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Agile Marketing: como tornar seu time de marketing mais eficiente

Agile Marketing: como tornar seu time de marketing mais eficiente

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Entregas rápidas, novas formas de interagir com usuários, equipes cada vez maiores e complexas, alterações de algoritmos em buscadores, necessidade de entregar resultados positivos constantes, são apenas alguns dos pontos que estão transformando a forma de pensar o marketing.

Entregas rápidas, novas formas de interagir com usuários, equipes cada vez maiores e complexas, alterações de algoritmos em buscadores, necessidade de entregar resultados positivos constantes, são apenas alguns dos pontos que estão transformando a forma de pensar o marketing.

Nos últimos anos, se você tentou elaborar seu planejamento anual tradicional acompanhado de pesquisas extensas e provavelmente sofreu com mudanças inesperadas que impactaram profundamente sua empreitada, não se preocupe. Este cenário de constante movimento está fazendo com que os velhos paradigmas da área sejam revistos.

Inspirados pelo movimento ágil e impulsionados pelo crescimento das startups e suas culturas de desenvolvimento, estamos mais uma vez frente a um grande desafio, ou claro, diante de uma bela oportunidade. A verdade é que o marketing sempre exigiu dinamismo, principalmente das pequenas e médias empresas, tanto em sua forma de planejar quanto em como executar. E o ambiente digital apenas acelerou ainda mais os processos.

As mudanças são constantes, a forma como os clientes percorrem a jornada até adquirir um produto ou serviço mudou. Se você está interessado em entender como a nova visão de marketing irá ajudar na resolução dos seus desafios, este texto pode ter um grande valor. Nele irá observar:

  • Por quais motivos os antigos paradigmas da gestão de marketing estão condenados ao fracasso
  • Uma visão introdutória de como o Agile Marketing funciona
  • Quais os valores e princípios do Agile Marketing
  • O que você e sua equipe podem obter por meio das práticas do Agile Marketing

Aqui jaz o velho planejamento

No marketing tradicional, os planejamentos de campanhas funcionavam majoritariamente em ciclos de 3, 6 ou 12 meses, nos quais são determinadas as “grandes campanhas”, ações e métodos de avaliação, assim como previsões orçamentárias.

Numa visão bem realista e simples, após a elaboração de seus planejamentos, os profissionais da área geralmente sentam-se numa sala e definem basicamente o que irão elaborar numa próxima campanha. Desta reunião saem os encaminhamentos para as agências criarem os conceitos e ideias, os materiais passam por um longo processo de aprovação e ajustes até que estejam prontos. E então define-se que esta campanha irá rodar durante os próximos meses (por vezes até alguns anos).

Como mensuram os resultados? Muito difícil julgar que o resultado de um esforço de meses e um investimento considerável possa ter sido um fracasso. O habitual era declarar que foi um sucesso, para isso os mais elaborados relatórios entram em ação. E nada vence um relatório complexo e cheio de recursos, a não ser uma questão: os resultados em vendas. Por isso o planejamento de campanhas tradicional está com seus dias contados.

Planejamento é necessário, sem dúvidas. Estratégias de Inbound Marketing, de ciclos promocionais, de Marketing de Conteúdo e de e-mail marketing, por exemplo, exigem disciplina e constância. Porém é crucial que os times de marketing adotem uma visão que abarque e preveja as mudanças inevitáveis impostas pelo mercado.

O que é Agile Marketing ou Marketing Ágil?

É baseado nesta realidade que uma nova visão da gestão do marketing ganha força, baseada na flexibilidade, interatividade, colaboração e orientação ao cliente.

O Agile Marketing, numa visão simples, é a adaptação de uma metodologia de desenvolvimento de softwares que tem como foco gerar melhores resultados, produzir maior adaptação aos movimentos do mercado e produzir celeridade nas entregas das equipes de marketing. Vejamos quais são os princípios que regem esta metodologia:

  1. No Marketing Ágil a principal prioridade é satisfazer o potencial cliente através de entregas contínuas em ciclos curtos. Os planos de marketing são desenvolvidos com frequência, para algumas semanas ou poucos meses. As mudanças são previstas e fazem parte do cotidiano. Todo o time incorpora o conceito de que a habilidade de responder prontamente a uma mudança é sempre será uma vantagem competitiva.
  2. É de extrema importância, dentro do conceito de Agile Marketing, que as atividades desta área em seu melhor nível só acontecem quando há um alinhamento profundo com a equipe de vendas e desenvolvimento. Estes trabalham em conjunto para uma melhor compreensão do cliente e assimilação das mudanças.
  3. Outro aspecto importante do Agile Marketing é a filosofia de aprender por meio de um ciclo de construção-mensuração-aprendizado constante. Com planejamentos curtos, que geram ações que podem ser rapidamente testadas, posteriormente mensuradas e avaliações com registro de aprendizados alimentando sua base de conhecimento, sua equipe estará em constante evolução. Esqueça o medo de errar, apenas não erre duas vezes da mesma forma. Se algo não deu certo, volte a interagir com o grupo e aplique um novo teste.
  4. Outro ponto chave é criar uma mecânica visual para os fluxos de trabalho que seja simples e que possa ser compreendida por toda a equipe. O Kanban é um framework de apoio à gestão de projetos que pode ser facilmente adaptado para todos os tipos de equipe com diferentes níveis de complexidade. Com ele todos conseguem acessar o que está sendo realizado, qual o status de cada tarefa, o backlog de novas atividades e assim por diante.
  5. Com o auxílio do kanban iremos dividir as tarefas em pequenas entregas. Para elaborar uma divisão eficiente, busque calcular qual o tempo que sua equipe necessita para concluir cada entrega. Estas pequenas entregas ficam agrupadas em sprints, que são os períodos de tempos de trabalho. Com o tempo total e de sprint bem definido, faça um novo planejamento para garantir que os objetivos para que cada sprint sejam alcançados. Ao final de cada ciclo, observe se o tempo estimado foi assertivo e busque melhorar continuamente este aspecto.
  6. Após definir as entregas, prazos e prioridades é necessário manter o ritmo. Não é porque planejamos um belo sprint que tudo irá dar certo. Pequeno problemas podem travar uma série de tarefas e por isso precisamos manter encontros diários que visam responder questões simples. São 15 minutos para o time expor suas atividades, apresentarem os progressos e relatarem os possíveis bloqueios. Por meio destas reuniões toda a equipe terá consciência do que os outros estão fazendo, além de possibilitar a ajuda mútua para atingirem o sucesso de cada sprint.

Como mencionado, alguns recursos são essenciais para conseguir colocar o Agile Marketing em prática, tais como a utilização de uma ferramenta que permita a toda equipe observar as tarefas da área de marketing, com o auxílio de um workflow baseado no Kanban. Mas incorporar seus princípios é determinante para o sucesso nesta transição.

Marketing Tradicional vs Agile Marketing

Observe abaixo as principais diferenças de visão entre as duas formas de enxergar o marketing de forma resumida e imagine como você pode aplicar as mudanças necessárias em seu time:

Marketing Tradicional

  • Construção de planos longos e laboriosos, que resultam em documentos e apresentações extensas
  • Construção de campanhas grandiosas, com recursos de pesquisa extensos e processos de aprovação burocráticos
  • Lançar campanhas após meses de trabalho
  • Avaliar, quando possível, os resultados de todo este longo processo

Agile Marketing

  • Construção de planos enxutos em curtos períodos
  • Em até uma hora buscar as melhores soluções, trazendo a forma mais rápida e eficiente de testar as ações propostas
  • Mensurar resultados e realizar os ajustes necessários
  • Documentar aprendizados para que erros não sejam repetidos e as conquistas sejam replicadas

Vale lembrar que para adotar esta nova visão ainda é preciso que sua equipe evite a todo custo basear suas ações em meras opiniões, em convenções ou na força de uma hierarquia na empresa.

Sua equipe mais produtiva e ágil

Como resultado da adoção destes novos processos, sua equipe poderá usufruir dos seguintes aspectos:

  • Maior poder de entrega e execução

Simplesmente sua equipe conseguirá realizar mais coisas. Isto ocorre pelo simples fato de estarem evitando o retrabalho e também por priorizarem as tarefas mais importantes.

  • Alinhamento com as prioridades

Por conseguir ver as tarefas de cada pessoa, a equipe de Agile Marketing permanece alinhada com o que há de mais importante e prioritário.

  • Comunicação aprimorada

Através da transparência na execução das tarefas e do compartilhamento da visão geral de todas as atividades do marketing, consegue-se alcançar uma comunicação mais fluida com toda a empresa.

  • Adaptação às mudanças

Por adotar planejamentos mais curtos e se preocupar em buscar as formas mais rápidas de testar as hipóteses, sua equipe ganhará uma grande capacidade de adaptação às mudanças.

Marketing sustentável e ágil requer que você mantenha constantemente um ritmo. Este fluxo só é possível por meio de pessoas motivadas, com os recursos necessários e confiança em suas capacidades de entrega. Sem isso você terá uma máquina desgastada e pronta para parar de funcionar.

Você já adota os conceitos de Agile Marketing em sua equipe? Conte pra nós como está sendo sua experiência e quais ferramentas está utilizando para consolidar este trabalho!

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Ricardo Melo

Coordenador de Marketing Sênior na HostGator LatAm, responsável por liderar o time de aquisição online. Ao longo da carreira contribuiu e liderou vários projetos de marketing digital focados em crescimento e posicionamento de empresas de diferentes segmentos. Apaixonado por processos, criou uma startup, em parceria com alguns colegas, que oferece um sistema gratuito para equipes de Agile Marketing, o dgtalapp.com

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