não precisa se preocupar com os custos associados a impressões e gráficas e ainda pode reaproveitar seu conteúdo em vários cursos diferentes, pois algumas plataformas LMS disponibilizam a ferramenta copiar/duplicar. As plataformas de cursos a distância permitem que você crie um processo padronizado, tanto ao lançar novos conteúdos quanto no tempo de disponibilidade para acesso.

Como instalar o Moodle e o Claroline, as plataformas mais usadas:

O Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning), bem como o Claroline, são os mais famosos sistemas de gerenciamento de conteúdos educativos online, podendo servir tanto para educação a distância, como para suporte aos cursos presenciais, formação de grupos de estudo e treinamento de profissionais. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Ambos são softwares livres e podem ser instalados em várias plataformas que consigam executar a linguagem PHP. Como base de dados, o Moodle aceita a utilização do MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase, ODBC; já o Claroline, utiliza apenas o MySQL. O desenvolvimento das plataformas é feito de forma colaborativa por uma comunidade virtual, com usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas.

Confira abaixo como encontrar o Moodle e o Claroline no cPanel e realizar a instalação via Instalador Automático:
Seção Educacional - Moodle e Claroline
Instalação Claroline
Instalação Moodle
Muito simples, né? Se ficar com alguma dúvida ou precisar de ajudar na hora de contratar um plano para começar sua plataforma de ensino, consulte nosso suporte pré-vendas.

Tags:, , , , , ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar