As redes sociais são indispensáveis para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida no ramo imobiliário.

Em um mundo hiperconectado, é cada vez mais necessário estar presente on-line para ganhar mais relevância, credibilidade e escala. Por isso, as redes sociais para imobiliárias se tornaram um item indispensável de divulgação de negócios.

Elas são um excelente canal para estabelecer relacionamento com os clientes e fortalecer a marca no mercado imobiliário. Então, que tal saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos te mostrar como usar as redes sociais na sua estratégia. Confira!

Por que investir em redes sociais para imobiliárias?

Os clientes vêm mudando a forma de consumo a algum tempo, enquanto a internet tem um papel fundamental no processo de compra. Hoje, quando queremos informações sobre qualquer tipo de serviço ou produto, recorremos às pesquisas em plataformas digitais.

Por isso, quanto maior a presença online de uma empresa, mais chances ela possui de ser lembrada por um cliente que tem a necessidade de comprar ou locar um imóvel.  

Além disso, ao utilizar as redes sociais no plano de marketing imobiliário, é possível construir autoridade no ramo, recebendo a confiança de clientes, pessoas interessadas e demais colegas.

Como iniciar uma estratégia de redes sociais para imobiliária?

Como deu para perceber, as redes sociais para imobiliárias são uma excelente ferramenta para se destacar e construir a sua marca no ambiente digital, além de facilitarem o anúncio de imóveis. Então, confira o passo a passo para iniciar a sua estratégia abaixo.

Conheça a sua audiência

Conhecer o seu público é o primeiro passo para iniciar a sua estratégia de redes sociais para imobiliárias. Afinal, são essas pessoas que irão te guiar na criação de conteúdo de valor, fazendo com que fiquem cada vez mais interessadas em seus serviços. Por isso, a criação de uma persona é fundamental nesse processo.

A persona é uma representação do seu cliente ideal e irá definir toda a linguagem que você utilizará na sua estratégia, bem como o conteúdo a ser divulgado e em qual local. Além das características demográficas que compõem um público-alvo comum, ela apresenta outras características, como:

Invista em conteúdo rico

Quando traçamos uma estratégia de marketing digital para imobiliárias, estamos falando de algo muito específico. Ainda assim, devemos resistir ao impulso de apenas fazer ofertas de imóveis para alugar ou vender. 

Portanto, para se destacar na produção de conteúdo, saia do básico e traga algo inovador, como, por exemplo, dicas de decoração para quem está adquirindo um novo imóvel, curiosidades e outros materiais informativos que ajudem o seu cliente com alguma dúvida ou problema.

Tenha consistência

Talvez, você já tenha ouvido que consistência é melhor que frequência. No marketing imobiliário, é melhor que você priorize a consistência, mas o ideal é aliar as duas coisas. Faça dentro das suas possibilidades e de forma regular, já que não adianta postar cinco vezes em uma semana e na próxima apenas uma vez.

Uma boa dica é fazer um calendário mensal e distribuir um número igual de postagens possíveis semanalmente. Se o máximo que você consegue fazer são duas postagens por semana, siga dessa forma.

Interaja com o seu público

O que conta muito para o aumento de engajamento em uma estratégia de redes sociais para imobiliárias é que você o multiplique. Por isso, é muito importante responder o seu cliente em mensagens privadas e nos comentários. 

A resposta aos comentários estimula outros usuários a interagir e estabelecer uma relação próxima com seu cliente em potencial, sendo uma forma de trazer mais público de qualidade para suas redes.

Analise as métricas

Para saber se a sua estratégia de redes sociais para imobiliárias está funcionando, será necessário escolher algumas métricas e dimensões em campanhas de marketing digital. Desse modo, você pode analisar e entender o seu público, como, por exemplo:

  • o número de cliques;
  • o número de vezes que a sua publicação foi vista;
  • quantas pessoas ela alcançou;
  • quantidade de engajamento;
  • qualidade do engajamento.

Além dos números, analisar a qualidade dos comentários e das mensagens é um excelente termômetro para entender se as suas ideias de marketing para imobiliárias estão funcionando. 

Continue investindo na sua presença digital!

Gostou de saber mais sobre como utilizar as redes sociais para imobiliárias? Que tal aproveitar para continuar investindo na presença digital do seu negócio? No blog da HostGator, você encontra um conteúdo que te ajuda a criar um site para a sua imobiliária. Não deixe de conferir!