Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O domínio é o endereço de um site na internet, a forma como ele é encontrado online, e que representa e reforça a identidade do seu negócio. Portanto, antes de você criar um site é importante definir um nome adequado para seu novo domínio. Os domínios podem ser divididos em três partes: o nome, a […]

O domínio é o endereço de um site na internet, a forma como ele é encontrado online, e que representa e reforça a identidade do seu negócio. Portanto, antes de você criar um site é importante definir um nome adequado para seu novo domínio.

Os domínios podem ser divididos em três partes: o nome, a categoria e o código do país (esta última, uma característica opcional). A categoria é conhecida também como TLD (top level domain), a parte que faz referência ao uso do domínio – se é educacional, como o “seudominio.edu.br” ou governamental, como o “seudominio.gov.br”, entre outras várias opções e finalidades.

No mês de maio, por iniciativa do NIC.Br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br) iniciaram as chamadas para envio de sugestões para novos domínios “cidades.br”.

A ideia é proporcionar um maior número de opções de registro de domínios .br, com as sugestões enviadas pela própria comunidade. A votação é aberta para todas as pessoas que tiverem interesse em participar, podendo sugerir novos nomes de domínio para cada uma das 27 capitais estaduais, além de 19 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes que foram liberadas pelo Registro.br. Ao total, serão 46 cidades que ganharão seu próprio domínio.

Quer saber se a sua sugestão entrou na listagem de novos domínio? Veja aqui.

Tire suas dúvidas sobre domínios assistindo ao vídeo: O que é domínio

Com essa votação, os domínios poderão ter um novo componente, que é o nome sugerido para representar cada cidade. Por exemplo: “seudominio.floripa.com.br.”

Já foram mais de 3800 sugestões enviadas e algumas são bem engraçadas, como Forro para a cidade de Aracaju, ou SemMiopia, para Boa Vista.
Os domínios criados recentemente foram “floripa.br”, para a cidade de Florianópolis; “jampa.br”, para João Pessoa; e “poa.br”, para Porto Alegre.

As regrinhas para a criação de domínio permanecem as mesmas:

  • O domínio deve ter entre 2 e 26 caracteres
  • O nome do domínio não deve ser iniciado nem terminado com hífen
  • Não existe diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas.

Para enviar as sugestões, basta acessar o formulário e preencher as informações solicitadas aqui. Qualquer pessoa acima de 12 anos pode sugerir domínios e quantas vezes quiser. Ainda não foi estipulada nenhuma data para que se encerre a votação.

À medida que as novas categorias estiverem prontas para ir ao ar, serão anunciados no site http://nic.br/

As cidades que tiverem maior repercussão e, um número maior de sugestões, poderão ter seus domínios criados antes das demais. A votação é apenas pela participação, não existindo nenhuma premiação ou remuneração. Mas de qualquer forma, é muito legal, não é mesmo?

Participe e dê sugestões.

Navegue por tópicos

    Tags:

    • domínio

    Juliana Fragoso

    Publicitária atuante na área do Marketing, apaixonada por estratégia, comunicação, eventos e tecnologia. Sempre em busca de aprendizado, criar relacionamentos e compartilhar conhecimentos.

    Mais artigos do autor

    Garanta sua presença online

    Encontre o nome perfeito para seu site

    www.

    Comentários