Você sabe o que é telemediciona e por que é interessante usar na sua clínica? Aprenda nesta matéria!

Graças ao avanço tecnológico nas mais variadas áreas, hoje podemos realizar alguns procedimentos médicos sem precisar de visitas clínicas. Por isso, antes de ir até o hospital, que tal entender o que é teleconsulta?

Com uma modalidade de atendimento totalmente online, você consegue conversar com o médico e ainda obter um diagnóstico sem a necessidade de ir até a clínica. Para entender melhor como funciona essa nova ferramenta da saúde 4.0, continue lendo o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o que é teleconsulta.

Entenda a teleconsulta

Termo usado para se referir ao atendimento médico realizado virtualmente, por meio de plataformas digitais, a telemedicina ganhou popularidade no último ano (2020), por conta do isolamento social.

Porém, essa modalidade de atendimento, inicialmente, foi criada para suprir as necessidades de quem não poderia ir até um hospital ou uma clínica, seja porque o paciente tem limitações físicas de locomoção ou para facilitar a agenda corrida no dia a dia. 

Assim, com somente um aparelho conectado à internet, você consegue ter acesso a todas as informações sobre o seu tratamento, além de realizar o acompanhamento dentro de casa.

Na prática, como funciona a teleconsulta?

Em geral, a teleconsulta não é tão diferente de um atendimento presencial. Isso porque o médico irá seguir o mesmo passo a passo que você passaria indo até a uma clínica:

  1. Você menciona todos os seus sintomas;
  2. O médico irá analisar e diagnosticar ou lhe encaminhar para fazer exames;
  3. Depois, ele irá passar o tratamento e você poderá fazer o acompanhamento remotamente também.

Vale lembrar que a maioria dos serviços de teleconsulta funciona com agendamento prévio e com um tempo de atendimento já determinado, geralmente de 10 a 15 minutos em tempo real.

Mas, se preferir por outro tipo de consulta, você pode optar por horários mais espaçados de resposta. Isso quer dizer que, nessa modalidade, as perguntas são enviadas pelo paciente e posteriormente respondidas pelo profissional da saúde — em algumas horas ou dias.

É importante ressaltar também que, em alguns países, o diagnóstico pode incluir as prescrições necessárias, como no Brasil, desde que seja usada a assinatura digital.  Já em outros, a prescrição via internet é proibida.

Teleconsulta x telemedicina

Apesar de serem tratados como sinônimos, entender o que é teleconsulta não é o mesmo que saber o conceito de telemedicina. Para entender essa diferença, considere que esse primeiro termo diz respeito a uma das vertentes do segundo, ou seja, uma das formas de serviço.

Então, para entender o que é telemedicina, é necessário partir do fato que se trata do exercício médico, no sentido mais abrangente, intermediado por tecnologias de interação e comunicação audiovisual e de dados.

Quais as vantagens da teleconsulta?

Não são necessários muitos exemplos de telemedicina para entender como a consulta virtual faz a diferença no dia a dia, seja pela facilidade de poder conversar com um especialista ou pela qualidade do atendimento que pode ser oferecida. Se você ficou curioso e quer saber mais, continue lendo e confira.

Maior acessibilidade

Um dos maiores benefícios relacionados a essa tendência é o aumento da acessibilidade nos serviços de saúde. Isso porque esse atendimento remoto permite que a consulta chegue a lugares mais distantes dos centros de cidade, como municípios rurais e de interior.

As vantagens só aumentam se considerarmos o contexto de carência de profissionais da saúde mental ou física fora dos grandes polos urbanos. Essa alternativa se torna ainda mais interessante!

Qualidade de atendimento

Entender o que é a teleconsulta também te permite ter acesso a um atendimento de qualidade e especializado sem precisar sair de casa. Isso porque, muitas vezes, ao buscar pelo atendimento presencial, acabamos nos deparando com alternativas de atendimento mais generalista, devido à grande demanda. 

Assim, diante desse contexto, a teleconsulta pode ser uma grande solução, já que é possível buscar por consultas especializadas e, ainda, com o bônus de resolver tudo pela internet.

Redução de custos

Outra vantagem de adotar a teleconsulta médica é que você consegue oferecer preços mais em conta aos pacientes, já que o ambiente digital não exige grandes investimentos.

Com um celular ou um computador mediano com acesso à internet, é possível realizar a teleconsulta. Além disso, não há custos com transporte e outras despesas oriundas do deslocamento até clínicas, tanto para o médico como para o paciente.

Quer saber mais novidades? Acompanhe o blog da HostGator

Se você gostou de entender o que é teleconsulta e as vantagens de implementar esse atendimento na sua clínica, que tal conhecer as tendências de marketing para o seu negócio? Acesse o blog da HostGator e acompanhe as novidades.