Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Entenda quais são os benefícios de ter um financiamento coletivo para o seu negócio.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Você sabe o que é crowdfunding? Conhecido como financiamento coletivo, este é um meio de ter o seu próprio negócio ou projeto pontual financiado por pessoas que acreditam no crescimento do seu empreendimento no mercado.

Atualmente, existem cada vez mais ferramentas que facilitam a criação de projetos alternativos. Porém, muitos deles acabam não tendo espaço nas grandes corporações, seja pela competitividade do mercado ou pela necessidade de capital. Confira o conteúdo a seguir e descubra mais sobre o que é crowdfunding.

Entenda o crowdfunding

Antes de explicar o que é financiamento coletivo, precisamos falar do crowdsourcing. Este é um modelo de produção e resolução de problemas on-line com o objetivo de repassar soluções para um grande grupo de pessoas. 

Isso quer dizer que, como empreendedor, você estará usando várias opiniões e soluções para lidar com os imprevistos da sua empresa. Sendo assim, há quatro categorias básicas de crowdsourcing: a inteligência coletiva, a criação pelo público, as preferências da comunidade e o crowdfunding

Sendo uma forma de financiamento que se origina na multidão, esse modelo de capitalização é feito por meio de pessoas interessadas em aplicar no seu negócio. Ou seja, as pessoas físicas conhecem o projeto de sua empresa, identificam-se com ele e decidem se querem ou não colaborar com qualquer valor.

Como funciona?

Por via de regra, as campanhas de financiamento coletivo possuem um valor específico para ser alcançado. Inclusive, é bastante comum que as contribuições ultrapassem o objetivo estabelecido.

Mas como investir em crowdfunding? Em geral, ele é realizado em sites específicos, em que você pode integrar seu projeto e começar uma campanha. Porém, vale prestar atenção quanto ao percentual cobrado mensalmente por essas plataformas antes de escolher qualquer uma.

Também é válido lembrar que, para um financiamento coletivo alcançar os resultados esperados, é fundamental investir na divulgação por meio de mídias sociais, além de detalhar com precisão quais são as recompensas que você pretende oferecer a cada cota de valor.

Quais oportunidades o crowdfunding pode gerar?

Além da importância de entender como funciona o financiamento coletivo, os empreendedores apontam que essa é uma oportunidade de expandir a captação de recursos, já que permite que pessoas comuns contribuam com uma iniciativa. 

Que tipos de projetos aceitam o financiamento coletivo? Para aqueles que estão atuando na comunicação e na produção de conteúdo, por exemplo, o crowdfunding pode ser usado na criação de uma edição especial de revista.

De toda maneira, existem diversas oportunidades de negócios que podem ser alcançadas ao entender o que é crowdfunding, desde que o propósito seja apresentado e algum tipo de contribuição, seja individual, coletiva ou social, seja oferecida.

Quais são os tipos de doações?

Ao entender o que é crowdfunding, você compreenderá que, apesar de ele ser uma iniciativa livre e que pode ser adotada por qualquer pessoa ou organização, esse tipo de capitalização tem predileção a alguns tipos de negócios, ou seja, que possuem uma causa ou precisam de investimentos em áreas específicas.

Para compreender melhor como funciona, a seguir, veja como fazer um projeto de crowdfunding ao conhecer os quatro tipos de doações que você pode escolher ao iniciar uma campanha on-line. 

1. Doação (campanha sem recompensa)

A campanha por doação, também conhecida por não ter recompensa, é a mais realizada por instituições de caridade e outros grupos que apoiam causas assistencialistas. Isso porque eles possuem projetos que, em geral, atraem as pessoas com um viés social.

2. Recompensa

A recompensa é o tipo mais comum de crowdfunding, no qual os idealizadores do projeto ou do negócio oferecem uma recompensa aos doadores. Assim, depois que for feito o depósito, o investidor pode solicitar aquilo que foi prometido na descrição da campanha.

3. Equity Crowdfunding

Neste tipo de doação, os contribuintes são vistos como investidores. O dinheiro é investido com objetivo de obter lucro com o projeto, principalmente em startups. Por isso, o investimento também é popularmente chamado de investimento-anjo.

4. Debt crowdfunding

O debt crowdfunding funciona como um tipo de “empréstimo”, já que o valor é devolvido depois de um tempo, com juros. Os projetos que costumam receber esse tipo de investimento são aqueles voltados para causas sociais. 

Veja como criar um negócio em momentos de crise

Existem outros meios de criar e desenvolver um empreendimento, além de entender o que é crowdfunding. Para saber como, acesse o blog da HostGator e confira 5 dicas sobre como melhorar o seu negócio em meio a uma crise.

Navegue por tópicos

  • Entenda o crowdfunding

    • Como funciona?

  • Quais oportunidades o crowdfunding pode gerar?

  • Quais são os tipos de doações?

    • 1. Doação (campanha sem recompensa)

    • 2. Recompensa

    • 3. Equity Crowdfunding

    • 4. Debt crowdfunding

  • Veja como criar um negócio em momentos de crise

Tags:

  • Domínios
  • Hospedagem de Sites

Juliana Domingues

Jornalista pós-graduada em marketing digital, trabalha com produção de conteúdo para web principalmente no setor de tecnologia. Já atuou em empresas de todo o Brasil, Alemanha, Portugal e atualmente coordena o marketing de uma lawtech da Suécia. É apaixonada pelo o que faz e, nas horas vagas, gosta de viajar - principalmente para praia - e tomar um bom vinho com os amigos.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários