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Entenda neste post o que é o plano de comunicação e confira o passo a passo de como elaborar um para a sua empresa.

A comunicação é a base para toda e qualquer relação humana. Além disso, também é indispensável nos setores empresariais, de marketing e publicidade. Diante disso, é imprescindível que toda empresa construa e ponha em prática o seu plano de comunicação. 

Sem a comunicação, é impossível obter sucesso nas vendas de um produto ou serviço, pois ela será a base de uma boa divulgação e interlocução com o público, além de ajudar no crescimento e na consolidação da sua marca.

Por isso, compreender como fazer um plano de comunicação é essencial, pois se trata de uma metodologia capaz de orientar todas as ações de uma organização em direção aos seus objetivos, como um mapa que leva a um determinado lugar. 

Depois de elaborado conforme as necessidades e propósitos de cada instituição, o plano de comunicação visa intensificar o número de vendas e atrair cada vez mais clientes, além de aumentar a sua visibilidade e competitividade no mercado.

Buscando, então, elucidar as principais dúvidas sobre o tema, separamos algumas informações sobre o que é o plano de comunicação, como ele funciona, quais os benefícios de sua utilização e dicas de como montar um para sua empresa. Confira a seguir.

O que é plano de comunicação?

 

Um plano de comunicação é uma metodologia utilizada por grandes ou pequenas empresas na busca de alcançar o seu público-alvo através de diferentes canais de comunicação do setor de marketing, como as publicidades.

Em outras palavras, trata-se de um roteiro para as empresas que buscam investir na comunicação, indicando as estratégias e meios utilizados para estabelecer esse canal de comunicação entre empresa e cliente. 

Por fim, nele estarão contidas, ainda, ações e tarefas a serem cumpridas por seus colaboradores para alcançar o objetivo desejado.

Dessa forma, podem existir dois tipos de planos de comunicação e eles irão variar de acordo com o público-alvo. Confira:

  1. O primeiro tipo é o plano de comunicação interna, que tem seu conteúdo voltado para os colaboradores da empresa. Ele funciona implementando ações que estabeleçam uma troca contínua de conhecimentos entre o funcionário e seu ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é construir um ambiente de trabalho saudável e favorável para o crescimento e produção de todos os envolvidos.
  1. O segundo tipo é o plano de comunicação externa, que dirige seus conteúdos para o público de interesse da empresa. Dessa forma, ele visa promover a valorizar a imagem da marca, produto ou serviço no mercado. Além dos clientes, ele foca também nas relações estabelecidas com fornecedores e acionistas. 

O planejamento de comunicação interna e externa é, portanto, indispensável para alcançar o sucesso de uma empresa: ele ajuda não apenas a melhorar os relacionamentos dentro e fora do ambiente de trabalho, mas também torna os envolvidos mais comprometidos a desempenharem o seu papel da melhor maneira.

Por que o plano de comunicação é importante?

Diante das possíveis aplicações de um plano de comunicação, existem diversas vantagens decorrentes da sua utilização em uma empresa. 

Dentre os benefícios destacam-se a redução de ameaças, a garantia de eficiência nos processos produtivos e as vantagens competitivas. 

Confira abaixo um pouco mais sobre cada um desses e outros pontos importantes da utilização do plano de comunicação.

plano de comunicação

Favorece a previsibilidade

Um dos pontos mais importantes da utilização do plano de comunicação é a previsibilidade. Por meio das ações e práticas desenvolvidas nesse plano, com estratégias de comunicação e divulgação, os próximos passos e trabalhos a serem dados se tornam calculáveis. 

Dessa forma, torna-se possível realizar cada tarefa com rapidez e propriedade, além de evitar possíveis imprevistos e entraves no processo de desenvolvimento do produto ou serviço.

Aumenta a eficiência 

Sendo o plano de comunicação uma espécie de roteiro, ele permite que todas as decisões a serem tomadas por colaboradores e gerenciadores ocorra de maneira direcionada e objetiva, aumentando a eficiência dos processos criativos e produtivos

Nesse sentido, a objetividade contribui não apenas com o sucesso das ações a serem tomadas, aumentando a visibilidade e a relação com os clientes, mas ajuda no aspecto econômico, pois permite maior assertividade nos investimentos e nas transações financeiras, além de ajudar na captação de novos clientes.

Amplia o conhecimento de mercado

Antes e durante o processo de desenvolvimento do plano de comunicação devem ser realizadas pesquisas de mercado. Dessa forma, o contato com as informações sobre o mercado, suas exigências e particularidades se tornará mais frequente. 

Diante disso, a chegada de novas informações e as atualizações frequentes deixarão o negócio antenado e preparado para atender as demandas do seu nicho. 

Vantagens competitivas

Outra vantagem de um plano de comunicação bem desenvolvido é a construção dos diferenciais de uma marca, posicionando-a à frente de seus concorrentes. 

Como resultado das ações e trabalhos desenvolvidos, o produto ou serviço ganha destaque no mercado e passa a ser escolhido na hora da compra.

Michael Porter, professor e teórico de negócios da Harvard Business School do século XX, propôs três formas de atingir a vantagem competitiva:

  • Preço do produto ou serviço;
  • Diferencial de mercado;
  • Foco de atuação da empresa ou negócio.

Dessa forma, todos os pontos destacados por Michael podem ser aprimorados por um plano de comunicação bem feito, seja ele interno ou externo.

 

Posicionamento da marca

O posicionamento de uma marca é a forma que a empresa deseja que seus consumidores a vejam. Ele consiste, portanto, na forma como ela deseja ser vista diante de aspectos econômicos, sociais e até mesmo políticos.

Dessa forma, o plano de comunicação permite a construção dos valores e princípios de uma empresa que serão compartilhados com o público para a construção da sua imagem e do seu reconhecimento no mercado.

Como fazer um plano de comunicação?

Depois de analisar um pouco mais sobre as possíveis aplicações e benefícios do plano de comunicação, é importante entender os passos e conteúdos necessários para desenvolver o plano ideal para a sua empresa ou marca. 

Listamos abaixo o passo a passo necessário para a elaboração de um plano de comunicação estratégico condizente com os objetivos e a necessidade do seu negócio. Confira. 

  1. Contextualização

Antes de partir para a elaboração do seu plano de comunicação, é indispensável estudar o mercado onde ele se insere e analisar as necessidades do seu negócio, buscando determinar o posicionamento da marca. 

Dessa forma, é importante contextualizar o plano dentro dos negócios desenvolvidos pela empresa, definindo em qual estágio ela se encontra. 

Para tal, é necessário coletar e analisar as informações relevantes para definir os objetivos a serem alcançados e as estratégias utilizadas. 

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de auditorias, promovendo a troca de informações entre as diferentes equipes, realizando pesquisas dentro de cada setor e, por fim, reunindo os dados e opiniões adquiridas para chegar a um consenso. 

  1. Definir os objetivos

Depois de avaliar todas as informações obtidas durante a auditoria, deve-se definir os grandes e pequenos objetivos do processo de comunicação, seja ele interno ou externo. 

Dessa forma, cada um deles deve contemplar a realidade e as necessidades da marca, no âmbito da comunicação, com clareza e assertividade. 

Em seguida, busque listar as metas e tarefas a serem cumpridas dentro de cada objetivo traçado, colocando prazos e especificando cada passo a ser realizado para que o processo possa ser concluído.

Dentre as possíveis metodologias a serem utilizadas nesse passo, cabe destaque ao método SMART. 

O método SMART funciona como uma espécie de checklist, buscando garantir que cada meta seja verificada e avaliada, sendo necessário cumprir os requisitos para atingir o resultado. 

Confira abaixo um pouco sobre cada requisito desse conceito de gestão ágil e efetiva.

  • S: ser específica e compreensível por todos os envolvidos;
  • M: ser mensurável, sendo possível definir o resultado esperado e o tempo necessário para cumpri-la;
  • A: ser alcançável, ou seja, condizente com as habilidades e recursos de cada equipe;
  • R: ser relevante, impactando diretamente os números da empresa, o seu faturamento e, nesse caso, a comunicação com os clientes;
  • T: por último, a meta precisa ter um prazo definido, seja de um mês, uma semana ou um ano. 

Depois de conferir se a sua meta se enquadra em cada um dos 5 requisitos acima, você pode passar para o próximo passo.

  1. Planejar o público-alvo

Sendo o foco do plano de comunicação aprimorar a relação empresa-cliente, é indispensável definir quem será o seu público alvo

Então, depois de contextualizar a sua empresa e definir as metas, é preciso buscar entender quem é o seu cliente, o que ele espera de um serviço ou produto e quais os seus valores.

Com essas informações em mãos, o seu setor de marketing será capaz de trabalhar a linguagem, a tonalidade e as diretrizes dos diferentes meios de comunicação a serem utilizados, buscando obter sucesso no mercado.

plano de comunicação
  1. Mensagem

A mensagem a ser trabalhada e apresentada ao mercado está relacionada com o posicionamento da marca. 

Dessa forma, como dito anteriormente, o posicionamento será a forma que a empresa deseja que seus consumidores a vejam. 

A mensagem deve contemplar, portanto, os valores e a missão da empresa, transparecendo a forma como ela deseja ser vista e lembrada pelos seus clientes, seja em aspectos econômicos, sociais e até mesmo políticos.

  1. Definição de orçamento

Todas as ações do plano de comunicação exigem o direcionamento e incremento de verbas em algum setor ou serviço da empresa. 

Dessa maneira, antes de dar início ao projeto é necessário determinar o orçamento disponível por parte da empresa para a realização de cada etapa.

  1. Canais utilizados

Além de definir o orçamento e o público-alvo, o plano de comunicação deve estabelecer os canais de comunicação a serem utilizados, variando de acordo com o nicho de cada empresa e as exigências de cada público.

Um aliado importante do plano de comunicação é o serviço de marketing digital para pequenas ou grandes empresas

Diante das mudanças dos meios de comunicação, o ambiente digital deve ter um foco especial por parte das empresas que buscam alcançar o seu público-alvo. 

Nesse sentido, o serviço de marketing ajuda a definir as estratégias a serem utilizadas por uma marca no ambiente online, trabalhando sua credibilidade e o seu alcance.

  1. Plano de ação

Depois de estruturar o plano de comunicação, é necessário colocar as etapas e estratégias em ordem em um plano de ação. O plano de ação é um documento utilizado para fazer um planejamento de trabalho necessário para alcançar os objetivos desejados, e ele deve conter:

  • O que será feito?
  • Por que será feito?
  • Onde será feito?
  • Quando será feito?
  • Por quem será feito?
  1. Cronograma de ação

O cronograma de ação irá contemplar um dos objetivos do plano de ação, estipulando os prazos e a ordem para cada etapa. Colocando cada atividade a ser cumprida em ordem, o processo se tornará mais organizado e será possível ter maior controle sobre os imprevistos e possíveis mudanças a serem feitas.

  1. Avaliar os resultados

Por fim, depois de passar por cada etapa da elaboração, o plano de comunicação deverá ser posto em prática, sendo necessário avaliar os resultados obtidos e se eles se enquadram no que foi proposto inicialmente.

Durante essa etapa cabe utilizar diferentes indicadores de performance, acompanhando as métricas, o engajamento da marca e realizando as mudanças necessárias, caso seja necessário. 

Diante do exposto, podemos concluir que adotar um plano de comunicação exige dedicação por parte de todos os envolvidos e vai muito além de desenvolver postagens ou textos de divulgação de produtos ou serviços. 

Para atingir os objetivos estipulados, o plano deve ser bem desenvolvido e aplicado da maneira correta, seguindo os passos trabalhados acima. 

Assim, os benefícios vão aparecendo, posicionando a marca da maneira desejada no mercado, levando a desenvolvimento de novas estratégias, ampliando a visão de mercado e expandindo as vantagens competitivas.

Esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre o tema por meio desse conteúdo e agregado um pouco de conhecimento às suas experiências. Fique ligado em nosso blog para mais dicas de marketing e outros assuntos. Até a próxima!

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Alexandre Nogueira

Alexandre Nogueira é jornalista, Redator SEO, Copywriter e especialista em tecnologia. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Já trabalhou em grandes agências, como a Rock Content e a SharpSpring. Escreve sobre Tecnologia, Marketing digital, SEO, Cultura e Esportes. Ama jornalismo, games, tecnologia, pets, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.

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