Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba tudo sobre o que é Arduino, como funciona e como essa tecnologia foi utilizada na criação do projeto Snappydroid da HostGator!

Você sabe o que é Arduino? Há diversas configurações e versões de placas diferentes no mercado, cada uma com seus recursos e recomendações. Mas antes mesmo de pensar em começar a se aventurar na computação física, robótica e afins, você precisa saber o que é um Arduino, e se perguntar para quê irá usá-lo. Para isso, vou explicar um pouco mais sobre o que é Arduino. Venha conferir.

O que é Arduino?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem open-source, seu software multiplataforma é flexível e fácil de usar. Ele é destinado para pessoas interessadas em criar objetos ou ambientes interativos. Com o Arduino, você pode interagir com luzes, motores entre outros objetos eletrônicos.

Primeiro, é preciso ter um objetivo definido. No meu caso foi a criação do Snappy Droid (robô construído com o mascote da HostGator, o Snappy). Assim, você conseguirá escolher a melhor placa para o seu projeto. Além disso, você vai poder comprar componentes relevantes e aprender do mesmo jeito que se comprasse um kit avulso.

Explicando de uma forma simples, pense que você tem um projeto para a criação de um drone, então um kit para montar um carro não terá placas e componentes corretos para construir seu drone, concorda? Entenda mais a seguir.

O hardware

A placa de um Arduino consiste em um microcontrolador ATMEL (que é um microcomputador de um único circuito que processa o código desenvolvido pelo desenvolvedor), com componentes complementares para facilitar a programação e incorporação para outros circuitos.

A versão mais popular e mais vendida de toda a linha é o Arduino UNO, além de servir como base para outros modelos, como o Arduino MEGA 2560 por exemplo. O Arduino Mega 2560 é a placa que eu mais utilizo (incluindo o projeto Snappy Droid). 

Essa placa possui algumas características interessantes. Ela se torna bem atrativa principalmente para projetos mais elaborados e que necessitam de mais memória.

O Arduino Mega 2560 possui 54 pinos de entradas e saídas digitais, sendo que 15 destes podem ser utilizados como saídas PWM. Possui 16 entradas analógicas e 4 portas de comunicação serial.

Além da quantidade de pinos, o Arduino Mega 2560 conta com maior quantidade de memória que a versão mais popular e mais vendida (Arduino UNO). É uma ótima opção para projetos que necessitem de muitos pinos de entradas e saídas, além de memória de programa com maior capacidade ideal para quem pretende utilizar uma telinha touchscreen, por exemplo.

O software

A Arduino IDE é uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma escrita em Java, com uma interface gráfica simples de usar, mas que também possui flexibilidade para os usuários mais experientes. É um programa que reúne características e ferramentas para agilizar o processo de desenvolvimento de software.

A IDE Arduino é um compilador de linguagens de programação GCC derivado dos projetos Processing e Wiring, por isso, possui a capacidade de programar em C e C++.

Arduino Ethernet Shield

O Arduino Ethernet Shield W5100 é uma placa que possibilita ao Arduino conectar-se a uma rede local ou à internet. Além de ter o mesmo chip Wiznet W5100, também é capaz de suportar até quatro conexões de socket ao mesmo tempo. 

Também possui um slot para cartão de memória (micro SD), que possibilita o armazenamento de arquivos que podem ser transferidos via rede local ou internet. O shield conta também com bibliotecas para serem usadas pelo Arduino.

O Projeto SnappyDroid

O robô que construí com Arduino contou com a colaboração da HostGator Brasil. Para o projeto utilizei uma pelúcia do mascote da empresa – o Snappy, que apresentei pela primeira vez na Campus Party 2016.

Após muitas adaptações e colaborações através do GitHub, vou participar do concurso de robôs na Campus Party 2017. Venha conhecer mais sobre o Projeto SnappyDroid no post do blog ou me procure no evento. 😉

Última dica: antes de iniciar um projeto com Arduino, pesquise as limitações de cada placa e se ela realmente vai atender todas as suas necessidades no decorrer do projeto. Um lugar muito bom para pesquisar e saber tudo o que é Arduino é o fórum oficial (em inglês).

Se você gostou do tema e se interessa por assuntos relacionados à tecnologia, continue acompanhando o blog HostGator e esteja sempre por dentro das novidades. Confira também nosso outro artigo sobre como saber se um site é seguro e veja dicas exclusivas!

Navegue por tópicos

  • O que é Arduino?

  • O hardware

  • O software

  • Arduino Ethernet Shield

  • O Projeto SnappyDroid

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Sinésio Bittencourt

Com experiência em Linux e na área de desenvolvimento de sistemas, atualmente estuda Gestão da Tecnologia de Informação e é Technology Evangelist da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários