CentOs

O que é CentOS e como usá-lo

quarta-feira, 22 de abril de 2020 | Comentários

Escrito por

O CentOS é uma distribuição Linux derivada do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e é distribuída de maneira gratuita pela comunidade.

Este sistema é amplamente utilizado pelo mercado. A Red Hat conta com uma família de distribuições:

  • CentOS: Distribuição gratuita para servidores;
  • RHEL: Distribuição paga e com suporte direto da empresa;
  • Fedora: Distribuição voltada para máquinas de trabalho e com pacotes mais recentes.

Novidades na versão 8 do CentOS

No CentOS 8 foi anunciada uma nova versão do sistema chamada CentOS Stream. É uma distribuição rolling-release, ou seja, que não possui lançamentos fixos de versões e, ao invés disso, recebe atualizações constantes dos pacotes.

A intenção do CentOS Stream é ser um meio-termo entre o RHEL e o Fedora, auxiliando no lançamento de versões pontuais do RHEL. Com isso, pela primeira vez, o projeto CentOS fará parte do ciclo de desenvolvimento da plataforma RHEL.

O CentOS 7 está disponível para download através de alguns formatos:

  • DVD: A ISO padrão conta com interface gráfica e modo live (para testar o sistema antes de ser instalado);
  • Netinstall: A ISO conta com o mínimo possível para o sistema ser iniciado e todo o resto é baixado diretamente da internet;
  • Minimal: O sistema vem apenas com o necessário para funcionar. Diferente do Netinstall, a ISO minimal já vem com todos os pacotes no arquivo, porém não conta com interface gráfica e outros pacotes que podem ser considerados “desnecessários” por alguns;
  • Everything: Uma ISO que conta com todos os pacotes possíveis, o que faz o arquivo passar de 10GB. Ideal para quem quer criar um mirror na rede local;
  • Live: É possível rodar o sistema diretamente do pendrive, sem realizar a instalação. Conta com as interfaces Gnome ou KDE.

Já na versão 8 tanto do CentOS quando CentOS Stream, estão disponíveis apenas ISOs nas versões Netinstall e DVD.

Aprenda a usar o CentOS!

O CentOS é um sistema bem popular, garantindo um suporte completo da comunidade, uma vasta opção de ferramentas, além da sua já conhecida estabilidade e facilidade na hora de manuseá-lo.

Fizemos um vídeo lá no YouTube mostrando o processo de instalação do CentOS, e você pode replicar o procedimento em uma máquina virtual, conhecer mais do sistema e aprender a usá-lo!

Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro sobre o mundo da tecnologia.


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar