O que é Cloudflare? Aprenda a configurar seu domínio na plataforma e aproveitar dos benefícios gratuitos que eles disponibilizam!

A Cloudflare é uma empresa norte-americana que oferece diversas vantagens para os usuários que possuem domínios, dentre elas temos proteção de ataques DDoS, firewall para aplicativos Web, servidor de DNS, proxy reverso, certificado SSL e muito mais. Certamente são benefícios que vão agregar muito a seu site, tanto na velocidade de carregamento como também na sua segurança.

Visando esclarecer as configurações possíveis de serem feitas na Cloudflare, trago um guia com os procedimentos gratuitos mais requisitados na plataforma. Então vem comigo! :^)

O que é a CDN da Cloudflare?

A CDN, abreviação de Content Delivery Network (Rede de Distribuição de Conteúdo) é uma rede de servidores responsáveis por distribuir conteúdo para os usuários no mundo todo. O diferencial da Cloudflare é que os servidores dela são espalhados pelo mundo inteiro, onde todos os servidores estão sincronizados e com uma taxa de atualização rápida. Isso garante ao usuário que acessar um site que esteja nos servidores da Cloudflare uma rota rápida para acesso ao servidor, independente de onde no mundo esteja o visitante, o que reduz significativamente a latência e melhora a velocidade do site.

Um outro benefício da CDN da Cloudflare é a proxy que pode ser utilizada de forma opcional. Ela garante o anonimato dos apontamentos do seu domínio, ou seja, sempre que alguém tentar rastrear o IP que seu domínio está hospedado a pessoa irá receber apenas os IPs fixos da Cloudflare, é uma inteligente forma de se evitar ataques DDoS pois da essa segurança pro seu site. Veja mais a respeito da CDN da Cloudflare e outros benefícios.

Configurando um domínio na Cloudflare

Para configurar seu domínio na Cloudflare você precisa primeiramente ter uma conta criada lá, você pode fazer isso pela página de cadastro da Cloudflare. Após sua conta ter sido criada e você tiver acessado a plataforma com ela, clique em Adicionar site no topo da página para configurar seu domínio na cloudflare.

Em seguida insira seu domínio e clique em Adicionar site.

Selecione o plano que você deseja, no meu caso escolhi o gratuito e depois clique em Continuar.

Nesse momento, ocorrerá um Escaneamento rápido que vai tentar ver quais são os apontamentos de DNS desse domínio atualmente, copiar e criá-los na Cloudflare, tudo automaticamente. Vai aparecer uma página com todos os apontamentos do seu domínio (se houver algum).

Desça a página e clique em Continuar.

Agora irão aparecer as DNS’s que você deve inserir no seu domínio para que ele seja vinculado a Cloudflare, você deve ir até o local que você registrou seu domínio e alterar por lá.

No meu caso, vou mostrar como apontar as DNS’s pelo Portal do Cliente da Hostgator. Acesse o Portal do Cliente e na aba de Domínios, clique em Alterar DNS pro domínio que você quer configurar na Cloudflare.

Insira as DNS’s que estavam nas instruções da Cloudflare e depois clique em Salvar.

Em seguida, retorne a página da Cloudflare e clique em Concluído, verifique os nameservers.

Pode levar alguns minutos mas em seguida deverá aparecer como na imagem abaixo. Está feito seu domínio está funcionando usando a Cloudflare como servidor DNS!


Ajustando o apontamento de e-mail na Cloudflare

Se você utiliza o Webmail na Hostgator, é bem provável que você encontrará problemas de e-mail ao utilizar seu domínio na Cloudflare. Como a Cloudflare possui proxy em seus apontamentos, o apontamento de e-mail acaba sendo mascarado, significa que se tentarem rastrear o IP de origem de um e-mail, irá aparecer os IPs da Cloudflare invés dos IPs verdadeiros, e isso pode gerar problemas com e-mail. Resolver isso é simples.

Primeiramente entre na aba de DNS na Cloudflare.

Em seguida, localize o apontamento do tipo MX ele estará apontado para algum valor. Confira se o valor está presente em algum outro apontamento.

No caso da imagem abaixo, o apontamento MX aponta para mail.hgtutoriais.com então precisei procurar um apontamento do tipo A ou CNAME que tenha o nome mail, e desabilitar a proxy dele.

Nota: Se o apontamento do tipo MX estiver apontando pro próprio domínio (Ex: MX > hgtutoriais.com), nesse caso, você deve desabilitar a proxy do apontamento do tipo A com o nome do domínio.

Para que não tenha problema de e-mails, o apontamento mail deve ficar com a proxy desabilitada dessa maneira.

Como configurar e habilitar o certificado SSL da Cloudflare?

Se seu domínio está utilizando o servidor de DNS da Cloudflare, você pode utilizar o certificado SSL da Cloudflare para deixar o acesso ao seu site seguro. Para configurar e habilitar o SSL, acesse a conta do seu domínio e clique no ícone de cadeado escrito SSL/TLS embaixo.

Na aba de Visão Geral, selecione a opção SSL Completo.

Agora abra a aba Certificados de borda. Na opção HTTP Strict Transport Security (HSTS), clique em Habilitar HSTS. Irá abrir uma tela de confirmação, clique em

Irá abrir uma tela de confirmação, clique em Entendo e depois em Próximo. Na nova tela, habilite as opções:

  • Habilitar HSTS (Strict-Transport-Security)
  • Aplicar política de HSTS a subdomínios (includeSubDomains)

Em seguida clique em Salvar.

Ainda na aba Certificados de borda, habilite as opções:

  • Criptografia Oportunística (Opportunistic encrytypt)
  • TLS 1.3
  • Reescrita Automática de HTTPS

Agora acesse a aba Servidor de origem e Habilite a opção Pulls de origem autenticados.

Pronto! O SSL está devidamente configurado e vai funcionar sem problemas. Se o site ainda aparecer como não seguro, aguarde alguns minutos e faça a limpeza do cache do seu navegador.


Como redirecionar um domínio para outro na Cloudflare?

A Cloudflare permite que um usuário que tenha um domínio consiga redirecionar o domínio para alguma página específica, isso de forma gratuita e basta apenas utilizar o domínio no servidor de DNS deles.

Para realizar a configuração de redirecionamento, acesse a conta do domínio que você deseja redirecionar. Clique em Regras.

Agora clique em Criar Page Rules.

Aqui preencha os campos dessa maneira

  • No primeiro campo, insira seu domínio com asteríscos no início e no no final.
    Ex: *hgtutoriais.com/*
  • Em Escolha uma configuração insira: URL de encaminhamento.
  • Em Selecione o código de status insira: 301 – Redirecionamento permanente.
  • No último campo “Digite um destino URL“, insira a URL da página que você quer que seu domínio redirecione. Lembre-se de adicionar http:// ou https://.
    Ex: https://juliop.tk

Por fim clique em Salvar e implantar.

Pronto! O redirecionamento está criado, aguarde alguns minutos que logo estará funcionando, lembre-se de fazer a limpeza do cache do seu navegador para confirmar se já está ativo o redirecionamento

Nota: Lembre-se de garantir que seu domínio tenha um apontamento do tipo A criado, isso vai garantir o funcionamento do redirecionamento. Pra conferir isso vá na aba de DNS e procure se tem algum apontamento que tenha o nome do seu domínio e seja do tipo A. Se tiver, perfeito. Se não houver, você pode criar um e apontar para qualquer IP. Exemplo de IP: 1.234.56.78


Considerações Finais

Bom, a príncipio eram esses os principais procedimentos que da pra fazer de forma gratuita na Cloudflare, se você sentiu falta de algum procedimento ou tem alguma sugestão deixe ai nos comentários. Também quero aproveitar para indicar esses outros artigos que certamente vão complementar este artigo

Até a próxima! ;^)