Aprenda dicas úteis para se destacar e veja o curso Presença online para MEIs! É online e gratuito, o curso é uma parceria entre HostGator Academy e o Sebrae SC. Saiba mais!

(Atualizado em: 25/06/2021)

Em um mundo cada vez mais conectado, estar presente na web deixou de ser uma opção para se transformar em necessidade. Ter uma boa presença digital para MEIs é indispensável para se destacar no mercado.

Independentemente do segmento e porte do negócio, criar um site permite que os clientes encontrem os produtos e serviços com mais facilidade. Afinal, hoje, a maioria das pessoas pesquisa na internet antes de efetuar qualquer compra.

Se o seu objetivo como MEI é fazer com que o seu novo projeto se destaque, seja ele uma loja virtual ou página institucional, você deve aproveitar o curso grátis que HostGator Academy e o Sebrae SC desenvolveram focado em auxiliar MEIs na construção da sua presença online.

Aprenda nesta matéria a importância de estar presenta na web e os melhores insights para decolar o seu negócio. Daremos dicas que farão a diferença e falaremos mais sobre o curso. Boa leitura!

Conteúdo do Curso

  • Módulo 1: Por que se tornar MEI?
    • O que é MEI
    • Quem pode ser MEI
  • Módulo 2: Como começar sua presença online?
    • O que é um domínio?
    • Como registrar um domínio?
    • Eu preciso de um site mesmo tendo redes sociais?
    • Tipos de sites?
    • Como criar um site por conta própria?
    • O que é uma hospedagem de sites?
  • Módulo 3: Como divulgar meu site na internet?
    • Indexação no Google
    • Tipos de tráfego
    • Estratégia SEO
    • Redes Sociais
    • Mídia Paga
    • Campanhas de e-mail marketing
    • Marketing de influência
    • Conclusão

Qual a importância do site para MEIs?

São diversas as vantagens que o site oferece para novos empreendedores. As principais são:

1- Acessível a qualquer hora

Com a criação de sites, as empresas passam a ficar 24 horas disponíveis para os seus clientes. No caso da loja virtual, o consumidor ainda consegue efetuar a compra no momento que for mais apropriado – não necessitando esperar pelo horário comercial.

2- Mais credibilidade para o negócio

Um site para MEIs também é sinônimo de credibilidade. Além de não ser encontrado pelos clientes, a ausência na web também pode passar a imagem de negócio amador e sem nome no mercado. Com a reputação negativa estabelecida, fica difícil realizar vendas.

3- Competitividade no mercado

O desenvolvimento de site não agrega somente valor ao negócio, mas também passa a impressão de grandeza e, portanto, de ser bem-sucedido. Logo, independentemente do porte, a empresa passa a ser competitiva.

Um ponto interessante em relação à internet é que, para ela, não importa o tamanho do negócio. Se o site for agradável e adotar as estratégias de SEO, ele pode ser bem ranqueado pelas ferramentas de busca e ser facilmente encontrado pelos usuários.

4- Aumenta as conversões

Quando o site proporciona uma boa experiência ao usuário, a tendência é que o negócio consiga converter visitantes em leads e, após, em clientes com mais facilidade.

E mais: quando o consumidor ficando satisfeito, costuma compartilhar suas opiniões nas redes sociais, levando ao famoso marketing boca a boca.

Por isto é tão importante um site para pequenas empresas que seja harmônico e, preferencialmente, responsivo – adaptando-se a qualquer dispositivo.

5- É uma alternativa à publicidade tradicional

O desenvolvimento de sites é considerado uma das principais estratégias de marketing. Além das técnicas de SEO, que ajudam a captar clientes através da busca orgânica, é possível realizar anúncios pagos através do Google Ads, por exemplo.

Nesse tipo de patrocínio, o anunciante paga somente por clique e não há um valor mínimo exigido para criar a campanha. Como os anúncios em veículos offline exigem um investimento maior, esse formato é visto como uma alternativa eficiente à publicidade tradicional.

6- Permite a mensuração do desempenho

Outro benefício do site para pequenas empresas é a possibilidade de monitorar, em tempo real, o seu desempenho. É possível ter acesso a dados como:

  • Quantas pessoas acessaram por dia;
  • Qual o tempo de permanência do site;
  • Taxa de conversão;
  • Qual a região mais acessada.

Para realizar esse controle, a principal ferramenta é o Google Analytics. Além de gratuita, é simples e fácil de utilizar.

Clique aqui e saiba como configurar o Google Analytics!

5 dicas para construir uma presença digital de sucesso para MEIs

1 – Tenha um site único e eficiente

Um site reflete a sua marca. Logo, se ela não causar uma primeira boa impressão, são pequenas as chances de o usuário retornar.

Uma dica importante para ter uma boa página é evitar utilizar layouts muito comuns, que farão a sua empresa parecer apenas mais uma. Busque modelos diferentes e dê o seu toque de exclusividade.

A velocidade de abertura também influencia na experiência do usuário. Não sobrecarregue a página inicial com muito texto e imagens e, principalmente, procure por uma hospedagem de sites que supra as suas necessidades de armazenamento e acesso.

Outra dica importante: o seu site deve ser responsivo, para que as informações sejam acessadas facilmente de qualquer dispositivo.

2 – Dê atenção ao atendimento dos clientes

O site para pequenas empresas deve tratar o atendimento ao cliente como prioridade. Para isso, as informações devem estar organizadas para serem facilmente visualizadas.

No caso de loja virtual, os botões devem ser dispostos de forma a tornar a compra intuitiva. Os produtos precisam ser encontrados rapidamente e o momento de realizar o pagamento não pode gerar dúvidas.

Além disso, é preciso ter campos de contato para o caso de dúvidas. Seja através de:

3 – Esteja presente na maioria das mídias sociais

Outra alternativa para ganhar destaque é possuir perfis oficiais nas principais mídias sociais. Através desse canal, é possível compartilhar informações do site e incentivar o usuário a visitá-lo.

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, você pode publicar imagens de produtos linkando para a compra online. Uma vez na página, o consumidor pode conferir outros itens e conhecer mais sobre a marca.

4 – Apresente seus serviços de forma objetiva

O cliente precisa acessar seu site e ver que tipo de produto ou serviço você vende logo na página inicial. Certifique-se que o conteúdo e as imagens deixam essa informação clara.

Lembre-se que as pessoas não têm tempo nem paciência para procurar informações que não são oferecidas facilmente. Portanto, dê a elas o que precisam para que tenham uma primeira boa impressão.

5 – Aposte em bons conteúdos

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito eficiente para atrair visitantes em um site para pequenas empresas. Isso ocorre porque os mecanismos de busca valorizam conteúdos bem escritos e de qualidade.

Criando textos relevantes você não somente vai destacar seu negócio no Google, mas também se tornar referência no assunto. Consequentemente, a empresa passa a ser lembrada, ganhando credibilidade.

Torne o seu site relevante e aproveite o novo curso!

Para ser lembrada, a empresa precisa ser vista. E é por isso que, cada vez mais, o site para MEIs é visto como uma importante estratégia de marketing digital e vendas.

Colocando em prática os 5 tópicos apresentados nesse conteúdo, a empresa irá ganhar visibilidade e se tornar referência no assunto. Além disso, conseguirá ampliar o relacionamento com os clientes, elevando suas vendas.

pensou se existisse um curso focado nas necessidades do microempreendedor que deseja expandir seu negócio para o digital? E já pensou se ele fosse gratuito? Seria um sonho?!

A gente tornou realidade! A HostGator Academy e o Sebrae SC acabaram de lançar o curso Presença Online para MEIs.

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