Saiba como resolver um site lento e por que é problemático

Por que um site lento é problemático (e como resolver isso)

Escrito por HostGator Brasil

20 de julho de 2017 | Comentários

Qual a sua reação quando está tentando acessar um site e ele não carrega? Se você fica incomodado, saiba que não está sozinho: 64% dos usuários tendem a deixar a página e buscar outro site que seja mais rápido. Este dado foi publicado pelo Profissional de E-commerce, que divulgou um alerta para quem vende pela internet: 79% dos usuários mais frequentes não compram em sites que são muito lentos.

Para ajudar a resolver os problemas de um site lento, o Google lançou uma ferramenta voltada para empreendedores, que testa a velocidade de sites, o Teste meu Site. O recurso é gratuito e apresenta o tempo de carregamento da página classificando se o resultado é satisfatório ou não e estimando um percentual de visitantes que deixam de acessá-lo por conta da lentidão. A ferramenta pode enviar um relatório gratuito com dicas de como aperfeiçoar o seu endereço digital. Aproveite também para comparar a velocidade de carregamento com o de outras empresas do seu setor.

Site lento: 7 pontos que devem ser avaliados

  1. Testar a velocidade na conexão padrão
  2. Analisar os dados do site
  3. Verificar HTML/CSS
  4. Executar JavaScript
  5. Testar a usabilidade em dispositivos móveis
  6. Dimensionar o conteúdo para mobile e verificar a legibilidade do texto
  7. Comparar a velocidade do seu site com outros semelhantes

Se você é empreendedor e não entende de desenvolvimento de sites, fique tranquilo pois existem vários recursos para verificar se sua página está lenta, inclusive já citamos aqui no blog. Veja 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site. Independente do recurso escolhido, é imprescindível que você conheça as principais métricas do seu site. Afinal, é a partir dessas informações que você saberá quais as melhorias necessárias para atrair novos visitantes para o seu endereço digital.

3 motivos para acelerar a velocidade do seu site

Para quem tem um negócio online, o maior prejuízo de um site lento é deixar de vender. A Pesquisa Conversion do Consumidor Digital 2017 afirma que 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet. Então, não espere mais para aumentar a velocidade de carregamento e a qualidade do seu site, pois isso também pode ser considerado uma estratégia de venda.

Usabilidade

A usabilidade é responsável por deixar os sites mais intuitivos e fáceis de usar. A facilidade de uso é um fator crucial para que os usuários permaneçam em uma determinada página ou não. Portanto, a lentidão não é o único problema que um site pode apresentar; um visitante pode desistir de continuar em um site se não encontrar as informações que busca.

Ranking do Google

Você quer que o seu site apareça entre os primeiros resultados na busca do Google? Uma das suas preocupações deve ser resolver os problemas que deixam o site lento. É importante otimizar as imagens, desabilitar recursos desnecessários, habilitar o cache e claro, escolher uma hospedagem de confiança. Se ficou em dúvida sobre as recomendações, veja o post 7 dicas para melhorar a velocidade do site.

Experiência do Usuário

Atualmente se fala muito sobre a experiência do usuário e a mudança no comportamento dos consumidores. Uma pesquisa do Google aponta que 79% das pessoas que usam smartphones querem encontrar as informações que buscam de forma instantânea. Isso significa que se o site do seu negócio é lento e não está adaptado para os equipamentos móveis, essa não será uma boa experiência e você pode perder vendas e clientes.

Dispositivos móveis: velocidade é fundamental

Os smartphones contribuíram para tornar os consumidores mais imediatistas. Com a internet ao alcance das mãos, todos querem resultados imediatos, como apontou a pesquisa que citamos no parágrafo anterior. Se neste cenário um site lento já não tem vez, uma página que não é adaptada para dispositivos móveis também perde muitas oportunidades.

Se você ainda não ouviu falar em mobile first, é importante saber o que é e quais as vantagens de usar essa técnica para criar um site. A jornada de compra passa pelas ferramentas de busca, site e redes sociais, e muitas vezes todos os acessos são feitos pelo smartphone. Esses canais fornecem elementos que pesam na decisão dos consumidores. Por isso, um site lento pode fazer o seu negócio perder pontos e o cliente optar pela concorrência, mesmo que o seu produto ou serviço tenha mais qualidade ou melhor preço.

O site do seu negócio deve ser uma extensão da sua empresa, por isso é importante que a sua presença online esteja compatível com a realidade. Imagine que você tem uma transportadora e preza pela agilidade nas entregas, mas seu site é lento, a experiência do usuário é ruim e o consumidor não encontra as informações que busca. Para a internet ser a porta de entrada para novos clientes, você precisa manter o seu site em ordem e preparado para receber os novos visitantes, refletindo a qualidade dos seus serviços e do seu atendimento.

Por fim, lembre-se: as empresas que se adaptam mais rápido às mudanças tendem a se destacar mais, principalmente num cenário extremamente competitivo, como é a internet. Então, estude o seu público-alvo e ofereça a melhor experiência para fidelizá-lo e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Gostou deste post? Veja também como um bom site ajuda a gerar mais negócios locais e descubra se o seu plano de hospedagem atende as demandas do seu site?

Tags:, , , ,
Comentários