O que é um ilustrador e como vem crescendo a demanda dessa carreira.

Ouça o conteúdo deste post clicando no player abaixo!

Com a evolução dos softwares de edição de imagem, a profissão de ilustrador está sendo cada vez mais procurada. A ilustração é uma ferramenta de comunicação incrível: pode transmitir um sentimento, uma opinião e até mesmo uma essência. 

Ela pode simplificar uma ideia complicada, complementar as palavras ou mensagens entregues ao usuário e, às vezes, apenas “ficar sozinhas”. Quem deseja trabalhar nessa área precisa, além de dominar as atuais ferramentas de ilustração, ser uma pessoa criativa e antenada em tendências da arte e do design. 

Esse profissional é responsável por criar elementos gráficos para materiais impressos e digitais, e em níveis mais avançados, poderá criar personagens de videogame e animações em 3D. 

Se você está começando ou está com dúvidas sobre a carreira de ilustrador, continue lendo este artigo que vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! 

Tópicos abordados neste artigo

  • O que faz um ilustrador?
  • Qual a diferença entre ilustrador e designer gráfico?
  • Áreas de atuação de um ilustrador 

O que faz um ilustrador?

Quem pensa que para ser um ilustrador basta saber desenhar bem ou saber utilizar os softwares específicos para isso, está enganado. O ilustrador é um artista, por isso sua criatividade precisa sempre ser considerada. Além disso, dominar o que há de mais atual no mercado é o principal diferencial de como ser ilustrador

A boa notícia é que, oficialmente, não é necessário ter uma formação acadêmica para trabalhar na área. No entanto, é necessário que você tenha conhecimento aprofundado em design, além de referências de artes e comunicação visual na sua bagagem profissional.

Para entender mais sobre o que faz um ilustrador é preciso saber que esses profissionais criam arte original usando meios diferentes, como canetas, lápis de cor, lápis e também uma variedade de tintas, como aquarela, acrílico ou óleo. 

Embora possam usar métodos tradicionais para criar arte à mão, alguns ilustradores realizam seu trabalho apenas com um computador, usando software gráfico ou de ilustração.

Qual a diferença entre ilustrador e designer gráfico?

Apesar de você conseguir encontrar as mesmas habilidades num só profissional, as duas carreiras são diferentes. O designer gráfico é um profissional que cria recursos visuais para as redes sociais, por exemplo. Esses recursos precisam transmitir uma mensagem, vender um produto, promover ou explicar algo. 

Eles têm um conhecimento profundo sobre como comunicar uma ideia por meio de recursos visuais que incluem texto, imagens, cores, formas, tipografia e hierarquia visual. O ilustrador é a pessoa que cria ilustrações e peças de arte para serem usadas como parte de um design. 

A profissão de ilustrador envolve mais o mundo da arte que do design. Embora designers gráficos e ilustradores estudem os mesmos conceitos básicos de cor e equilíbrio, a intenção do produto final é diferente.

Áreas de atuação de um ilustrador

Outro fato importante para entender o que é ilustrador é saber mais sobre as áreas de atuação. Existem várias vertentes no mercado da ilustração: é possível trabalhar como ilustrador digital, ilustrador de produtos, de moda, de livros infantis, etc. 

O melhor desse tipo de trabalho é que ele pode ser realizado remotamente e você não precisa necessariamente falar outro idioma para isso. Dentro da área digital, existe a área de ilustrador de produto, por exemplo, que consulta e trabalha com clientes particulares ou agências de publicidade para criar um desenho ou pintura.

O ilustrador 3D, um profissional mais experiente e com melhor remuneração, é focado em criar objetos, personagens, robôs, entre outros. É um mercado em ascensão, mas necessita de muito estudo para ingressar. 

Como se tornar um ilustrador de sucesso?

Não importa a área de atuação que você escolha, é necessário ser autêntico e se preocupar em atender o briefing do projeto — e entregar tudo dentro do prazo. 

Dessa forma, você conseguirá ganhar uma boa reputação no mercado e ser cada vez mais indicado para novos clientes. Abaixo separamos três dicas que você deve considerar se quiser ser um ilustrador de sucesso:

Busque referências

Para se inspirar, pesquise referências de obras e artistas que você admira. Busque saber a história desses profissionais, acompanhe-os nas redes sociais e leia tudo o que puder sobre o assunto. 

Além de ganhar mais referências de estilo, você também vai saber como cada um deles conquistou seu espaço no mercado. Assim, poderá usar esses exemplos para enxergar mais longe e ver que é possível ter sucesso na carreira de ilustrador com as ferramentas que você tem hoje. 

Estude muito

Como para qualquer profissional que deseja alcançar sucesso, é preciso manter-se sempre atualizado, e você só vai conseguir isso se não parar de estudar nunca. 

Uma nova técnica, paletas de cores que estão em alta, um novo software de ilustração, exposições de arte. Todos esses materiais irão enriquecer seu portfólio e sua experiência. E, a longo prazo, é o que vai destacá-lo de concorrentes. 

Pratique

Não adianta ficar só teoria, para ser um ilustrador de sucesso você precisa praticar! A ilustração é um trabalho artístico, mesmo que seja digital, você precisa de um olhar diferenciado para entregar peças autênticas e que estejam de acordo com o briefing apresentado pelo cliente. 

A prática leva à perfeição, por isso, não desanime se no começo você não conseguir um padrão de qualidade equivalente às referências que pesquisou. Continue praticando até ter confiança em suas ilustrações, e então passe a divulgá-las. 

E para divulgar seus trabalhos, considere criar um site. Leia nosso artigo sobre domínios e como registrá-los e conquiste clientes com sua página!