Manter um bom relacionamento pessoal é uma peça fundamental para construir um clima agradável em sua empresa. Vem descobrir as dicas que vão te ajudar!

O relacionamento pessoal entre colegas de trabalho é essencial para gerar inovação nas empresas. Isso porque, quando as pessoas vivem num ambiente saudável, a moral do grupo e a produtividade aumentam. 

Assim, em vez de gastar tempo e energia lidando com relacionamentos negativos, as pessoas focam nas oportunidades, seja conquistando novos negócios ou focando no desenvolvimento pessoal.

Segundo o livro Felicidade no Trabalho, o ser humano passa, em média, 90.000 horas no trabalho – cerca de 10 anos! Não por acaso, o resultado de uma pesquisa da Gallup Consultoria mostrou que 70% dos colaboradores consideram que ter amigos no trabalho é o elemento mais importante para uma vida profissional feliz.

Quanto mais os colegas de trabalho se sentirem à vontade uns com os outros, mais confiantes eles se sentirão expressando opiniões, fazendo um brainstorming e concordando com novas ideias. 

É por isso que o relacionamento pessoal, tema deste artigo, é tão importante para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e, assim, viver uma vida mais alegre. Aqui, você confere 10 dicas de relacionamento pessoal sobre como criar um ambiente saudável e desenvolver sua carreira – como líder ou colaborador. 

Trabalhe na sua inteligência emocional 

O relacionamento pessoal e interpessoal tem tudo a ver com inteligência emocional (IE). Ela é a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e emoções – e o dos outros. 

O primeiro passo para ser considerado um indivíduo inteligente emocionalmente é desenvolver seu relacionamento intrapessoal, ou seja, a comunicação consigo mesmo. 

É conhecendo a si mesmo, seus valores e seus propósitos, que você se tornará hábil em identificar e lidar com as emoções de outras pessoas. Por isso, se você quer ter um bom relacionamento pessoal com colegas de trabalho, aprenda como ter domínio de seu comportamento. 

O segundo passo da inteligência emocional é desenvolver o relacionamento inter pessoal, que nada mais é que a relação com outras pessoas num contexto de trabalho, familiar, amoroso ou social. 

Como você sabe, a empresa é a soma das pessoas que nela trabalham. Por essa razão, quanto melhor for o relacionamento entre colaboradores, melhor será a cultura organizacional da instituição.

Pratique a escuta atenta

Diferentemente da escuta fechada, cujo objetivo é ouvir apenas para dizer o que se pensa, a escuta atenta é a prática de ouvir com atenção para, então, interpretar e assimilar a informação. No ambiente de trabalho – e na vida -, as pessoas respondem melhor àqueles que realmente ouvem o que elas têm a dizer. 

Com a escuta atenta, a tendência é que você fale menos e entenda mais. Assim, você será reconhecido como alguém confiável e empático. Numa conversa com seu colega de trabalho, largue o celular, minimize a guia do navegador e escute! 

Faça o possível para reter as informações que os membros da sua equipe compartilham com você. Se você não der esse passo extra, seus esforços para construir relacionamentos mais profundos serão vazios e indiferentes. 

Mostre interesse

As pessoas gostam de saber que você se interessa por elas. Em vez de falar apenas sobre você, faça perguntas aos seus colegas de trabalho! É importante respeitar os limites e não perguntar sobre questões íntimas, mas demonstre que você quer conhecer melhor seus colegas. 

As pessoas costumam gostar de falar sobre si mesmas, então aplique a dica anterior, “escute atentamente” e veja o que acontece!

Reserve tempo para “amenidades”

A pandemia da covid-19 fez com que diversas equipes tivessem que trabalhar de forma remota. E isso representou um desafio para colaboradores que estavam acostumados com a “conversa fiada” do escritório. Ela pode parecer simples, mas faz total diferença no relacionamento entre colegas de trabalho.

Em reuniões remotas, é fácil “pular” a conversa fiada e focar na pauta. Em vez disso, invista alguns minutos, no início ou no final de cada reunião, para conversar sobre amenidades: o que fizeram no final de semana? Quais são os planos para depois do trabalho? Que fato inusitado aconteceu nas suas vidas recentemente? 

Outra dica é realizar atos aleatórios de bondade com seus colegas de trabalho. Presentear seu colega com um chocolate, comentar na última postagem dele no LinkedIn, ou deixar um recado que mostre o quanto você o valoriza como profissional na mesa dele podem melhorar o relacionamento pessoal. 

Essas pequenas interações levam tempo, mas estabelecem a base para um relacionamento pessoal e profissional fortes. 

Cumpra suas promessas

As pequenas atitudes do dia a dia não farão diferença se você não fizer o básico, que é cumprir suas promessas. Você disse que faria uma atividade e prometeu um prazo? Cumpra! Lembre-se de que as pessoas não desejam formar laços estreitos com pessoas em quem não podem confiar, por isso tenha palavra. 

Além disso, faça um excelente trabalho! Se você está constantemente esquecendo atividades, atrasando-se para reuniões e pedindo ajuda para realizar a mesma atividade, seus colegas se sentirão frustrados. Considere isso um pré-requisito para construir relacionamentos fortes com seus colegas de trabalho. 

Ofereça feedbacks e faça elogios

Uma pesquisa de 2012 do Science Daily revelou que elogios ativam a mesma parte do cérebro que recompensas em dinheiro e que essa ativação parece encorajar a pessoa a se esforçar mais em uma tarefa. Ao mesmo tempo, a maioria dos colaboradores relata não serem elogiados com frequência no trabalho.

Por isso, reconheça seu colega por uma reunião produtiva ou por um planejamento bem feito. Agradeça-os por agregarem valor ao time. É uma atitude simples que pode fazer uma grande diferença no relacionamento com profissionais que trabalham com você. 

Também ofereça feedbacks assertivos e objetivos para promover o crescimento do time e não criar mágoas. É importante também estar aberto para receber feedbacks, já que o relacionamento pessoal é uma via de mão dupla. 

Caso receba um feedback negativo, pense que ele serve para melhorar seu rendimento dentro da empresa. Por isso, reconheça com humildade que existem alguns pontos em que você pode melhorar. 

Pratique a boa etiqueta de escritório

A educação é uma boa qualidade em qualquer lugar. Lembre-se disso sempre que estiver perto de seus colegas de trabalho. Por exemplo: ao fazer ligações, fale baixo; não distraia as pessoas, e sempre diga “por favor” e “obrigado”. 

No trabalho em grandes empresas, o famoso “rádio-corredor” ou “rádio-peão” é quase inevitável. Contudo, espalhar fofoca no trabalho pode lhe deixar numa situação desconfortável, já que falar mal de outro colega pode facilmente prejudicar o clima no ambiente corporativo. Por isso, mesmo que pareça tentador compartilhar detalhes sobre a vida de seus colegas, resista. 

Continue (ou comece) tradições divertidas

Se a sua equipe tinha um “Dia D” antes da pandemia da covid-19, por que acabar com a tradição? Pode ser difícil manter a cultura organizacional com o trabalho remoto, mas isso não significa que você não consiga dar um jeito de manter a tradição, certo? 

Incentive uma gincana de perguntas e respostas, compartilhe fotos da infância da equipe e estimule seus colegas a descobrir quem é quem ou inicie um clube do livro. O conceito de “o que é relacionamento pessoal” também diz respeito às pequenas ações de descontração. 

Seja positivo

Você gosta de estar perto de pessoas positivas, certo? Seus colegas de trabalho também. Se você está constantemente reclamando, afastará os outros. Contudo, se você mantém uma atitude alegre, seus colegas irão querer passar mais tempo com você. Isso o ajudará a fortalecer seus relacionamentos com eles.

Por que investir no relacionamento pessoal?

O relacionamento com os colegas no trabalho não está isento de problemas e desafios. No entanto, construir e manter boas relações de trabalho o deixará mais envolvido com seu trabalho, aumentará seu potencial de carreira e elevará a moral de toda a equipe.

As relações entre pares aumentam a produtividade e o desempenho. É o que mostra a pesquisa da Gallup, que descobriu que 30% dos funcionários afirmam ter um melhor amigo no trabalho. Essa porcentagem de trabalhadores tem, segundo relatos, sete vezes mais probabilidade de se envolver em seus empregos e produzir trabalhos de melhor qualidade. 

Uma pesquisa da Universidade de Oxford descobriu que os trabalhadores são 13% mais produtivos quando estão felizes. Isso mostra que relacionamentos saudáveis com colegas de trabalho podem aumentar a felicidade dos funcionários, o que os inspira a fazer mais e melhor. 

Embora existam muitos fatores que influenciam a retenção de talentos de uma empresa, as relações de trabalho desempenham um papel fundamental. Um estudo conduzido pela Workforce descobriu que 62% dos funcionários que tinham de um a cinco amigos próximos no trabalho disseram que rejeitariam outra oferta de emprego. Por isso, se você é proprietário de empresa ou trabalha na área de recursos humanos, estimule o relacionamento pessoal

Por fim, os relacionamentos no trabalho mantêm o ânimo da equipe alto. Quando as pessoas se dão bem, sabem que são apoiadas e se sentem conectadas umas às outras, é provável que gostem de colaborar.

Caso você tenha alguma dica de relacionamento pessoal que não tenha sido abordada neste artigo, não deixe de compartilhar com a gente!