Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Conheça 5 sites e cursos para você aprender a programar de forma simples, fácil e descontraída.

A programação – e suas linguagens – não é algo tão distante e difícil como você imagina. Todos temos potencial e oportunidades para dominar essa área da tecnologia. E, agora com a internet, qualquer aprendizado ficou mais acessível e fácil – já que temos diversos sites e uma infinidade de tutoriais explicativos.

Selecionamos 5 sites para você aprender a programar! Essa lista conta com cursos em português e inglês, com conteúdos tanto gratuitos como pagos, para todos os públicos – desde iniciantes até os mais experientes. Venha conferir!

Codecademy

A Codecademy é uma instituição educacional com o compromisso de desenvolver a melhor experiência de aprendizado, dessa forma repensam a educação e constroem uma nova forma de ensino: nativa na internet.

A Codecademy é o site gratuito mais famoso para aprender a programar desde as noções mais básicas até as avançadas, e conta com uma interface útil e interativa. Além dos cursos bem estruturados, há também materiais em português.

Encontre aulas interativas em linguagens como JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS, APIs, entre outros.
Em cada lição você encontra um painel explicativo com instruções necessárias e uma área prática para escrever o código.

Caso você cometa alguns erros, ele irá te avisar e fornecer dicas.
Na Codecademy há vários módulos de ensino divididos em apostilas, onde é possível retornar aos estudos de onde parou.

Kahn Academy

A Khan Academy possui uma ampla área de ensino como: Matemática, Ciências, Engenharia, Economia, Música e Computação. Possui seções para alunos, pais e professores, possibilitando que você encontre materiais conforme sua necessidade e conteúdos traduzidos para o português.

A área de computação conta com cursos de Programação, Ciência da Computação, Hora do Código e Animação Digital. As aulas da Khan Academy seguem a linha da Codecademy, embora conte com mais vídeos.

A seção de Programação é focada na introdução a linguagens como JavaScript, HTML, CSS e SQL, e parte para opções mais avançadas – como desenvolvimento de jogos, por exemplo.
Se você quiser algo menos focado em linguagens, veja os cursos de Ciência da Computação, com conceitos de criptografia, algoritmos e teoria da informação.

A opção Hora do Código é voltada para quem tem pouco tempo para se dedicar: nela você aprende a criar banco de dados e páginas web, além de conceitos de programação. Tudo em apenas uma hora.

A Khan Academy conta também com laboratórios virtuais, área de projetos e fórum interno.

Code Avengers

A Code Avengers é uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades de programação. O site é voltado para iniciantes, possuindo cursos cuidadosamente projetados para o aprender a programar de forma simples e no final de cada lição você encontra um mini jogo.

Ele possui uma abordagem de ensino descontraída, tornando o aprendizado mais leve.

O Code Avengers é voltado para programação web (com HTML e CSS) e desenvolvimento de jogos e aplicativos (JavaScript), mas conta também com ensinos de Python, jQuery e noções de Design.

Inicialmente ele é gratuito mas para ter acesso a conteúdos mais aprofundados é preciso pagar uma taxa. E, infelizmente, não possui um acervo em português.

Code School

Indicada para quem gosta de aprender a programar com os próprios erros e acertos, a Code School é uma ferramenta que ensina programação na prática de uma forma criativa, semelhante a um jogo. Lá você encontrará tutoriais também, mas o foco são os exercícios.

A Code School possui cursos com mais profundidade de conteúdo, então ela deve ser o seu próximo passo após os cursos introdutórios.

Possui mais de 50 cursos em inglês que abrangem: Ruby, JavaScript, HTML, CSS, iOS, Git e Banco de Dados.

E os cursos estão disponíveis para download em vídeo no seu celular.

Os primeiros cursos são gratuitos, mas para ampliar seu conhecimento é preciso pagar.

Code Combat

Já deu para perceber que programação combina muito com jogos, não é mesmo?

Mas com Code Combat isso é mais evidente pois você precisa escrever linhas de código para controlar o seu personagem.

Inicialmente o jogo ensina conceitos de JavaScript e Python. E conta um módulo para iniciantes – que ensina conceitos básicos da programação, e outro módulo para programadores mais experientes, onde é possível interagir com outros jogadores – cada um desenvolve o seu próprio código para lutar contra os inimigos.

O Code Combat é open-source e está disponível no GitHub para contribuições.

DevMedia

A DevMedia é o maior portal brasileiro voltado para o aprendizado de diversas linguagens de programação web, mobile e desktop, como Java, Android, PHP, HTML, CSS, Python, etc., além dos principais banco de dados.

São mais de 15 anos no mercado oferecendo cursos, artigos, revistas e vídeos avulsos em diversos formatos. O acervo conta com 437 cursos, além de milhares de artigos avulsos, todos em português.

Há muito conteúdo oferecido de forma gratuita, mas o site oferece uma assinatura que dá acesso ilimitado a todo o conteúdo publicado. Além disso, o site oferece guias de conteúdos que dão direcionamento para quem está perdido no ramo da programação, listando conteúdos básicos até os mais avançados para cada tecnologia.

Gostou dos sites e cursos que indicamos para você aprender a programar em várias linguagens?

Que tal começar logo esta jornada e se dedicar à  experiência de escrever softwares de maneira fácil e agradável?

Inscreva-se já no curso Introdução à Lógica de Programação em Python e descubra um passo a passo ilustrado com tudo o que você precisa para entender a lógica de programação em Python. 💻

Navegue por tópicos

  • Codecademy

  • Kahn Academy

  • Code Avengers

  • Code School

  • Code Combat

  • DevMedia

Tags:

  • programação
  • Servidor VPS

Eduarda Delavy

✏ Apaixonada por tudo o que envolve leitura, escrita e cultura nerd, atua como Analista de Conteúdo na função de editora do Blog e Social Media da HostGator.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários