Saiba como inserir GIFs na estratégia de marketing da sua empresa

O que são GIFs e como usá-los na estratégia de comunicação da sua empresa

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quarta-feira, 19 de setembro de 2018 | Comentários

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O GIF é um formato de imagem que pode compactar várias cenas e com isso exibir movimentos. A sigla GIF significa Graphics Interchange Format, que na tradução literal para português seria formato para intercâmbio de gráficos. E o uso deles pode deixar os seus e-mails mais animados, criativos e agradáveis para o leitor. E aí, já pensou em incluir GIFs na estratégia de marketing da sua empresa?

Como surgiram os GIFs?

Embora muitos pensem que os GIFs são uma novidade, eles têm mais de 30 anos. Mas foi com o crescimento das redes sociais e o uso de dispositivos móveis que eles chegaram ao auge. Segundo uma reportagem publicada pelo caderno Link, do Estadão, em 2016 foram publicados mais de 13 bilhões de GIFs somente via Facebook Messenger. Imagine se somássemos a esse número tudo o que foi compartilhado em todas as outras redes sociais!

Uma linguagem universal

O GIF é uma linguagem universal e esse é um dos seus principais diferenciais. Além disso, como os GIFs não têm áudio, as imagem acabam falando por si. As redes sociais já disponibilizam um banco de GIFs para ajudar seus usuários a se expressarem. O Twitter, por exemplo, filtra os GIFs por expressões, facilitando que sejam encontrados.

O impacto das imagens

Você certamente já ouviu o ditado que diz: uma imagem vale mais que mil palavras. Os GIFs podem explicar perfeitamente essa máxima. O pesquisador do Media Lab do MIT, Kevin Hu, afirma que mandar um GIF de gatinho para alguém desanimado tem um resultado melhor do que uma longa mensagem motivacional. Será exagero? O diretor da startup Giphy, David Rosenberg, concorda e afirma que os GIF ajudam as pessoas a expressarem seus sentimentos.

Onde encontrar GIFs?

Segundo reportagem da Época Negócios, diariamente são compartilhados dois bilhões de GIFs no site Giphy.com e nas plataformas que usam a sua base de dados. Inclusive, o site Giphy pode ser considerado o “Google dos GIFs”. Agora você já sabe onde buscar GIFs para usar na sua estratégia de marketing.

A expectativa do Giphy é bem promissora. O CEO da startup, Alex Chung, acredita que a empresa pode se tornar três vezes maior do que é atualmente. Essa visão se dá muito pelo fato de que o GIF tem várias funcionalidades, dentre elas: comunicar, informar e fazer rir.

O que diz a lei sobre o uso de GIFs?

A grande maioria dos GIFs são criados a partir de programas de TV, seriados, filmes e eventos esportivos. Ou seja, são imagens protegidas por direitos autorais. Porém, criar um GIF a partir de um conteúdo desses não viola as leis de copyright, de acordo com o especialista em propriedade intelectual, Sérgio Branco. Ele garante que a legislação brasileira de direitos autorais permite a citação de obras. Por isso, quem publica um poema de Vinicius de Moraes, cita Chico Xavier ou Tati Bernardi não está desrespeitando os direitos autorais.

A percepção que se tem é de que o GIF promove de forma positiva o original. A lógica é que, quando você vê muitos GIFs sobre um determinado tema, isso desperta a curiosidade para acompanhar o conteúdo original. Contudo, existem diversos aspectos jurídicos que devem ser observados para evitar que violem os direitos de terceiros. O que ocorre também com os memes e você pode compreender melhor no artigo: Os aspectos jurídicos dos memes.

Como usar GIFs na comunicação da sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre GIFs é hora de começar a usá-los na estratégia de comunicação da sua empresa.

Sabe todos os e-mails chatos que você já recebeu na vida? Eles certamente teriam um impacto completamente diferente se tivessem GIFs. Afinal, os GIFs são:

  • animados – e por isso chamam mais a atenção das pessoas;
  • rápidos – têm no máximo 10 segundos;
  • universais – é possível entender a mensagem independente do idioma;
  • engraçados – geralmente são usados para fazer rir;
  • eficientes – conseguem transmitir uma mensagem;


Os GIFs podem ser usados para aprimorar a comunicação interna, transmitir a cultura da empresa, apresentar regras e normas da organização. Mas, também podem ser usados para criar uma aproximação com o público externo. Nesse caso, a função dos GIFs pode ser:

  • atrair a atenção;
  • contar histórias;
  • divulgar promoções;
  • deixar os e-mails mais engraçados e interessantes;
  • apresentar novos produtos ou serviços;
  • indicar um passo a passo a ser seguido;
  • deixar a mensagem mais leve.

Para avaliar o desempenho dos GIFs nos e-mails, por exemplo, da sua empresa uma dica é analisar a taxa de cliques, antes de depois do uso de GIFs. Mas, com eles a tendência é que as pessoas se interessem mais pelos seus e-mails, principalmente quando os GIFs se tornam uma marca registrada do seu negócio. Que tal experimentar essa estratégia?


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