Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça o protocolo HTTPS e quais as vantagens que ele trará a seu site. Aprenda também a diferença entre o HTTPS e o HTTP!

Se você navega muito na internet, certamente já se deparou com o termo https:// que está presente em praticamente todas as URLs da internet, mas você sabe qual o significado de HTTPS? Ou então sabe diferenciar um site que utiliza http invés de https? São questões bem importantes, ainda mais para quem prioriza navegar com segurança, que é a palavra-chave para esse tópico. Então confira nesse artigo tudo a respeito de HTTPS! Vamos lá?

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:

O que é HTTPS?

o que é https

HTTPS ou Hyper Text Transfer Protocol Secure, é um protocolo da internet que visa realizar a comunicação de dispositivos com os servidores do mundo todo. O protocolo HTTPS surgiu como uma evolução ao procolo antecessor o HTTP, a diferença entre eles é que o HTTPS possui a comunicação de dispositivos criptografada.

Por conta da criptografia, o HTTPS se torna um protocolo muito mais seguro, tanto que na maioria dos navegadores, sites que utilizam HTTPS, possuem a descrição Site Seguro e um cadeado fechado, simbolizando que aquele site possui um certificado SSL ativo e instalado. Isso, além de gerar segurança aos visitantes, acabou se tornando muito importante para que sites tenham um bom ranqueamento nas pesquisas do Google.

Qual a diferença entre HTTP e o HTTPS?

A princípio, ambos os protocolos utilizam um sistema idêntico de comunicação, o HTTP 3.0, porém, o HTTPS possui a criptografia que utiliza tecnologia TLS/SSL, o que o torna um protocolo seguro, evitando ter dados interceptados ao se navegar em sites na internet. Em situações onde o usuário utiliza rede públicas, como em cafeterias ou shoppings, é bom ter precaução ao acessar sites sem SSL, pois, as condições para se ter alguém na rede interceptando seus dados fica mais alta.

Veja abaixo um exemplo de site sendo acessado por HTTP e outro por HTTPS:

  • Acesso por HTTP:
site http
  • Acesso por HTTPS:
exemplo site https

Outro ponto que diferencia esses dois protocolos é a porta utilizada em um servidor web, cada protocolo utiliza portas específicas em um servidor, por padrão a porta 80 é referente ao protocolo HTTP e a 443 ao HTTPS.

Como o HTTPS funciona?

O HTTPS utiliza o método de criptografia SSL/TLS, um sistema de criptografia bem avançado e atualizado, com pouquíssimas chances para brechas. O SSL (Secure Socket Layer) utiliza a tecnologia de criptografia entre servidor e cliente, onde impede a leitura de dados interceptados. Já o TLS (Transport Layer Security) é o sucesso do SSL, trouxe inovações com um sistema de criptografia mais forte e também traz correções a vulnerabilidades do SSL, estando atualmente na versão TLS 1.2.

A criptografia de um certificado SSL/TLS, num geral funciona da mesma forma, ao acessar um site, com HTTPS, é gerado a você uma chave de segurança, pode-se enxergar como a senha de um cadeado. Todas as informações que você informar ao site, sejam dados pessoais, números de cartão, senhas, vão ser todas transformadas numa mensagem hipercomplexa e codificada. Os únicos que terão acesso à senha de segurança é você e o servidor do site que você acessou, tornando as suas informações seguras a intercepções.

Considerações Finais

O HTTPS é um protocolo seguro e que vem sendo cada vez mais usado em toda a internet, se você possui um site e ainda não utiliza um certificado SSL nele, é altamente recomendável que você vá atrás de instalar e ativar um certificado SSL no seu servidor. Na HostGator, todos os domínios hospedados em nossos servidores ganham gratuitamente a instalação e ativação automática do certificado, garantindo o HTTPS em seu site!

Se você tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado nesse artigo, deixe aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações. Além disso, deixo como sugestão esses outros artigos relacionados com esse tema:

Até a próxima! :^)

Navegue por tópicos

  • O que é HTTPS?

  • Qual a diferença entre HTTP e o HTTPS?

  • Como o HTTPS funciona?

  • Considerações Finais

Tags:

  • Domínios

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários