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Veja aqui como você pode se preparar para a Black Friday 2022 e aumentar ainda mais os rendimentos com as vendas no período.

O mês de outubro certamente marca o início da preparação de muitos lojistas para a Black Friday 2022. Quem quer faturar não pode deixar essa oportunidade passar, já que ela concentra as maiores intenções de compra do ano.

O evento está marcado para acontecer no dia 25 de novembro, e a promessa para este ano é que o mercado movimente algo em torno de R$ 4,5 bilhões em vendas. Nem preciso perguntar se você é um dos que pretende aproveitar essa chance, certo? 🤑

Claro que se chegou até aqui é porque está interessado em ganhar, por isso você tem abaixo algumas dicas que podem ajudar a ampliar os ganhos no período. Confira!

Como se preparar para a Black Friday 2022?

Seja para alguém que está começando como vendedor ou já possui um pouco de experiência na arte das vendas, ter atenção nos seguintes pontos pode ajudar bastante na sua jornada.

1. Invista em comunicação

A propaganda é a alma do negócio, e de nada adianta ter preços atrativos e bons produtos se você não anunciar aos quatro ventos.

Caso ainda não tenha parado para pensar nisso, é extremamente importante começar a marcar seu território nas redes sociais e, se tiver uma graninha sobrando, investir em algumas peças para atrair a atenção do público.

2. Olho na concorrência

No tópico anterior falamos sobre usar as mídias sociais para se comunicar com o cliente, por isso agora também vale ficar de olho na concorrência (seja no Instagram, Facebook ou nos sites de cada um).

Como algumas empresas iniciam a Black Friday já no primeiro dia de novembro, suas ações na virada do mês devem ser totalmente focadas no período de venda. Sendo assim, fique de olho nas atualizações de preço para não correr o risco de vender um item bom por mixaria, ou tentar cobrar muito em algo que nem é tão “valioso” assim.

 3. Não esqueça dos descontos

Ah, essa talvez seja uma das dicas mais importantes. Após escolher quais produtos serão considerados para promoção, faça cálculos e tente ver a sua margem de lucro para verificar se o famoso “descontinho” realmente vale a pena. Se conseguir, tenha certeza que seus clientes vão gostar bastante.😉

4. Ofereça boas condições de pagamento

Com a sua loja no ar e quem sabe até mesmo uma política de descontos já estabelecida, é importante pensar nas formas de pagamento que deixará acessíveis para os clientes.

Estudos recentes mostram que o cartão de crédito ainda é o queridinho de muita gente na hora de pagar as contas, mas não ignore o Pix, ok? Lembre-se: muitos terão recebido uma parte do décimo-terceiro e vão aproveitar essa data para comprar os mais diversos produtos sem comprometer o limite do dinheiro de plástico.

5. Observe a logística de entrega

O período da Black Friday movimenta muito as vendas do mercado, e nada pior para o consumidor do que achar o produto que tanto deseja por um bom preço e valor de frete absurdo. Ou pior: coloque-se no lugar do cliente e diga se gostaria de comprar em novembro e receber praticamente perto do Natal. Não dá, né?

Dessa forma, vale a pena pensar desde já se pretende seguir com um modelo de entrega convencional ou usar transportadora para agilizar os processos. Lembre-se: é a experiência do cliente e a reputação da sua loja que estão em jogo nesse momento, por isso não faça feio.

6. Prepare o estoque

Eis aqui outro ponto que pode pegar alguns lojistas de surpresa. O passar do tempo vem mostrando que cada vez mais pessoas estão antecipando as compras de Natal (olá, décimo terceiro!) e de olho nos vários descontos trazidos pela Black Friday (2022 não será diferente).

Para dar conta do recado, cabe a você deixar o estoque preparado e, se possível, observar cada item que está guardando em sua casa, garagem ou armazém. O motivo para isso é bem simples: fazendo essa conferência, não corre o risco de enviar um produto com qualidade abaixo do esperado, gerando gasto extra de tempo e dinheiro com uma troca.

7. Equipe a postos!

Por fim, a última dica que podemos trazer aqui é deixar a sua equipe preparada (caso tenha alguns funcionários). Esse é um período que exige bastante, então incentive-os a descansar no dia anterior e ofereça todo suporte necessário nos mais diversos setores.

Ah, caso seja possível, deixe alguns agradinhos para que recuperem a energia ao longo do turno (sim, estamos falando de comida, pois já dizia a vovó, “saco vazio não fica em pé”). 🍕

O que esperar da Black Friday 2022?

Quando falamos sobre a Black Friday 2022, as expectativas são bastante otimistas. Além da projeção em ganhos que mencionamos lá no começo (essa expectativa de gerar R$ 4,5 bilhões em vendas está em um estudo feito pela HostGator), a intenção do brasileiro de gastar um pouco mais esse ano torna o cenário ainda mais animador.

dados black friday 2022

Ao observar as intenções de compra para este ano, uma pesquisa encomendada pelo Google informou que 71% dos brasileiros estão interessados de comprar na Black Friday e até gastar um pouco mais no período. 💸💸💸

Entre os itens mais desejados pelos brasileiros estão integrantes das categorias roupas e acessórios, livros e itens de papelaria e calçados. Entretanto, também são esperadas boas movimentações nos setores alimentícios (o primeiro jogo do Brasil acontece na véspera da Black Friday!) e de eletrônicos. Um dado importante é que essa será a primeira vez que a Copa do Mundo coincide com a Black Friday.

Já sobre os gastos, o ticket médio para o período deve ficar em torno de R$ 460 por consumidor segundo a Neotrust. Quanto ao número de pedidos, esse dado pode alcançar a marca de 379 milhões, um aumento de 8% em relação ao que foi visto no mesmo período de 2021.

Conclusão

Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a encontrar um cenário favorável para trabalhar com as vendas durante a Black Friday 2022. Lembre-se de manter o foco e com certeza o período será de bastante sucesso para você e o seu time.

Do fundo do coração, todo sucesso em sua empreitada. Um abraço e até a próxima!

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  • Como se preparar para a Black Friday 2022?

    • 1. Invista em comunicação

    • 2. Olho na concorrência

    •  3. Não esqueça dos descontos

    • 4. Ofereça boas condições de pagamento

    • 5. Observe a logística de entrega

    • 6. Prepare o estoque

    • 7. Equipe a postos!

  • O que esperar da Black Friday 2022?

  • Conclusão

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  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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