Entenda o que é ASP.NET, saiba como usar e conheça as principais vantagens dessa plataforma de desenvolvimento.
Quem trabalha com desenvolvimento web e procura uma plataforma robusta, segura e flexível para desenvolver suas aplicações precisa conhecer a ASP.NET, uma ferramenta open source da Microsoft que roda no Windows, Linux, macOS e no Docker.
Portanto, se você está procurando alternativas de softwares para desenvolvimento, continue a leitura, pois neste post vamos esclarecer o que ASP.NET, para que serve, quais são suas vantagens e como usar.
O que é ASP.NET?
O ASP.NET é uma plataforma de código aberto usado para criar aplicações para web, que podem ser integradas a outros serviços e tecnologias.Trata-se de uma estrutura robusta e completa, oferecendo uma ampla gama de bibliotecas e frameworks.
A plataforma processa solicitações web em C# ou F#, sendo esta última uma linguagem de programação desenvolvida para o ambiente .NET, conhecida devido à sua concisão e robustez.
Uma das grandes vantagens dessa ferramenta é que ela oferece integração com o Visual Studio, um ambiente de desenvolvimento da Microsoft que disponibiliza todos os recursos necessários tanto para a criação quanto para a implementação dos programas.
Definição e contexto histórico
A Microsoft criou a primeira versão do ASP.NET em 2002 para possibilitar que desenvolvedores construíssem sites e diferentes tipos de aplicações dinâmicas para web, utilizando o protocolo HTTP, que é o protocolo padrão utilizado na maior parte das aplicações para web. Além disso, ele também interage com os padrões HTML, CSS e JavaScript.
Antes do ASP.NET surgir, a Microsoft havia lançado o ASP (Active Server Pages ou Páginas do Servidor Ativo, em Português). Contudo, esse programa deixava a desejar em relação à flexibilidade e robustez. Por isso, a dona do Windows lançou uma versão mais robusta e com recursos adicionais para atender as demandas da comunidade.
No ano de 2016, a Microsoft disponibilizou o ASP.NET Core, uma versão multiplataforma do ASP.NET com foco no desempenho e implementação flexível.
Plataforma .NET e compatibilidade multiplataforma
Esse programa é uma plataforma .NET, uma ferramenta de código aberto, segura, com simultaneidade integrada e gerenciamento automático de memória. Essa estrutura também tem um conjunto padrão de bibliotecas e APIs e ainda conta com o NuGet, o gerenciador de pacotes NET, que contém mais de 300 mil pacotes.
Além disso, o ASP.NET é um sistema multiplataforma, que é compatível com os principais sistemas operacionais (Windows, Linux e macOS) e ainda roda no Docker, é um dos grandes diferenciais dessa ferramenta.
Isso porque, você vai poder usá-la no mesmo sistema operacional que utiliza no seu dia a dia, sem necessidade de instalar outro sistema somente para ter acesso à ferramenta. Além disso, por rodar no Docker, é possível desenvolver e gerenciar as suas aplicações em uma contêiner isolado, sem correr o risco de sobrecarregar o sistema do seu dispositivo.
Diferença entre ASP.NET “clássico” e ASP.NET Core
O ASP.NET Core é a versão mais moderna do ASP.NET, apesar de ambos terem a mesma finalidade, a variedade mais nova possui uma estrutura modular que pode ser executada em vários sistemas operacionais, e também no Docker, e disponibiliza ciclos de lançamento independentes.
Essas funcionalidades contribuem para deixar o processo de desenvolvimento e de atualização mais rápidos, oferecendo um desempenho melhor e mais escalabilidade.
Muitos dos recursos encontrados no ASP.NET Core também estão disponíveis no ASP.NET, mas a versão Core é mais robusta. Contudo, alguns frameworks disponíveis no ASP.NET ainda não constam no Core.
Principais características do ASP.NET
Agora que você já sabe o que é ASP.NET e para que serve, conheça alguns dos principais recursos da plataforma e analise se eles podem facilitar o seu dia a dia como desenvolvedor.

Suporte a C#, F#, Visual Basic
Se você nunca utilizou essa ferramenta, saiba que ela suporta as seguintes linguagens de programação:
- C#: uma das mais utilizadas pelos programadores;
- F#: uma opção de linguagem para quem precisa escrever códigos sucintos e com alto desempenho;
- VB (Visual Basic): uma linguagem moderna e orientada a objetos.
.NET Ecosystem
O ecossistema .NET é um ambiente que disponibiliza uma ampla gama de ferramentas, bibliotecas, frameworks e serviços voltados para o desenvolvimento de aplicações web. O intuito desse ambiente é fornecer todos os recursos necessários para a criação de aplicativos.
Páginas dinâmicas com Razor, MVC e APIs web
Essa plataforma oferece várias ferramentas para os usuários, sendo uma das mais relevantes a Razor, desenvolvida para:
- Facilitar o processo de codificação e incorporação do código do servidor em uma página web;
- Criar uma aparência consistente em todas as páginas;
- Acessar dados.
Outro recurso muito útil é o MVC, que facilita a separação e organização de códigos durante o processo de construção de aplicações.
A plataforma ainda conta com um framework chamado ASP.NET Web API, cujo propósito é desenvolver serviços em HTTP que permitem a comunicação entre diferentes sistemas.
Open source, modularidade e comunidade ativa
O ASP.NET é uma ferramenta de código aberto, o que além de deixá-la mais democrática e acessível a todos, ainda contribui para que ela tenha uma comunidade ativa que trabalha para o desenvolvimento contínuo da ferramenta e ainda ajuda a resolver eventuais problemas e falhas de segurança.
Principais tipos de aplicações com ASP.NET
Ainda está em dúvida entre usar ou não o ASP.NET? Então, confira a seguir quais são os principais tipos de aplicações que podem ser desenvolvidas com essa plataforma:
- Diferentes tipos de sites;
- Aplicações para Web integrando HTML, CSS e C#;
- APIs para web, navegador e dispositivos móveis;
- Criação de aplicações utilizando recursos da OpenAI e Azure;
- APIs RESTful para serviços de integração;
- Aplicativos de página única;
- Aplicativos em tempo real com comunicação bidirecional;
- Hubs que enviam conteúdo em tempo real para clientes conectados.
Além disso, essa plataforma também pode ser utilizada para microsserviços, um sistema de arquitetura que divide um aplicativo em componentes independentes que executam cada processo da aplicação como um serviço.
Essa estrutura permite que cada componente seja atualizado ou gerenciado separadamente, sem que haja a necessidade de interromper toda a aplicação para fazer isso.
Como começar com ASP.NET
Se após conhecer as vantagens da ferramenta você já está convencido em começar a usá-la no seu dia a dia, veja abaixo o passo a passo de como começar a desenvolver com o ASP.NET.
Instalação do .NET SDK e ferramentas (.NET CLI, Visual Studio)
Antes de instalar esse programa da Microsoft, é preciso já ter implantado na sua máquina o .NET SDK, um conjunto de ferramentas e bibliotecas essenciais para criar e executar aplicações em um ambiente .NET.

Também será necessário instalar o VS Code (Visual Studio Code), um editor de código leve e gratuito, e o Kit de Desenvolvimento em C, um conjunto avançado de extensões do VS Code, que facilita o desenvolvimento na linguagem C#.
Baixar e executar o WinGet
Em seguida, será necessário baixar e executar o arquivo de configuração WinGet do .Net. Para isso, clique na opção Arquivo de Configuração do WinGet do .NET na página de documentação do ASP.NET.

Depois, acesse a pasta de downloads e clique no arquivo baixado. Ao fazer isso, você verá um terminal na sua tela, nele constará o contrato de licença de uso, leia o documento atentamente e, se concordar com os termos, digite “y” para prosseguir com a instalação.
Em alguns casos, o seu sistema pode solicitar permissões de administrador para concluir a instalação se isso acontecer, basta selecionar a opção “Sim” quando for solicitado.
Assim que a instalação for finalizada, acesse o Visual Studio Code. Se você estiver usando o Windows, basta acessar o menu e digitar o nome do programa para conseguir acessá-lo. Então, abra um novo terminal e execute o seguinte comando para validar a sua instalação:
dotnet
Se a instalação tiver sido bem-sucedida vai aparecer a seguinte mensagem no terminal:
Usage: dotnet [options]
Usage: dotnet [path-to-application]
Options:
-h | --help Display help.
--info Display .NET information.
--list-sdks Display the installed SDKs.
--list-runtimes Display the installed runtimes.
path-to-application:
The path to an application .dll file to execute
Criar o primeiro projeto ASP.NET Core via CLI
Depois que o programa estiver devidamente instalado, você poderá começar a criar suas aplicações. Veja abaixo como fazer isso:
- Acesse o VS Code e abra a paleta de comandos (CTRL + SHIFT +P);
- Digite .NET
- Selecione a opção .NET: Novo Projeto;
- Escolha uma pasta para salvar o projeto;
- Nomeie o projeto e pressione a tecla Enter para continuar;
- Então, aparecerá na sua tela uma janela de confirnação com a seguinte pergunta: Do you trust authors of files in this folder? Clique na opção Yes, I trust the authors (sim, eu confio nos autores).
Após essas etapas você poderá começar a desenvolver o seu projeto no ambiente do ASP.NET.
Estrutura básica de um app ASP.NET Core
A estrutura básica de uma aplicação desenvolvida nesse ambiente pode variar conforme o modelo escolhido pelo usuário (Web API, MVC ou Blazor). Contudo, geralmente esses aplicativos contém os seguintes componentes:
- Ficheiro Program.cs;
- Ficheiros de configuração appsettings.json;
- Pastas como Models ou Views.
Vantagens e desvantagens do ASP.NET
Gostou de saber o que é ASP.NET e como usar? Então, conheça agora algumas das principais vantagens e desvantagens que a plataforma apresenta.
Alto desempenho e suporte de longo prazo
O ASP.NET disponibiliza uma ampla gama de recursos para desenvolvimento de aplicações no ambiente .NET. Além disso, ele oferece alto desempenho, segurança e integração com outras ferramentas de desenvolvimento.
Outros benefícios dessa plataforma que também merecem destaque são:
- Tem código aberto;
- Tem um suporte de longo prazo;
- Conta com uma comunidade engajada;
- É flexível;
- Pode ser utilizada no Docker e em diferentes sistemas operacionais;
- Contém bibliotecas e frameworks .NET;
- Possibilita a criação de diferentes tipos de sites, APIs e aplicações web.
Curva de aprendizado e requisitos do ambiente .NET
Apesar de ter muitas vantagens, essa plataforma pode apresentar alguns desafios para os usuários que não estão familiarizados com o ambiente . NET, que, provavelmente, precisarão passar por uma curva de aprendizado para conseguir utilizar e aproveitar todo o potencial dessa estrutura.
Conclusão
O ASP.NET é a ferramenta ideal para quem busca mais desempenho, segurança e recursos para desenvolver aplicações web. Portanto, se você trabalha com desenvolvimento, considere começar a utilizar essa plataforma para criar e implementar os seus projetos.
Se você quiser conferir mais conteúdos sobre desenvolvimento, confira outros artigos da HostGator sobre esse tema: