Veja as principais funcionalidades e vantagens da plataforma de e-commerce Presta Shop.

Todo mundo conhece alguém que decidiu se aventurar e abrir uma lojinha virtual em algum nicho, sejam cosméticos, produtos saudáveis ou roupas. Se você está aqui, provavelmente, está pensando que é sua vez de começar a empreender no digital.

Se você quer abrir um e-commerce, há algumas coisas que precisa fazer, mas a primeira delas é ter uma plataforma na qual vai construir sua loja virtual. Então, te apresentamos a PrestaShop!

Neste texto, você vai saber o que é a PrestaShop, quais são as características e as funcionalidades, se este é o sistema ideal para a sua loja e até ler uma comparação entre ela e outras plataformas de e-commerce. Vem com a gente!

O que é a PrestaShop?

Esta é uma plataforma de gestão de e-commerce, também chamada de CMS, ou seja, é por onde você pode construir a sua loja virtual e administrá-la. Esses sistemas são cada vez mais populares, com tanta gente descobrindo as oportunidades que existem em um e-commerce.

Enquanto o WordPress (outro CMS muito conhecido) vai além de um espaço para sua loja virtual, a PrestaShop é exclusivamente comercial. Desde a PrestaShop 1.6, o sistema faz sucesso entre os usuários, uma comunidade que já conta com mais de 1.000.000 de membros ativos.

Principais características da Presta Shop

Esta plataforma conta com algumas características e funcionalidades excelentes para pequenos varejistas. A principal delas é o fato da plataforma ser gratuita, então, você não paga nada para usá-la!

Ela ainda conta com uma instalação simples e um uso bem intuitivo, além de guias e fóruns on-line, que vão te auxiliar nas dúvidas. Assim, você poderá explorar os diferentes módulos e temas PrestaShop, dos quais falaremos melhor daqui a pouco.

Outra vantagem é o fato de que, na PrestaShop, sua loja virtual já estará otimizada para mecanismos de busca (o famoso SEO), tornando fácil que qualquer pessoa a encontre no Google, por exemplo.

Apesar de bons pontos positivos, uma desvantagem é o fato dela não ser um host em si, ou seja, você não pode hospedar seu domínio na PrestaShop. Porém, com certeza, há espaço para o seu site ser hospedado conosco, na HostGator!

Principais funcionalidades da Presta Shop

Entre as diversas funcionalidades da PrestaShop, a que mais se destaca é a variedade de módulos e temas. Enquanto a PrestaShop 1.6 tinha pouco mais de 3.500 módulos, a versão PrestaShop 1.7 já conta com mais de 5.000!

Estes módulos são como plugins ou aplicativos que você pode instalar na sua loja virtual. Eles são os mais variados possíveis, desde sistemas de pagamento até ferramentas de Marketing.

Apesar de não ter na PrestaShop planos pagos, nem todos os módulos e temas são gratuitos. Porém, mesmo sem módulos, a plataforma conta com outras excelentes funcionalidades.

O que chama a atenção de muitos que querem trocar de CMS é a fácil migração. Não tem muito segredo: a PrestaShop apresenta uma forma simples de migrar toda a sua loja virtual para o sistema dela e sem que o site fique fora do ar.

Além disso, conforme os clientes forem entrando e comprando na sua loja, você pode pegar os dados gerados no Analytics, o painel de informações. Lá, você descobre o perfil dos seus consumidores, quais produtos eles compram, entre vários detalhes importantes.

A gestão de produtos na PrestaShop 1.7 também é simples e muito bem otimizada. Sem dificuldade, você pode adicionar novos produtos e fazer promoções. Você tem até uma calculadora de frete à disposição para não ter dor de cabeça.

Comparativo com outras plataformas

Agora que você já conhece a PrestaShop, está na hora de a compararmos com outros CMS já conhecidos. Vamos apontar as vantagens, as desvantagens e os empates entre os sistemas.

WooCommerce

Para começar a falar do WooCommerce, é importante lembrar que ele é um plugin do WordPress, ou seja, não é uma plataforma em si. Apesar disso, a instalação é simples, assim como a da PrestaShop, contando com o apoio de guias, tutoriais e comunidades na internet.

O gerenciamento de produtos, dados e informações é ótimo nos dois sistemas, o que é um ponto bem importante, muitas vezes, até decisivo. O painel é intuitivo e centralizado, permitindo controlar várias coisas na mesma tela.

Sobre plugins e módulos, o WooCommerce apresenta uma vantagem. Por ser um plugin do WordPress, ele tem acesso a uma enorme biblioteca. No entanto, o fato dele ser um plugin também pode representar uma menor segurança quando comparado com a PrestaShop 1.7.

Magento

Quanto à instalação e ao gerenciamento, a Magento e a PrestaShop são bem parecidas, ficando em um empate. Ambas contam com processos fáceis, centralizados e intuitivos, além de informações claras e muito úteis para o gerenciamento da loja.

As diferenças começam nos plugins e nos módulos: enquanto a Magento conta com pouco mais de 4.000 plugins e poucos temas, a PrestaShop tem uma biblioteca vasta, com mais de 5.000 módulos, assim como milhares de temas e templates para o seu e-commerce.

Contudo, a Magento performa melhor que a concorrente, suportando um altíssimo volume de acessos e muitas páginas no site. Isso melhora a experiência do usuário, que não precisa lidar com um sistema lento. Apesar disso, a Magento já apresentou falhas de segurança e vazamento de dados.

Shopify

A Shopify está entre as plataformas de e-commerce mais conhecidas do mundo, então não há nada mais justo do que compará-la com a PrestaShop. Para começar, a principal diferença está no preço. A versão mais barata da plataforma custa U$29,00 por mês, enquanto a Presta não tem planos pagos.

No entanto, apesar do preço, esta é uma plataforma altamente recomendada para lojas pequenas e iniciantes que não entendem de programação. O uso é extremamente simples e intuitivo, possibilitando a criação de uma loja profissional em poucos minutos.

A Shopify não apresenta uma variedade tão grande em temas e aplicativos quanto a PrestaShop, que conta com módulos variados e temas que vão desde PrestaShop Classic até outros mais extravagantes.

Ainda nas diferenças entre as plataformas, a Shopify conta com um sistema de hospedagem nativo, ou seja, exclusivo para a sua plataforma.

A PrestaShop é a melhor opção para meu negócio?

Diante de todos os fatos, é impossível apontarmos qual é o sistema que se encaixa melhor ao seu negócio. Só você conseguirá dizer isso. Por isso, vamos recapitular algumas informações sobre a PrestaShop para te ajudar.

Primeiro, é importante lembrar que a PrestaShop tem um único plano e gratuito. Ele contém todas as funcionalidades que você precisa para a sua loja virtual, desde template e-commerce PrestaShop até bons módulos e aplicativos.

Ela tem uma comunidade de mais de um milhão de usuários, que usam e validam o sistema. Não podemos nos esquecer que a instalação e o uso da PrestaShop é muito simples e intuitivo. Ela ainda acompanha um guia, e você encontra fóruns e tutoriais de fãs espalhados pela internet para te ajudar.

Entre os pontos negativos, há o fato de ter módulos e temas pagos, não suportar tantos acessos quanto a Magento, podendo apresentar instabilidade, e não ter um host nativo — mas isso você pode resolver com a Hostgator. 😉

Se você ainda estiver em dúvida sobre esse CMS, não fique com medo de instalá-lo e se arrepender depois: você pode usar o demo PrestaShop. Nele, você aproveita as principais funcionalidades do sistema direto do seu navegador, sem precisar baixar nada.

Antes de escolher em qual plataforma você quer construir seu império digital, é importante avaliar várias delas. Temos um texto com as principais plataformas de E-commerce aqui, no nosso site. Ele pode ser bem útil para você!

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado e desejamos sucesso nesta aventura prazerosa que é montar uma loja digital.