Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Que tal inserir GIFs na sua estratégia de comunicação? Eles podem aproximar o público do seu negócio, por isso é importante saber como usá-los.

Não é difícil encontrar e-mails ou mesmo textos diversos na internet que utilizam pequenas animações para explicar parte do conteúdo ou dar um tom mais leve à comunicação.

Para quem não conhece exatamente essa forma de “animação”, vamos conhecer neste texto o que é um GIF, onde encontrá-los na rede e a melhor forma de utilizá-los. Vamos lá? 😉 

O que é GIF?

O GIF é um formato de imagem que pode compactar várias cenas em uma pequena sequência, e com isso exibir movimentos.

A sigla GIF significa Graphics Interchange Format, que na tradução literal para português seria algo como “formato para intercâmbio de gráficos”. Por conta de sua dinâmica, o uso deles pode deixar os seus e-mails mais animados, criativos e agradáveis para o leitor.

Aliás, esse formato pode ser usado em várias frentes além dos e-mails, já que até mesmo o Facebook Messenger e o WhatsApp possuem suporte para esse formato de imagem – tudo para uma comunicação mais leve e agradável com a outra pessoa ou grupo.

Como surgiram os GIFs?

Embora muitos pensem que os GIFs são uma novidade, eles têm mais de 30 anos. Mas foi com o crescimento das redes sociais e o uso de dispositivos móveis que eles chegaram ao auge.

Por conta do seu alcance, o GIF se tornou uma linguagem universal, e esse é um dos seus principais diferenciais. Além disso, como os GIFs não têm áudio, as imagens acabam falando por si.

As redes sociais já disponibilizam um banco de GIFs para ajudar seus usuários a se expressarem. O Twitter, por exemplo, filtra os GIFs por expressões, facilitando que sejam encontrados. Facebook e WhatsApp também seguem por um caminho parecido.

Características dos GIFs

De maneira geral, os GIFs seguem alguns padrões. Após observar esses elementos, você vai reconhecer uma imagem do gênero facilmente.

  • Animados: são imagens em movimento, o pequeno trecho de um vídeo ou animação;
  • Rápidos: pela natureza de sua criação, o GIF deve ter, no máximo, 10 segundos de duração;
  • Universais: podem ser compreendidos independentemente do idioma e em qualquer luga do mundo;
  • Eficientes: são capazes de transmitir a mensagem desejada por quem o envia;
  • Engraçados: geralmente utilizados para transmitir humor e dar leveza a alguma mensagem;
  • Formato leve: também é preciso considerar que um GIF deve usar imagens em PNG ou JPG, além de ter no máximo 256 cores em sua composição.

O impacto das imagens

Você certamente já ouviu o ditado que diz: uma imagem vale mais que mil palavras. Os GIFs podem explicar perfeitamente essa máxima. O pesquisador do Media Lab do MIT, Kevin Hu, afirma que mandar um GIF de gatinho para alguém desanimado tem um resultado melhor do que uma longa mensagem motivacional. Será exagero? O diretor da startup Giphy, David Rosenberg, concorda, e afirma que os GIFs ajudam as pessoas a expressarem seus sentimentos.

Onde encontrar GIFs?

Com a popularidade alcançada por esse tipo de animação, não é difícil encontrar sites que apresentem imagens nesse formato para usar em suas comunicações de marketing e outras mensagens.

Além de várias ferramentas para criar pequenas animações no formato GIF, também há na rede alguns sites com opções prontas. Tudo que você precisa fazer é acessar essas páginas e realizar a busca desejada para tentar encontrar a sequência que mais lhe agrada.

A seguir, confira algumas opções de sites que oferecem GIFs:

O que diz a lei sobre o uso de GIFs?

A maioria dos GIFs são criados a partir de programas de TV, seriados, filmes e eventos esportivos. Ou seja, são imagens protegidas por direitos autorais. Porém, criar um GIF a partir de um conteúdo desses não viola as leis de copyright, de acordo com o especialista em propriedade intelectual, Sérgio Branco.

Ele garante que a legislação brasileira de direitos autorais permite a citação de obras. Por isso, quem publica um poema de Vinicius de Moraes, cita Chico Xavier ou Tati Bernardi não está desrespeitando os direitos autorais.

A percepção que se tem é de que o GIF promove de forma positiva o original. A lógica é que, quando você vê muitos GIFs sobre um determinado tema, isso desperta a curiosidade para acompanhar o conteúdo original.

Contudo, existem diversos aspectos jurídicos que devem ser observados para evitar que violem os direitos de terceiros. O que ocorre também com os memes e você pode compreender melhor no artigo: Os aspectos jurídicos dos memes.

Como usar GIFs na comunicação da sua empresa?

Agora que você já sabe tudo sobre GIFs é hora de começar a usá-los na estratégia de comunicação da sua empresa.

Os GIFs podem ser usados para aprimorar a comunicação interna, transmitir a cultura da empresa, apresentar regras e normas da organização. Mas, também podem ser usados para criar uma aproximação com o público externo. Nesse caso, a função dos GIFs pode ser:

  • atrair a atenção;
  • contar histórias;
  • divulgar promoções;
  • deixar os e-mails mais engraçados e interessantes;
  • apresentar novos produtos ou serviços;
  • indicar um passo a passo a ser seguido;
  • deixar a mensagem mais leve.

Para avaliar o desempenho dos GIFs nos e-mails, por exemplo, da sua empresa uma dica é analisar a taxa de cliques, antes de depois do uso de GIFs. Mas, com eles a tendência é que as pessoas se interessem mais pelos seus e-mails, principalmente quando os GIFs se tornam uma marca registrada do seu negócio. Que tal experimentar essa estratégia?

Se você quer saber mais sobre estratégias de e-mail marketing sugerimos a leitura dos conteúdos abaixo:

Navegue por tópicos

  • O que é GIF?

    • O impacto das imagens

    • Onde encontrar GIFs?

    • O que diz a lei sobre o uso de GIFs?

  • Como surgiram os GIFs?

    • O impacto das imagens

    • Onde encontrar GIFs?

    • O que diz a lei sobre o uso de GIFs?

  • Características dos GIFs

    • O impacto das imagens

    • Onde encontrar GIFs?

    • O que diz a lei sobre o uso de GIFs?

  • Como usar GIFs na comunicação da sua empresa?

Tags:

  • estratégia
  • Hospedagem de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários