Afinal, o que é Newsletter? Saiba tudo sobre os boletins informativos, conhecidos como Newsletter, uma aliada poderosa no Marketing de Conteúdo.

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Se você tem um negócio e precisa transformar leads em clientes ou mesmo fidelizar a sua base, uma boa dica é adotar uma newsletter em suas estratégias de marketing digital. 

Diferente do e-mail marketing, a newsletter tem o objetivo de entregar conteúdos informativos, que tem a ver com a necessidade de seu possível cliente ou consumidor. Dessa forma, você os prepara muito mais para a tomada de decisão, que é a compra do seu produto ou serviço. 

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é newsletter e como funciona, para alavancar o seu negócio. Acompanhe! 

O que é Newsletter?

A newsletter em tradução livre para o português, significa boletim informativo. Como o próprio nome diz, essa estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo educar e informar a sua base de leads e clientes. 

Você, por exemplo, deve receber diariamente em seu e-mail, newsletter de empresas que gosta ou mesmo daquelas que estão te ajudando a resolver uma dor do momento, com informações.

Como assim? Calma, que te explicamos!

Quando você busca na internet por modelos de planilha de métricas para redes sociais, você irá encontrar uma infinidade de sites e blogs, com a solução para a sua busca.

Ao optar por baixar o conteúdo, você preencherá um cadastro e deixará o seu e-mail e após isso terá acesso ao material. Ao deixar o seu e-mail e consentir com os termos de uso, você pode passar a receber e-mails dessa empresa, que te ajudou com a planilha de métricas, com conteúdos informativos relacionados.

Além disso, pode receber ofertas de produtos e lançamentos dessa empresa e quem sabe, você se interesse e feche uma compra ou assinatura. 

Neste vídeo você vai saber exatamente o que é uma newsletter, a importância de ter uma e também algumas dicas para que você possa gerar negócios por meio da sua newsletters.

Viu só?! Com uma newsletter, você consegue atingir vários públicos de sua empresa, independente do estágio do funil que essas pessoas estejam. 

Como fazer uma Newsletter?

Como vimos, uma newsletter tem como objetivo compartilhar conteúdos informativos e não focar apenas em vendas. Então, antes de sair mandando e-mails para a sua base, é preciso que você crie um bom planejamento. 

Além disso, você precisa segmentar os e-mails da sua base, de acordo com a etapa do funil que seus leads ou clientes antes. Ao mesmo tempo, é preciso validar quais os tipos de conteúdos essas pessoas querem receber e com isso, criar um calendário editorial. 

Depois disso tudo, você tem como fazer newsletter com o apoio de ferramentas de automação de marketing, como o RD Station e LeadLovers, por exemplo. Assim, fica mais fácil criar as campanhas, segmentar o público, desenvolver o conteúdo e ainda medir os resultados. 

O que uma boa Newsletter deve possuir?

Para criar uma boa newsletter, exemplos não faltam. Aqui vamos te dar algumas dicas do que o boletim informativo deve ter. 

1. Conteúdo relevante

O conteúdo precisa ter a ver com os assuntos de interesse do seu público ao assinar a newsletter. Você precisa mostrar que se importa com ele e mostrar que quer ajudá-lo a resolver suas dúvidas e problemas. Resumindo: seja útil. 

2. Seja agradável de ler

O seu conteúdo precisa ser intimista, ser gostoso de ler e passar o recado. Além disso, deixe o material organizado no corpo do e-mail, tornando-o bem distribuído e dando o destaque merecido aos principais assuntos. 

Lembre-se: as pessoas não têm muito tempo para ler grandes e-mails. Então, torne a sua newsletter o mais enxuta possível, com pequenos resumos sobre os assuntos e links disponíveis, para caso o leitor queira seguir com o tema em seu blog. 

3. Cuide com o uso de imagens

Você já deve ter recebido um e-mail com a imagem quebrada, ou com aquela mensagem que a imagem não pode ser exibida. Por isso, sempre tenha um misto de imagem, texto, links e até emojis em seu e-mail.

Dessa maneira, você tem muito mais chances de fazer seu conteúdo chegar na caixa de entrada, pois ele se torna muito parecido com os e-mails que enviamos no trabalho, por exemplo. 

4. Teste o boletim antes de enviá-lo

Essa é uma dica primordial. Como enviar uma newsletter sem testá-la antes? O teste é essencial para que você tenha certeza que o e-mail chegará com todas as informações ao lead ou cliente. 

Analise como ele é exibido nas várias plataformas de e-mails que temos disponíveis, para ter certeza de que o layout não está quebrado, ou as imagens e gifs não abrem. 

5. O nome da sua empresa deve estar no remetente

O público precisa saber de cara quem está mandando um e-mail para ele. Além disso, com o nome da sua empresa no remetente, você traz muito mais profissionalismo e isso reflete a forma como você trata os seus destinatários. 

O modelo mais usado para os endereços de e-mail de boletins são: [email protected]. Não se recomenda de forma alguma usar e-mails com @naoresponda ou mesmo @vendas. 

Por que enviar uma Newsletter é tão importante?

O boletim informativo é uma forma onde as empresas conseguem se relacionar com seu público de forma leve e muito educativa. Além disso, é uma das principais formas de levar o seu lead ou cliente para o site e blog, para aproveitar outros materiais e até fechar negócio.

Confira a seguir, alguns motivos pelos quais a estratégia tem sido tão importante. 

1. Aproxima sua empresa de seus clientes

Com uma boa newsletter, você passa a ficar íntimo de seus clientes. Lembre que por meio desse canal, sua empresa conta com pessoas que estão realmente interessadas em seu conteúdo. 

2. Ajuda na percepção de marca

Com esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo, você se torna uma referência em seu nicho, por produzir materiais informativos de alta qualidade. Dessa forma, a chance das pessoas começarem a procurar a sua empresa por isso, é muito alta. 

Como consequência, seu negócio pode ganhar novos clientes, que com certeza tem muito mais chances de ser fiéis a você, que da concorrência. 

3. Prepara um lead para se tornar cliente

A trilha de e-mails para um lead se tornar um cliente pode ser longa, mas lá no fim pode valer muito a pena. Pois, ao educar o cliente desde o primeiro contato, ele vai entendendo como a sua empresa pode realmente ajudá-lo e o aproxima de seu produto ou serviço. 

Assim, quando ele se tornar um consumidor, já terá muito ou total conhecimento de como seu negócio funciona, como são os serviços e muito mais. Dessa forma, a chance dele permanecer muito tempo na sua base é ainda maior. 

Como saber se a Newsletter está funcionando?

Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, o que não é medido não pode ser gerenciado. Quando se fala em gestão de e-mails, existem diversas métricas que você pode analisar para validar se suas trilhas são efetivas ou não. 

Por isso, após disparar os seus e-mails, verifique a taxa de clique, de abertura, quais os conteúdos mais lidos e os horários que as pessoas geralmente acessam a newsletter, por exemplo.

Com isso, você vai ter uma boa ideia se a sua estratégia está indo bem e está tendo um bom retorno sobre o investimento na ação. 

Qual a periodicidade da Newsletter?

A periodicidade de envio da newsletter varia muito de empresa para empresa. O recomendado é enviar semanalmente, a cada quinze dias ou mesmo mensalmente. 

O que não é adotado pelo mercado, é enviar boletins diariamente. Até porque, você não conseguirá ter conteúdo relevante todos os dias para compartilhar com o seu público. Você corre o risco de cair no spam muito mais rápido, caso adote essa prática.  Por isso, faça testes!

Analise o que é melhor para o seu negócio.

Aproveite para fazer pesquisas com o seu público e pergunte em quais dias, horários e de quanto em quanto tempo gostaria de receber os seus conteúdos. 

Confira sua newsletter antes de enviar!

Além de fazer os testes, como citamos acima, aproveite para fazer uma boa revisão do conteúdo, links, emojis, ALT das imagens, antes de enviar o seu conteúdo ao destinatário.

Nunca é demais dar aquela última revisada nos e-mails ou trilha, para trazer a melhor experiência para o seu público. 

Esperamos ter ajudado você a entender o que é newsletter e como funciona.

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