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Conheça as vantagens de ter um blog para escola. Monte o seu blog em 6 passos!

Com o mundo cada vez mais hiperconectado, não há desculpa para deixar de aproveitar as vantagens que um blog para escola oferece. No entanto, algumas instituições de ensino ainda não conhecem todos os benefícios de investir nesse tipo de conteúdo.

Ter um blog é uma excelente estratégia de marketing digital para melhorar o relacionamento com o seu público, consolidar o nome do seu colégio e construir autoridade. Por isso, separamos algumas dicas de como criar um blog em seis passos.

Como criar um blog?

Além de estreitar o relacionamento com alunos, docentes e pais, o blog é uma forma de diferenciar a sua escola das demais concorrentes, sendo uma excelente ferramenta para atrair o seu público-alvo. 

Entretanto, a parte de criação pode deixar muitas pessoas com dúvidas, já que, antes de tudo, é preciso definir a estrutura da página e os conteúdos que serão abordados. Veja quais são os passos para construir um blog para escola abaixo.

1 – Defina o domínio do blog da sua escola

Antes de criar um blog, você precisa ter um domínio, pois é por meio dele que as pessoas vão te achar na internet. Por isso, se quiser receber mais visitas, aproveite para melhorar a autoridade do domínio da sua página. 

Ferramenta de pesquisa de domínio Registro BR
Ferramenta de pesquisa de domínio – Registro BR

2 – Tenha uma boa hospedagem

A hospedagem é o lugar no qual você vai construir o seu site e armazenar os seus arquivos. Assim, vale a pena ficar atento para saber se o site precisa de um servidor dedicado, já que isso garante que o blog para escola funcione de forma estável e segura.

Hospedagem de sites ilustração
Hospedagem de Site – HostGator

3 – Instale bons plugins 

Os plugins para WordPress ajudam a otimizar o seu site, deixando tudo mais organizado, e protegê-lo de invasores. Abaixo, veja alguns exemplos que não podem faltar na hora de criar o blog.

  • Yoast SEO: um plugin de otimização muito utilizado para mecanismo de busca;
  • Jetpack: ajuda a proteger seu blog de ataques. Conta com filtro de spams, verificação de malware e muito mais;
  • WP Security Scan: este plugin escaneia seu blog para encontrar pontos vulneráveis, sugerindo ações corretivas;
  • Contact Form 7: permite colocar uma área de contato de forma fácil no seu blog;
  • Google Analytics for WordPress: com ele, fica ainda mais fácil ter acesso a todos os dados sobre o seu site;
  • Imagify: comprime e redimensiona imagens para deixar seu blog mais leve;
  • Social Gallery: este plugin inclui imagens no seu blog como se estivesse na rede social.

4 – Saiba quem é o seu público-alvo  

Depois da parte estrutural, é hora de definir para quem você irá produzir o conteúdo do seu blog para escola, ou seja, o seu público-alvo. Utilize as personas para que a descrição do seu cliente ideal seja ainda mais precisa, tornando o conteúdo interessante para ele.

5 – Produza bons conteúdos 

Investir em um bom conteúdo para blog é um dos pontos mais importantes. Aqui, você poderá transmitir informações relevantes, tendo um contato maior com pais, alunos e professores, atraindo pessoas interessadas em saber mais sobre a sua escola. 

Portanto, foque em temas relacionados à área da educação ou outros tópicos que tenham a ver com a vida escolar. Os alunos podem gostar de acessar conteúdos que falem sobre assuntos do cotidiano e ajudem nas matérias, por exemplo. 

Já para os pais e professores, você pode criar conteúdos sobre os resultados positivos que a metodologia da escola tem gerado. Lembre-se que a interação com o público também é muito importante, portanto, a dica é responder os comentários deixados em sua página.

Se tem dúvidas sobre o que postar, você pode utilizar um calendário editorial para definir as pautas a serem produzidas. Dessa forma, o seu blog sempre estará atualizado com materiais interessantes.

6 – Divulgue o seu blog

Agora que você já sabe como funciona a parte de criação de conteúdos, é hora de entender como divulgar o blog para atrair mais visitas. Confira algumas ações abaixo.

  • Coloque o link do seu blog em todas as suas redes sociais e na assinatura de e-mail;
  • Troque postagens com outros blogs do mesmo segmento;
  • Faça posts sobre assuntos que estão em alta e podem informar a comunidade escolar;
  • Divulgue assuntos interessantes do seu blog em grupos de Facebook da sua cidade; 
  • Estimule a participação dos alunos no seu blog, seja por meio de comentários ou sugestões de posts.

Conheça mais estratégias de marketing para melhorar o seu blog

Gostou de conhecer as sugestões para manter um blog para a escola? Que tal aprender a deixá-lo ainda melhor? O blog da HostGator tem diversas dicas sobre como impulsionar a sua empresa utilizando o Google Meu Negócios. Acesse e confira!

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  • Como criar um blog?

    • 1 – Defina o domínio do blog da sua escola

    • 2 – Tenha uma boa hospedagem

    • 3 – Instale bons plugins 

    • 4 – Saiba quem é o seu público-alvo  

    • 5 – Produza bons conteúdos 

    • 6 – Divulgue o seu blog

  • Conheça mais estratégias de marketing para melhorar o seu blog

Tags:

  • Criador de Sites

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

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