Post-Turbinar-os-negócios-em-épocas-de-cris

5 dicas para turbinar os seus negócios em momentos de crise

segunda-feira, 27 de abril de 2020 | Comentários

Escrito por

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o mundo todo está passando por alterações significativas na economia. Nesse cenário, a pergunta que vem tirando o sono de muitos empreendedores é: como vencer a crise e manter o negócio aberto?

Ao invés de desistirem ou simplesmente esperar a crise passar, as micro e pequenas empresas precisam se reinventar. Para isso, é necessário buscar alternativas para se adaptar ao cenário atual e, quem sabe, alavancar seus negócios.

Seja revendo o planejamento ou cortando gastos desnecessários, é possível superar não apenas a crise atual, mas qualquer uma que surgir ao longo da sua trajetória. Além disso, este pode ser o momento propício para conhecer os benefícios de expandir seu negócio físico para o ambiente online ou montar uma loja virtual e passar a vender seus produtos e serviços à distância, a toda hora e lugar – e com mais segurança.

Mas afinal, como vencer a crise financeira e, ainda, prosperar? Selecionamos 5 dicas que podem ser colocados em prática desde já. Boa leitura!

Você vai ler nesse conteúdo:

Como vencer a crise: 5 medidas essenciais para pequenos negócios

  1. Realize cursos online
  2. Faça uma análise SWOT
  3. Evite gastos desnecessários
  4. Pesquise antes de reinvestir
  5. Atualize o plano de negócios

Dica bônus: Se precisar, peça ajuda

Como expandir seu negócio físico para o digital

Como vencer a crise: 5 medidas essenciais para pequenos negócios

1. Realize cursos online

Os negócios que prosperam na crise costumam ter processos bem definidos e profissionalizados. Para atingir esse patamar, é essencial que os empresários estejam sempre atualizados sobre temas diversos, desde governança corporativa até melhores ações de venda e marketing.

Se você precisa realizar alguma mudança e implementar recursos novos , aproveite esse momento para realizar cursos online. Existem diversas opções na internet, inclusive gratuitas, que abordam assuntos fundamentais para qualquer negócio.

A HostGator acaba de lançar o Collabplay, uma iniciativa que contempla uma plataforma de ensino gratuito e um canal no Youtube. Entre os cursos disponibilizados, destacam-se:

Além disso, o site do Sebrae conta com mais de 100 cursos gratuitos sobre empreendedorismo.

O Senai e a Endeavor também contam com opções que podem ser úteis para se aperfeiçoar e, principalmente, ter ferramentas para saber como vencer a crise.

2. Faça uma análise SWOT

A análise SWOT (em inglês strength, weaknesses, opportunities and threats) é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para analisar os cenários internos (forças e fraquezas) e externos (ameaças e oportunidades).

Com essas informações, é possível fazer correções, explorar os pontos fortes e, assim, direcionar melhor o negócio nesse momento de crise.

Análise-SWOT

Faça essa análise da seguinte forma:

Ambiente interno

  • Forças: Liste os pontos fortes da sua empresa e as características que a destacam da concorrência, como atendimento e qualidade do produto;
  • Fraquezas: Liste os pontos fracos do seu negócio, ou seja, pontue as deficiências, sejam elas referentes à estratégia ou equipe.

Ambiente externo

  • Oportunidades: É a etapa de análise do mercado. Defina o que está dando certo, quais são as tendências do futuro e identifique as oportunidades existentes para o seu negócio;
  • Ameaças: Observe o que ameaça o sucesso da sua empresa, como concorrência, sazonalidade, recessão e avanço tecnológico.
    Disponha essas informações em um documento, analise-as com cautela e trace um plano de ação.

3. Evite gastos desnecessários

Quem deseja saber como vencer a crise precisa adotar uma ação como prioridade: economizar. Para isso, analise os processos e veja quais são realmente fundamentais para o andamento do seu negócio. O que for desnecessário, elimine.

Algumas opções são:

  • Corte de custos;
  • Redução de estoques;
  • Diminuição de estrutura;
  • Negociação de prazo das suas contas

Além disso, reveja seus custos fixos com infraestrutura, como luz, telefone e água.

Essa pode ser uma oportunidade para incorporar o trabalho home office em algumas funções que não necessitam atuar presencialmente. Essa modalidade, inclusive, é muito utilizada pelos negócios que não têm sido tão afetados pela crise.

4. Pesquise antes de reinvestir

Pesquisar e analisar cenários é essencial para superar obstáculos, como vencer a crise financeira. É importante saber quais são os impactos reais que irão gerar no seu negócio, como:

  • Perda de cliente;
  • Cancelamento de contratos com fornecedores parceiros;
  • Demissões;
  • Adiamento de promoções.

É essencial que o empresário entenda a dimensão da crise e avalie as melhores alternativas para retomar os investimentos – quando a crise passar. Isso deve ser feito com os “pés no chão”, de forma racional e, principalmente, realista.

5. Atualize o plano de negócios

Não é novidade para nenhum empresário que ter um plano de negócios bem estruturado é essencial. Isso é ainda mais importante durante uma crise.

Nesse período, é preciso traçar estratégias para buscar estabilidade financeira. Pode ser necessário, por exemplo, ter que diminuir o tamanho do negócio. Isso deve ser descrito em um plano de negócios atualizado, contendo metas e objetivos novos e claros.

Dica bônus: Se precisar, peça ajuda

Além de seguir as dicas acima, pode ser necessário contar com ajuda de outros empresários. Afinal, nem sempre é fácil saber como vencer a crise agindo sozinho.

Que tal procurar outras micro e pequenas empresas do seu bairro para contornar esse momento juntos? Você pode divulgar seus serviços no seu site, por exemplo, e, em troca, eles realizam o mesmo.

Desta forma, mais pessoas terão acesso ao seu produto e serviço – o que pode ajudar a manter as vendas elevadas nessa situação.

Aposte no mercado online!

Esse momento de crise também pode ser uma grande oportunidade para impulsionar suas vendas através da internet, seja criando um site institucional ou uma loja virtual.

Para isso, existem ferramentas simples, como o WordPress ou Criador de Sites que permitem criar um site de forma rápida – e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

Os melhores negócios na crise de 2020, inclusive, são aqueles que apostaram na venda à distância. Isso porque não se distanciaram dos seus clientes, minimizando os riscos de problemas financeiros.

Para ajudar nessa missão e vencer a crise, acesse já os cursos Meu Site WordPress o Ar e Boas práticas para expandir seu negócio na internet. De maneira rápida e facilitada, você saberá como colocar um site no ar e usar ferramentas gratuitas disponíveis na web para divulgar, estreitar o relacionamento com seus clientes e aprender novas técnicas de venda.

Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro sobre o mundo da tecnologia!


Tags:, ,
Comentários
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para fechar