Você sabe quais são as causas do erro 429? Veja todas as informações sobre o assunto aqui, no blog da HostGator, e confira como resolver o problema.

Quando se navega na internet, as chances são de que, uma hora ou outra, você perceba algum problema e receba uma mensagem de erro. Como usuário ou proprietário de um site, talvez você já tenha visualizado uma mensagem de erro 429 ao tentar acessar uma página.

Isso é muito comum porque os sites saem do ar, a conexão com a rede pode ser perdida temporariamente e os links quebram. Como proprietário de site ou profissional de marketing, você precisa estar preparado para essas situações, evitando que seu SEO seja afetado.

Ao contrário de outros erros http relacionados a páginas de erro do lado do cliente, como o erro 404 e 405, o erro 429 fornece poucos detalhes. Você sabe que algo está errado e precisa ser consertado, mas não sabe exatamente o que aconteceu ou por quê. 

Para ajudá-lo a resolver esse problema, neste artigo, você vai entender o que é o erro 429, por que ele acontece e quais são as maneiras de solucioná-lo. 

O que é o erro 429?

O erro 429 é um código de status de resposta HTTP que indica que o site excedeu o limite de solicitações que podem ser enviadas num determinado período de tempo. 

Uma resposta 429, de “Too Many Requests” ou “muitas solicitações”, não é tecnicamente um erro, é a resposta de um servidor. No caso, uma interface de programação de aplicativo (API) ou plug-in informa ao site ou ao aplicativo para parar de enviar solicitações. 

Normalmente, esse código não pedirá apenas ao usuário para parar de enviar solicitações, mas também especificará quando ele poderá enviar outra solicitação. 

Em alguns casos, quando o servidor detecta que o usuário está tentando acessar páginas específicas com muita frequência num curto período de tempo, ele aciona um recurso de limitação de taxa. Como resultado, o aplicativo para de funcionar e o servidor fica lento.

O exemplo mais comum disso é quando um usuário (ou um hacker) tenta entrar repetidamente no seu site.

Há algumas formas de o erro 429 aparecer para você, confira abaixo: 

  • 429 Too Many Requests;
  • 429 Error;
  • HTTP 429,
  • Error 429 (Too Many Requests).

Por que o erro 429 acontece?

Independentemente de como o erro aparece, ele sempre significa a mesma coisa: um usuário ou um fragmento de código sobrecarregando o servidor com muitas solicitações. 

Embora a resposta 429 possa parecer punitiva, na verdade, ela é uma medida de proteção contra usuários que abusam de forma acidental — ou intencional — dos recursos do servidor. 

Os servidores são projetados para evitar sobrecargas, sejam elas de backup ou solicitação. Assim, ao controlar o número e o tempo das solicitações, os limites de taxa evitam problemas.

Essa restrição é um recurso de proteção da maioria das APIs consumíveis. Se você já colocou água num funil de maneira muito rápida, percebeu que o funil acaba cedendo e transborda, certo?

A limitação de solicitações evita exatamente isso. O erro 429 http acontece quando a solicitação é interrompida, antes que surja um problema. Além do mais, você pode notar que APIs maiores e mais usadas, como Instagram ou Twitter, têm limites de taxa mais rígidos.

Como solucionar o erro 429?

O http 429 afeta mais frequentemente sua página de login, o que pode dificultar o acesso ao painel de controle do seu site. Isso faz com que o conserto seja um pouco mais complexo que o normal.

O problema pode desaparecer sozinho. Em outras situações, como as causadas por complicações com um plug-in ou ataques de Negação de Serviço (DDoS), você precisará ser pró-ativo para resolver o erro.

A seguir, você confere algumas soluções para o erro 429:

Espere para enviar outro pedido

A maneira mais fácil de corrigir um erro HTTP 429 é aguardar o envio de outra solicitação. 

Muitas vezes, esse código de status é enviado com um cabeçalho “Repetir após”, que especifica um período de espera antes de enviar outra solicitação. Ele pode especificar apenas alguns segundos ou minutos. Por isso, tenha paciência! 

Limpe seus caches e histórico do navegador

Quando você visita um site pela primeira vez, os dados do cache são armazenados no seu dispositivo para que o tempo de carregamento seja reduzido se você visitar o site novamente. 

No entanto, acumular uma grande quantidade de dados de cache torna seu computador lento, causando o erro 429 too many requests

Para liberar seu espaço de armazenamento e executar o dispositivo sem problemas, você precisa limpar o cache e o histórico de navegação regularmente. Se você utiliza o Google Chrome, vá para o canto superior direito da tela e clique na opção “Personalizar e controlar”, o famoso “três pontinhos”.  Depois, abra a opção de “Configurações”.

Configurações – Google Chrome

Na seção “Privacidade e segurança”, clique em “Limpar dados de navegação” e selecione “Avançado”. Certifique-se de marcar a opção “Cookies e outros dados do site” e a opção “Imagem e arquivos em cache”.

Privacidade e segurança – Google Chrome
Limpar dados de navegação – Google Chrome

Por fim, clique no botão “ Limpar dados ” para finalmente remover os Cookies e os arquivos em cache. Se o problema persistir, verifique sua conexão com a internet. 

Faça menos solicitações 

Parece óbvio, mas a maioria das APIs está bem documentada e dirá exatamente quais chamadas de API são limitadas pelo número de solicitações por período de tempo. Se você ler a documentação e fizer alterações em seu código, script ou aplicativo para garantir que ele nunca faça mais do que X chamadas a cada Y tempo, você terá resolvido o problema!

Implemente uma interrupção exponencial 

Se um cabeçalho “Repetir após” não for enviado e você não souber quanto tempo esperar antes de tentar, uma boa dica é implementar um teste de “atraso exponencial”. 

Usando essa abordagem, seu aplicativo não repetirá imediatamente uma solicitação com falha. Em vez disso, ele executará uma série de tentativas com tempos de espera progressivamente maiores entre cada tentativa. Quando a solicitação for finalmente aprovada, você saberá qual tempo de espera ou taxa é aceitável.

Defina seu próprio limite de tentativas

Quando o limite de tentativa é excedido, as solicitações do servidor ou da API serão geralmente descartadas.

Embora essa abordagem seja usada com mais frequência por APIs ou plataformas de terceiros para evitar que aplicativos clientes excedam seus limites, também pode ser útil para limitar seu próprio consumo de APIs de terceiros ou recursos de servidor. 

Essa é uma ótima ideia se você estiver usando uma API cara, como a API do Twitter, e não quiser exceder sua política de uso.

Desative seus plug-ins 

Os plug-ins mais conhecidos por causar erros 429 são os de segurança e aqueles que forçam seu site a carregar por HTTPS. Esses plug-ins tendem a enviar uma grande quantidade de solicitações ao servidor e ultrapassar seu limite de taxa e, com isso, causar um status 429.

A maneira mais rápida de verificar se um plug-in está causando o problema é desabilitar todos os plug-ins ativos em seu site. Se o erro desaparecer, significa que foi um plug-in o culpado pelo erro 429. 

Desativação de plugins – WordPress

Mudar para um tema padrão 

Se o plug-in não é a causa do erro, tente desativar o tema do seu site. A única maneira de verificar se o tema é a causa do erro é desativá-lo de forma manual e mudar para um tema padrão. Se um tema é o que está causando o http erro 429, ele deve ser removido assim que for desativado. 

Altere o URL de login 

Mesmo que as chances de invasão sejam pequenas, é algo que pode acontecer. Por via das dúvidas, altere seu URL de login padrão do WordPress. A maneira mais fácil de fazer isso é usando um plug-in como WPS Hide Login.

Entre em contato com seu provedor de hospedagem

Entrar em contato com seu provedor de hospedagem é sempre uma opção para qualquer erro em seu site. Se você tentou as soluções acima, mas continua vendo o erro 429, é possível que a causa seja seu servidor e não seu site. 

Também é possível que seu host esteja bloqueando solicitações de serviços ou plataformas específicas de terceiros, como o Google Search Console, que envia muitas solicitações a sites. 

Confira como evitar o erro 429

A dica para evitar o erro 429 é limitar a execução do código. Essa técnica se chama “Throttling” e pode ser utilizada nos casos em que você estiver fornecendo uma API que está atingindo os limites de taxa de outras APIs. Nesse caso, é necessário limitar as chamadas de entrada para sua API, evitando que os limites de taxa causem problemas. 

Com o Throttling, as solicitações são limitadas e “descartadas” ou atendidas com dados em cache. Dessa forma, seu aplicativo intervém antes que o serviço de terceiros atinja o limite. Com as dicas deste artigo, você alcançará resultados para resolver de vez o erro 429 e conseguir colocar seu servidor da web ou aplicativo em funcionamento. 

Mesmo que você não tenha conseguido resolver o problema, tentar as soluções acima permitirá que você faça mais testes e análises.

Conte para a gente o que você achou deste conteúdo! E continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!