O que é CTA e como usar para impulsionar as vendas

O que é CTA e como usar para engajar seu visitante

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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019 | Comentários

Fortalecer a presença digital é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Nos dias de hoje é muito difícil crescer sem estar em constante interação com o consumidor. Por isso, cada vez mais, as organizações apostam em diferentes alternativas para se aproximar das pessoas.

Um dos primeiros passos é construir um site com conteúdo relevante, navegação rápida, otimizado para ferramentas de busca com técnicas SEO e um bom call to action – também chamado de CTA. Portanto, antes de mais nada você precisa saber o que é CTA.

O que é CTA?

Os CTAs são as chamadas que orientam e conduzem o visitante do seu site para os caminhos que você deseja que ele siga. Seja para assinar uma newsletter, preencher uma landing page, responder a uma pesquisa, agendar uma visita ou comprar um produto ou serviço. Ele é uma ferramenta que pode impulsionar os resultados do seu negócio, isso porque a partir deste recurso é possível estimular que o visitante do seu site execute determinadas ações. O CTA é uma chamada para a ação, que pode ser usada tanto em sites, blog posts, e-mail marketing e outros formatos de conteúdo.

Agora que você já sabe o que é CTA, preste atenção nos sites que você acessa, expressões como: “fale com um especialista, baixe agora, acessar material e adicionar ao carrinho”, são exemplos de CTAs. Geralmente esses termos estão acompanhados de outras informações, que visam o engajamento. O CTA é um direcionamento final, que ajuda a conduzir o visitante para uma jornada de compra.

Além de fortalecer a estratégia de comunicação digital, os CTAs simplificam a navegação do consumidor, uma vez que oferecem “atalhos”. O potencial cliente é incentivado a tomar decisões com mais rapidez. Por isso, trata-se de um poderoso recurso de persuasão que pode ser aplicado nas diferentes ações marketing digital.

Como utilizar o CTA?

Os CTAs que podem ser usados com vários propósitos. Lembrando que o objetivo é sempre convidar o visitante de um site a realizar uma ação e talvez até avançar no funil de vendas. Confira abaixo alguns exemplos de onde utilizar os CTAs:

  • Chamadas para estimular a navegação no site;
  • Chamadas para planos de contratação;
  • Chamadas para formulários de inscrição;
  • Chamadas para posts relacionados ao tema do artigo;
  • Chamadas para materiais ricos;
  • Chamadas para assinar newsletter;
  • Chamadas para preenchimento de cadastro;
  • Chamadas para trial;
  • Chamadas para estimular compras;

O uso de CTAs é uma técnica interessante também para quem integra um programa de afiliados. Que tal usar chamadas estratégicas para promover a hospedagem de sites e ampliar suas vendas no Programa de Afiliados HostGator? Isso mesmo! Com chamadas atrativas e adequadas é possível atrair leads e aumentar muito as conversões, ampliando assim a sua receita no programa de afiliados.

Como criar bons CTAs?

Embora não exista uma fórmula mágica para criar um bom CTA, sabemos que é preciso seguir alguns requisitos para alcançar bons resultados, dentre eles:

  • clareza;
  • objetividade;
  • relação com o objetivo;
  • coerência com o que foi proposto.

O propósito do CTA é ajudar o visitante. Por isso, evite termos que não descrevem o que o link realmente entrega. Afinal, para o visitante não tem sensação pior do que clicar em algo que o leve para a um destino diferente do prometido ou que não tem relação nenhuma com a navegação.

Então, depois de compreender o que é CTA e como funciona a sua aplicação. Chegou a hora de aprender o passo a passo para criar chamadas mais atrativas, impactantes e eficientes. Isso porque um bom CTA precisa ser completo e levar, de fato, à ação.

Para a criação do call to action você deve atentar para alguns aspectos, que elencamos a seguir:

1. Conheça seu público

Analise o perfil de visitantes do seu site ou blog e tente compreender: o que eles buscam? Qual caminho foi percorrido até chegar onde estão? Quais produtos, soluções ou serviços as pessoas procuram?

Quando você se coloca no lugar do usuário fica mais fácil identificar o que ele espera, suas expectativas e necessidades. De tal modo, fica muito mais fácil criar os CTAs ideais para cada momento, conduzindo o consumidor a uma ação efetiva.

2. Crie conteúdo personalizado

Para ter sucesso com o uso de CTAs é preciso fugir dos padrões e dos clichês. O famoso “clique aqui”, por exemplo, deve ser evitado. Até porque o visitante deve se deparar com inúmeros CTAs como este ao longo do dia.

O ideal é criar o call to action pensando, de fato, em como ele irá dar suporte para um determinado objetivo da sua estratégia de marketing digital. Além de se aproximar do visitante, com textos âncoras criativos e personalizados você pode, inclusive, melhorar o ranqueamento no Google.

Portanto, é interessante ter links e botões com textos curtos, autoexplicativos e objetivos. Além disso, usar o modo verbal imperativo é indispensável. Ele é capaz de expressar uma ordem, sugestão, recomendação, solicitação, alerta ou aviso.

Uma frase curta bem elaborada ou um verbo de comando com um link podem configurar um CTA muito eficaz. Veja algumas referências:

  • Baixe o e-book gratuito;
  • Garanta sua vaga no curso;
  • Pare de perder dinheiro;
  • Invista na sua carreira;
  • Seja um assinante VIP;

3. O que você vai entregar com o CTA?

Tenha em mente que o call to action precisa prometer e entregar, de fato, alguma coisa. Sempre que pensar na criação de um CTA, defina uma vantagem ou algo que seja capaz de engajar o visitante.

Vale destacar que a oferta precisa ser interessante para o usuário. Não vale colocar um link somente para atrair o visitante e depois decepcioná-lo com o resultado. Seja coerente na chamada e na entrega.

4. Faça testes A/B

Diante de tantas possibilidades, como saber quais CTAs realmente levam à ação? É possível identificar quais as chamadas são mais eficientes? Sim! O caminho para descobrir é bem simples: basta testar. Faça testes com chamadas diferentes e aposte em novos formatos e posicionamentos no seu site. Também vale mudar as cores de fundo do CTA e dos botões. Outra dica é usar gatilhos considerados mais “agressivos”, como:

  • Adquira já!
  • Cadastre-se agora!
  • Assine e ganhe um brinde!

Fazer bons CTAs é uma ótima estratégia para que você engaje seu visitante. Mas os CTAs também são usados para ajudar a impulsionar as vendas, gerar mais leads ou para quem quer se tornar um afiliado de sucesso. Seja por meio do fluxo orgânico ou de anúncios, o posicionamento da marca é determinante para o seu sucesso. Muito mais do que isso, aumentar as visitas no site e gerar conversões é parte essencial da estratégia de marketing digital.

Os CTAs são estratégicos para conduzir os visitantes de um site. Isso porque indicam caminhos, recomendam informações adicionais e divulgam assuntos relevantes para o crescimento do seu negócio.

Agora que você sabe o que é CTA e como criá-los, é hora de aplicar o recurso para impulsionar as vendas. Se tiver alguma dúvida, comente no espaço abaixo que poderemos ajudar você a solucioná-la. Boas vendas!

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