Descubra a solução para uma administração eficaz de projetos. Conheça o PMBOK!

Se você está querendo saber o que é PMBOK, está no lugar certo. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre ele e sua importância na gestão de projetos.

Fonte: AEVO site

PMBOK: o que é 

Diferente do que muitos pensam, o PMBOK não é uma metodologia, e sim um guia que foi criado para orientar boas práticas no gerenciamento de projetos. É como se fosse uma grande enciclopédia sobre o tema gerenciamento. 

A função do PMBOK é difundir e padronizar em um só guia, as práticas mais eficientes que já foram testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro. 

Quem revisa e organiza o PMBOK é o PMI (Project Management Institute), uma instituição internacional sem fins lucrativos e que é a maior associação do gênero e já conta com mais de 650 mil associados em mais de 185 países. Agora que você já sabe o que é pmbok, vamos conhecer as vantagens dele.

Quais são as vantagens do PMBOK?

O PMBOK é reconhecido por oferecer muitas vantagens no gerenciamento de projetos, dentre elas podemos destacar algumas:

  • Todo o fluxo de comunicação é melhorado;
  • Padronização de atividades;
  • Diminuição da negligência em atividades importantes;
  • Maior controle sobre a evolução do projeto;
  • Maior ênfase nos recursos de maneira eficiente;
  • As chances de sucesso do projeto aumentam e muito;
  • Otimização do tratamento de risco.

Com uma ideia mais clara da importância do pmbok conceito, podemos nos aprofundar um pouco mais em alguns outros benefícios importantes e algumas boas práticas:

Controle de escopo

A criação de um escopo é um início de planejamento, onde estão definidos os resultados desejados, as etapas a serem executadas e as responsabilidades. O gerenciamento com tudo isso é muito facilitado.

Apoio à gestão

O PMBOK também é uma ferramenta importante para dar  suporte à gestão. Uma vez que o gestor de projetos precisa atuar de forma integrada, usando habilidades de análise, comunicação e tomadas de decisão. Com o pmbok pmi é possível ter um melhor direcionamento para monitorar desempenho, definir responsáveis e garantir uma atuação mais estruturada. 

Aumento da previsibilidade

O PMBOK funciona como um mapa para o gerenciamento de projetos, permitindo se ter uma visão geral de tempo, qualidade e custos. Isso permite mais previsibilidade, antecipando necessidades e imprevistos Assim é possível reduzir riscos e custos. 

Maior produtividade

Por ajudar as equipes a produzirem mais e com mais qualidade, o pmbok gerenciamento de projetos é de grande ajuda para aumentar a produtividade. 

Com maior planejamento, diminui o retrabalho e as atuações são mais ágeis e eficientes. Sem falar que a previsibilidade evita mudanças e imprevistos que impactam nos custos e cronogramas. Tudo isso gera maior motivação e integração na equipe, facilitando a execução de tarefas, a delegação e o acompanhamento. 

Cumprimento do cronograma no tempo certo

Este é um dos pontos fundamentais de qualquer projeto. Graças a criação de um cronograma detalhado e com prazos bem definidos para cada tarefa, os riscos de atrasos são bem menores. Outro ponto que contribui bastante é o ganho em eficiência decorrentes do aumento da produtividade pela maior motivação da equipe.

O cliente tem maior satisfação 

O pmbok processos ajuda os projetos serem entregues no prazo, com custos mais baixos e recursos utilizados dentro do planejado, tudo isso faz com que os clientes fiquem muito mais satisfeitos.

Como aplicar o PMBOK?

O pmbok projeto precisa ser executado seguindo os grupos de conhecimentos para se aproveitar todos os benefícios das boas práticas. Veja abaixo quais são essas áreas e como utilizá-las corretamente.

Gerenciamento de aquisições

A área de gerenciamento de aquisições é a interface primária com fornecedores, por isso responsável pela performance. É a área do conhecimento que abrange processos para conseguir bens e serviços que são externos à organização executora.

É a partir da perspectiva do comprador no seu relacionamento com o vendedor que esta área é discutida. É por meio dessa área que é possível revisar propostas dos fornecedores e assegurar a aprovação e alocação de recursos financeiros.

Gerenciamento da qualidade

Essa área do projeto é responsável pela satisfação do cliente. O gerenciamento de qualidade está sempre querendo entender, avaliar e gerenciar as expectativas, para atender a todos os requisitos do cliente.

Gerenciamento de riscos

Essa também é uma área fundamental para qualquer projeto. Uma vez que é dessa forma que é possível controlar e monitorar vários aspectos do projeto, encontrando desvios e tendências a serem identificadas precocemente.

Gerenciamento de escopo

Esse gerenciamento inclui as definições que resultam do trabalho da equipe para assegurar a entrega e servir de base para todo o gerenciamento até a entrega do produto do projeto. Seu objetivo principal está em realizar atividade para entregar o serviço, produto ou resultado, estabelecendo critérios para determinar seu o projeto foi finalizado.

Gerenciamento de custos

Esta é uma área que usa técnicas multidisciplinares para permitir entender a origem dos custos, podendo conduzir o aumento de proveitos, reduções de custos e ajuda a aumentar a produtividade. Tenho como foco principal estabelecer os custos dos recursos para completar todas as atividades do projeto.

Gerenciamento da integração

Este gerenciamento está relacionado com fazer todas as escolhas sobre alocação de recursos, gerenciando interdependências entre áreas de conhecimento de gestão de projetos, fazendo trade-offs entre alternativas e objetivos. Sendo fundamental em áreas onde há interação de processos individuais.

Gerenciamento das comunicações 

Uma dado muito interessante sobre essa área é de que 90% do tempo do gerente de projetos é investido no gerenciamento da comunicação, segundo o PMI. Isso se deve ao fato de ser de vital importância possibilitar ligações críticas entre as informações e as pessoas, para que a comunicação tenha sucesso, sem ruídos ou interferências. 

Assim, todos os integrantes do projeto precisam entender como as comunicações afetam o projeto de forma integral.

Gerenciamento de recursos humanos

Além de documentar e identificar as funções do projeto, habilidades necessárias, o principal benefício desse processo é definir papéis e responsabilidades da equipe de projetos, planejar gestão de pessoal, organogramas do projeto, calendário de contratação de pessoal e liberação de equipe.

Gerenciamento do tempo

É fundamental a boa gestão do tempo para qualquer projeto, pois possibilita estimar recursos, duração e a sequência das atividades do projeto. É importante saber onde se quer chegar, definindo objetivos. Tudo isso tendo em vista assegurar que o projeto será concluído no prazo.

Gerenciamento dos Stakeholders (partes interessadas)

Todo o trabalho aqui se inicia com a identificação das empresas e pessoas que podem serem afetadas por uma decisão, atividade ou resultado  do projeto. É preciso também, documentar e analisar informações que sejam relevantes sobre seu envolvimento, interesses, interdependências e impacto no sucesso do projeto.

Parabéns por chegar até aqui. Neste artigo você ficou por dentro de tudo sobre o PMBOK e suas vantagens. Aproveite também para conferir esse outro artigo sobre a importância de planejar o seu projeto web. Boa leitura!