Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Quer desenvolver sites incríveis, bonitos e efetivos? Conheça as tecnologias para desenvolvimento de sites e as linguagens por trás de tudo!

Contar com boas ferramentas para desenvolvimento de sites é um fator importante para qualquer negócio atualmente. Afinal, é na internet que os clientes vão buscar e conhecer seus produtos ou serviços, sejam eles vendidos online ou não.

Também já é fundamental que os sites considerem a importância da experiência do usuário (UX) para ganhar a atenção e converter visitantes em clientes. Mas como fazer isso?

Nesse artigo, vamos apresentar algumas das ferramentas e linguagens de programação mais usadas para criar websites, passando por diferentes níveis de conhecimento e necessidades. Acompanhe e confira!

Como começar com desenvolvimento de sites?

Bom, antes de criar o site ou contratar alguma empresa para o desenvolvimento propriamente dito, é preciso definir algumas questões como a escolha de um domínio e uma hospedagem para a sua página.

Se ainda tiver dúvidas sobre como contratar um domínio e uma hospedagem, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:

Você também pode fazer pesquisas de mercado analisando os concorrentes e encontrar a opção certa para você. Uma dica: opte pela que oferece o melhor custo-benefício.

Feito isso, para escolher o tipo de site que você precisa é necessário saber quais são as necessidades do seu negócio.

  • Num primeiro momento, você só precisa apresentar suas informações de contato? Um site estático já resolveria.
  • É um e-commerce e precisa ter uma inteligência de bancos de dados? Algumas plataformas podem facilitar todo o trabalho.
  • Quer um projeto mais complexo e encantador ao usuário? O ideal é conhecer as principais linguagens de programação para web!

Vamos detalhar melhor essas possibilidades, partindo do mais básico até os mais complexos projetos, que vão exigir o aprendizado de algumas linguagens de programação.

Opções para desenvolvimento de site sem conhecer programação

Não conhece nada de desenvolvimento de site? Sem problemas. Hoje em dia existem diversas possibilidades para quem tem pouco ou nenhum conhecimento técnico, permitindo usar templates prontos ou facilmente personalizáveis. Conheça duas das principais ferramentas para isso:

  • WordPress

A mais popular plataforma de gerenciamento de conteúdo do mundo é utilizada em diversas páginas ativas na internet. O WordPress facilita a criação e gerenciamentos dos conteúdos em um site, sendo muito popular entre blogs, e-commerces e portais de notícias.

Criado para democratizar o desenvolvimento de sites, o CMS dispensa o conhecimento em códigos e linguagens. Você pode utilizá-lo facilmente, e isso não quer dizer que não seja possível construir sites incríveis na plataforma.

Se você conhecer as tecnologias de edição de um site WordPress (como HTML, CSS, JavaScript e PHP) também é possível personalizar layouts e funções para ter páginas ainda mais completas, como é o caso de sites gigantes como o da Forbes.

  • Criador de Sites

Lançado em 2017 pela HostGator, o Criador de Sites é uma ferramenta que facilita e simplifica muito o processo de desenvolver um site do zero. Com ele, mesmo quem não tem conhecimento de programação ou experiência na gestão de CMS pode criar sites, blogs e lojas virtuais sem grandes dificuldades.

De forma intuitiva, a ferramenta oferece diversas opções de templates responsivos, o que já te livra da preocupação com a navegação por dispositivos móveis. Além disso, o Criador de Sites oferece banco de imagens e integração com ferramentas de SEO!

desenvolvimento de sites

Criando sites estáticos

Muitos profissionais e empresas precisam de sites com um bom layout e que apresente de forma rápida as suas informações, como dados de contato, serviços prestados e portfólio, por exemplo. Para isso, os sites estáticos podem ser muito úteis.

Com a vantagem de ter uma boa velocidade de carregamento e menor custo de investimento, esse tipo de site não utiliza sistemas de gerenciamento do conteúdo e banco de dados.

Sendo assim, para desenvolver um site estático é necessário conhecimento em basicamente 3 tecnologias que permitem um desenvolvimento de site profissional:

  • HTML

Sendo uma linguagem de marcação, o HTML é um conjunto de regras e códigos que vão definir como os elementos do seu site serão exibidos na tela.

Para facilitar o trabalho, existem alguns templates gratuitos disponíveis no HTML5, oferecendo flexibilidade e liberdade para criar um site moderno.

Porém, é fundamental que o profissional responsável entenda como isso acontece para realizar melhorias e correções quando necessário. Um curso de HMTL5 nesse caso pode ser muito útil.

  • CSS

Muito usado em conjunto com o HTML, o CSS é uma linguagem de estilos responsável pela apresentação de design do seu site.

Assim, enquanto o HTML serve para estruturar conteúdos, o CSS ajuda a formatá-los.

  • JavaScript

O JavaScript é utilizado em muitas das páginas web no mundo, sendo responsável pelos scripts que garantem certos comportamentos e funções nos sites – como, por exemplo, passar o mouse sobre um item de menu e abrirem as opções. É a linguagem que dará dinâmica para a sua página web, podendo criar interações e efeitos visuais, ordenar tabelas, autocompletar termos e muito mais.

O JavaScript não é usado apenas em páginas, pois possui também um papel importante na criação de plataformas web com grandes quantidades de informações atualizadas em tempo real, como redes sociais e portais de notícias.

Resumindo: ao começar a criar sites, o HTML estrutura a página, o CSS a deixa mais bonita e atrativa e o JavaScript faz tudo funcionar!

Usando outra linguagens e back-end para desenvolvimento de sites

Agora que já conhecemos as tecnologias base para criar páginas na web, o próximo passo seria adicionar outras linguagens de programação, bibliotecas de código e bancos de dados para desenvolver sites ainda mais incríveis, dinâmicos e completos!

São diversas as opções no mercado, variando para o que você deseja ter em um site e do conhecimento do desenvolvedor envolvido no projeto. Separamos algumas das principais, confira:

  • Java

O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos muito popular no desenvolvimento web, já que é gratuita e ajuda a manter um sistema modular, flexível e extensível.

A linguagem está em toda parte, pois além de desenvolvimento de sites, também é usada para criar aplicações para smartphones, veículos, pequenos robôs e até mesmo em máquinas. Outro fator que impulsiona o uso do Java por desenvolvedores web é a sua relativa facilidade de aprendizado.

  • PHP

Mais usada no back-end de sites, o PHP (Hypertext Preprocessor) fica responsável pela comunicação com o servidor. Com ele, é possível realizar a interação com o banco de dados e outras aplicações, implementando funções dinâmicas e complexas em websites.

É uma linguagem simples para iniciantes, de código aberto e que permite criar variados elementos que vão desde imagens e arquivos em PDF, até sistemas de pagamento para e-commerces. O PHP é a linguagem base de grandes sites como o Facebook, Wikipédia e o próprio WordPress citado acima.

  • Python

Criado para ser uma linguagem para escrever programas intermediários, o Python passou por diversas mudanças já que é uma plataforma livre e de código aberto. Hoje é uma linguagem multiplataforma que permite desenvolver aplicações mobile, desktop e web.

Além disso, ainda é capaz de integrar diversos serviços e sistemas de forma rápida e eficaz. Também é usada como base de sites de grandes empresas como Netflix, YouTube e Google.

  • MySQL

O MySQL é um dos bancos de dados relacionais mais utilizados no mercado, principalmente em sites criados em PHP. Também é uma tecnologia open source, permitindo o desenvolvimento personalizado para as necessidades da empresa e do site.

O MySQL é fácil de usar e compatível com diversos sistemas operacionais, garantindo seu lugar como o sistema de gerenciamento de banco de dados mais popular do mundo.

linguagens-programacao-para-sites

Este artigo foi escrito por Bruno Saes, Analista de Marketing de Conteúdo do Grupo Impacta.

Navegue por tópicos

  • Como começar com desenvolvimento de sites?

    • Opções para desenvolvimento de site sem conhecer programação

    • Criando sites estáticos

    • Usando outra linguagens e back-end para desenvolvimento de sites

Tags:

  • Criar Site
  • linguagens de programação
  • programação
  • Wordpress
  • Hospedagem de Sites

Grupo Impacta

Há 30 anos fazendo a transformação digital de pessoas e empresas, o Grupo Impacta oferece cursos, graduações e soluções em treinamentos nas áreas de tecnologia, desenvolvimento, marketing digital, gestão e muito mais!

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários