Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Links patrocinados são alavancas que permitem aparecer nos primeiros resultados de busca no Google e outros buscadores. Saiba mais aqui.

Os links patrocinados são uma alavanca que permitem estar presente diretamente nos primeiros resultados de busca no Google e em outros buscadores. Ao fazer uma pesquisa na web, você verá esses links patrocinados com uma anotação de “anúncio”.

Se você deseja obter mais visibilidade nos mecanismos de pesquisa e novos clientes em potencial, precisa conhecer essa ferramenta. Com links patrocinados, descubra como gerar rapidamente visitantes direcionados e como otimizar suas campanhas para se tornar mais conhecido e relevante.

Antes de tudo, vamos entender o que é um link patrocinado? Esses links são um tipo de publicidade que saem primeiro nos resultados principais da pesquisa de buscadores como o Google. 

Eles aparecem nas primeiras páginas de resultados quando os usuários pesquisam uma palavra-chave relevante para a qual uma empresa deu um lance. Se o usuário clicar nesses links, ele será redirecionado para o site da publicidade.

Os links patrocinados nos resultados do Google são diferenciados dos resultados orgânicos pela palavra “anúncio”, colocada visivelmente ao lado do link. Quando um usuário pesquisa uma palavra-chave ou termo para o qual uma empresa está anunciando, esse anúncio é incluído nos resultados da pesquisa.

Além dessa posição paga nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, o termo “link patrocinado” também pode se referir a um link para outro domínio contido no conteúdo da web (como o blog de um influenciador ou uma plataforma de mídia social). 

Esta é uma forma de marketing de mecanismo de busca em que os anúncios permitem às empresas alcançarem públicos específicos de forma mais direta, uma vez que os consumidores que realizam essas pesquisas têm maior probabilidade de estarem dispostos a fazer compras.

Os links patrocinados são um método altamente eficaz de SEM (Search Engine Marketing). Isso porque eles podem gerar resultados mensuráveis ​​em um curto período de tempo e o rastreamento pode ser utilizado para monitorar detalhadamente o ROI (retorno sobre investimento) da empresa.

Com esses tipos de publicidade online, as empresas podem gerar um reconhecimento significativo da marca e expandir seu alcance para um grande número de clientes em potencial.

A publicidade na web e o marketing digital geralmente usam termos complexos e específicos, como CPC, CTR ou CPA, e a gente acaba se perdendo um pouco em todo esse jargão técnico.

Embora seja fácil encontrar sua definição fazendo uma simples pesquisa no Google, saber qual escolher e quanto investir no planejamento ou cálculo de seus orçamentos de publicidade é outra história. Entenda melhor a seguir.

CPC: custo por clique

Mais popular dos indicadores, o CPC representa a remuneração baseada no número de cliques em seu anúncio feito por cada visitante único.

Portanto, você pagará à rede (ou à plataforma de publicidade) cada vez que alguém clicar em seu anúncio. O custo do clique é definido por um sistema de leilão de acordo com as palavras-chave utilizadas.

Uma palavra-chave representa um termo de pesquisa, e seu custo é avaliado de acordo com o número de concorrentes que possui. Por exemplo, o termo “marketing” será muito mais caro do que “limpeza”.

Fórmula de cálculo de CPC: 

CPC = Total gasto / Número de cliques

Sendo cobrado por cada clique do usuário em seu link, banner ou post patrocinado, o CPC tem a vantagem de obter um cálculo de ROI quase imediato.

As campanhas otimizadas para CPC são particularmente eficazes e permitem que você saiba rapidamente se sua campanha é relevante. Também dá a possibilidade de ver se vale a pena aumentar os orçamentos e desenvolver um funil de conversão e vendas mais complexo após o clique.

links patrocinados

CTR: taxa de cliques

Se o CPC é bastante orientado sobre o custo de sua publicidade, o CTR, por outro lado, mede sua eficácia. Seja qual for a sua escolha, este KPI (Indicador de Desempenho) é o mais importante.

Permite medir a relevância da palavra-chave escolhida para uma campanha do Google Adwords, por exemplo, ou a qualidade editorial e visual do seu banner ou do seu post.

De fato, se simplesmente pararmos no número de cliques, isso pode ser distorcido pelo número de impressões. Lembre-se de que um anúncio de impressão grande tem mais chances de obter cliques.

Se você dividir esses dois números, obterá um percentual de eficácia do anúncio mais relevante: o percentual de cliques, levando em consideração o número de vezes que foi impresso.

Em resumo, a taxa de cliques representa a relação, em porcentagem, entre o número de cliques e o número de visualizações do seu anúncio. Fórmula de cálculo de CTR:

CTR = (Número de impressões / Número de cliques) x 100

Portanto, se seu anúncio foi visualizado 100 vezes e apenas uma pessoa clicou nele, a CTR será de 1%.

CPA: custo por aquisição (ou custo por ação)

CPA é um nome genérico que, dependendo da natureza da ação que você vai implementar, leva o nome de CPL (custo por lead gerado) ou CPS (custo por venda finalizada).

É um excelente indicador para medir a eficácia de seus anúncios ou publicidade online, pois indica o preço que você pagará cada vez que alguém converter. Essa conversão representa a conclusão de uma ação que você considerou útil em seu site por um visitante.

Por exemplo, o download de um guia em uma de suas Landing Pages, uma compra online, a aquisição de um lead que será processado por seus representantes de vendas, etc.

Para medir seu CPA de forma eficaz, é preciso configurar seu funil de conversão e definir seus indicadores antes de lançar suas campanhas de marketing digital. Em poucas palavras, o CPA é o custo para obter uma conversão.

Fórmula de cálculo de CPA:

CPA = Total gasto / Número de conversões

As campanhas com a criação de links patrocinados têm duas vantagens principais:

  • Links patrocinados trazem tráfego rapidamente para sua página de destino (seu site, por exemplo):

Se suas campanhas estiverem bem configuradas, você aparecerá nos primeiros resultados do Google e poderá obter muitos visitantes. Esta vantagem pode fazer a diferença para disparar rapidamente no lançamento de um novo website ou numa nova promoção, por exemplo.

  • Acompanhamento de investimentos e resultados precisos

Com o Google Ads, você saberá exatamente quanto está gastando em seus links patrocinados. Também poderá ter à mão toda a informação sobre os resultados gerados pelos seus links (número de cliques, custo por clique, taxa de conversão, número de chamadas, etc.

Em resumo, os links patrocinados com o Google permitem que você direcione efetivamente seus visitantes em potencial e dirija-se às pessoas certas. Você escolhe as palavras-chave nas quais deseja se posicionar, e a segmentação pode ser bem precisa! 

Você pode escolher a área geográfica que está segmentando, o idioma, definir os horários em que os anúncios são transmitidos… Os links patrocinados são uma maneira muito eficaz de atingir os consumidores de maneira direcionada. 

Ao contrário da publicidade tradicional, você tem praticamente certeza de que seus links patrocinados serão exibidos para a pessoa certa e no lugar certo.

A criação de links patrocinados ou campanhas também tem a vantagem de possivelmente ser feita a um custo menor. A rede de publicidade do Google é acessível a todos os orçamentos (mesmo que seja recomendado um orçamento mínimo de R$ 10 por dia). 

Se você souber como divulgar links patrocinados, segmentar bem seus anúncios, escolher suas palavras-chave com sabedoria e tiver anúncios atraentes com páginas de destino de qualidade, poderá melhorar seus resultados e gerar rapidamente novos leads, novos clientes e novas vendas.

Navegue por tópicos

    • CPC: custo por clique

    • CTR: taxa de cliques

    • CPA: custo por aquisição (ou custo por ação)

Tags:

  • Domínios

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários