Você sabe qual é a importância de um plano de marketing para clínica de estética? Veja 4 passos para criar o do seu negócio!

A divulgação de uma empresa é uma parte importante para o crescimento do nome dela no mercado. Por isso, a elaboração e a aplicação de um plano de marketing para clínica de estética é um elemento essencial para que a sua marca e a sua empresa sejam vistas pelo público. 

É por meio desse planejamento que você irá criar uma autoridade para sua marca e se consolidar no mercado, principalmente quando falamos do setor de beleza,  no qual a concorrência é alta: o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo dados do Euromonitor International.

Servindo como base para toda estratégia de divulgação da sua clínica, um plano de marketing tem como objetivo direcionar as suas ações. Leia o conteúdo a seguir e entenda como pôr em prática.

O que é um plano de marketing digital?

O marketing digital é a área que cuida das estratégias de comunicação de uma empresa na  internet. Assim, um plano de marketing para clínica de estética seria o planejamento de ações com o objetivo de atrair clientes, aumentando a taxa de conversão e a disseminação da marca no mercado. 

Dessa forma, ele será usado para direcionar as ações da sua presença digital a médio e longo prazo, incluindo até o plano de investimento em mídia paga, o que garante que a marca fique ativa no ambiente digital.   

Qual é a importância de um plano de marketing?

Apesar de o pensamento popular dizer que apenas a presença digital é suficiente para alcançar resultados reais, essa não é uma afirmação 100% realista. Isso porque a internet tornou-se um espaço de divulgação de diversas empresas e conteúdos, o que aumentou a concorrência.

De franquias até clínicas independentes, a intensa massificação do segmento de beleza teve um grande efeito nas ações de marketing, fazendo com que as estratégias sejam mais intensas e segmentadas.

Por isso, é importante pensar que seu conteúdo não precisa chegar a um público em geral, mas para um nicho específico, criando personas — perfil de clientes ideais — que direcionarão o plano de marketing para clínicas. Confira algumas vantagens de adotar esse planejamento abaixo.

  • Visibilidade: é a primeira consequência de um marketing para clínica de estética, já que atrai mais clientes;
  • Aproximação com os clientes: com uma comunicação constante nas redes sociais e em outros canais de comunicação, é possível criar uma relação mesmo antes que eles façam parte do seu escopo de clientes; 
  • Boa prospecção de leads: isso quer dizer que mais clientes conseguem chegar espontaneamente ao seu negócio;
  • Investimento mais assertivo: com a criação de personas, é mais fácil entender e centralizar as ações em redes sociais ou outros canais que vão atingi-las diretamente,
  • Mensuração de resultados: este tipo de ação te ajudará a entender os próximos passos a partir desse primeiro plano de marketing. 

4 passos para a elaboração de plano de marketing para clínica 

Plano de Marketing para clínica

Agora que entende o que é e porque você precisa de um plano de marketing para sua clínica de estética, vamos falar sobre qual é a melhor maneira de fazê-lo. Veja quatro passos básicos a seguir.

Faça uma pesquisa

A pesquisa é a base de um plano de marketing bem feito! Isso porque, por meio dela, você levantará as principais informações que guiarão as suas estratégias, como, por exemplo, um estudo sobre o cenário do mercado de estética, a atuação da concorrência, as preferências do seu público-alvo, entre muitas outras. 

Lembre-se de criar um documento reunindo todas essas informações, já que elas poderão ser usadas como consulta no planejamento de metas e na mudança de estratégias.

Defina ações

Assim que tiver todos os dados do setor e da concorrência, o próximo passo é definir os canais e os conteúdos que serão usados para atrair os clientes, levando em consideração o perfil da persona.

Nesse momento, também é importante definir prioridades. Isso porque, apesar de ser um ponto positivo que a sua empresa esteja em vários canais de comunicação, na prática, administrar tudo é bem complicado.

Canais

O primeiro passo para começar a ganhar espaço na internet é criar um site, levando em consideração o perfil do seu público-alvo na hora de configurá-lo. Como o site é um espaço próprio de sua empresa, estando sempre disponível, ele ainda é um canal de baixo custo, no qual poderá subir vários conteúdos. 

Agora, as redes sociais devem ser uma escolha bem pensada. Em outras palavras, é preciso entender o seu público para identificar os canais mais acessados para que aconteça o engajamento.

Conteúdo

Se bem planejado, o conteúdo também faz parte de um plano de marketing para clínica de estética. Afinal, cada canal mobiliza diferentes tipos de linguagem, então ele pode atrair mais visitantes e fidelizar os clientes.

O Instagram é voltado para o compartilhamento de imagens, por exemplo. Dessa forma, o apelo visual precisa ser maior para atingir o público. Caso opte por esse canal, lembre-se de usar as fotos dos seus serviços, com imagens explicativas e conteúdos interativos. 

Organize seu calendário 

Com as ações estabelecidas, é hora de organizar um cronograma com as datas de publicações, além do número de atualizações que serão feitas nas redes sociais ou no conteúdo do blog.

Esse é um passo importante para controlar as distribuições do seu conteúdo. Por isso, utilize vários recursos para te ajudar, como o Excel ou softwares específicos para criação de planos de marketing.

Continue o monitoramento

Por fim, o monitoramento é uma das partes mais importantes de um plano de marketing, já que “justifica” todos os esforços que você empregou no marketing para clínica de estética.

Isso quer dizer: monitorar e mensurar o número de visitas, a taxa de acesso, o engajamento de publicações, o aumento na procura pelos serviços e, claro, tudo aquilo que ainda pode ser melhorado e evoluído a cada novo plano.

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