Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

CAPS LOCK. De tão usada, a tecla tem até uma data. Talvez você não saiba, mas 22 de outubro é o Dia Internacional do CAPS LOCK. No Dia do Internauta (parabéns a todos nós!), vamos falar um pouco sobre essa tecla que deixa TODAS AS LETRAS EM CAIXA ALTA, e os efeitos dela na comunicação.

CAPS LOCK. De tão usada, a tecla tem até uma data. Talvez você não saiba, mas 22 de outubro é o Dia Internacional do CAPS LOCK.

No Dia do Internauta (parabéns a todos nós!), vamos falar um pouco sobre essa tecla que deixa TODAS AS LETRAS EM CAIXA ALTA, e os efeitos dela na comunicação.

A história da tecla começa em 1878, quando foi utilizada pela primeira vez em uma máquina de escrever. Na época, para deixar todas as letras maiúsculas era necessário manter a tecla SHIFT pressionada.

A situação só melhorou mesmo em 1914 – ano que surgiu a tecla SHIFT LOCK. O nome atual – CAPS LOCK – foi utilizado a primeira vez em 1984.

Bom, agora que você já sabe um pouco sobre a história de tecla, podemos falar um pouco sobre o efeito dela na comunicação, principalmente na internet.

CAPS LOCK: não grite comigo, por favor

A comunicação na internet também tem regras de conduta. Uma das convenções está ligada a utilização de palavras com todas as LETRAS MAIÚSCULAS ou em CAIXA ALTA.

O que diz a convenção? Se o seu objetivo é apenas se comunicar, evite a caixa alta. É isso mesmo: quando você utiliza apenas letras maiúsculas em comentários, artigos na internet, em chats, está, na verdade, gritando com a pessoa do outro lado.

Então, se o objetivo não é esse, evite o uso – a não ser que seja para destacar uma palavra, ou conceito, no meio do texto.

Caixa alta facilita ou atrapalha a comunicação?

A resposta é: depende.

Se você utilizar a caixa alta em um texto longo, com certeza atrapalha. Estudos recentes mostram que a leitura de um texto escrito com a tecla CAPS LOCK ativada é mais lenta do que a forma tradicional de escrita. A explicação? Como todas as letras têm a mesma altura, o nosso cérebro leva mais tempo para assimilar o significado do texto.

Se você usar o CAPS LOCK com moderação, o efeito pode ser interessante, principalmente em texto mais longos – já que é grande o número de pessoas que vão apenas escanear um artigo ou post.

Para tornar a informação legível para este leitor, quem escreve para internet utiliza recursos que quebram a monotonia, destacando as principais ideias. Neste contexto, o uso da caixa alta pode ser útil, já que ela ressalta o que é essencial.

Novamente: não abuse. Se você usar muitas vezes o recurso da CAIXA ALTA, do negrito, do itálico, do sublinhado, nada irá se destacar no seu texto.

Lembre destas dicas antes de postar um texto no seu site ou blog.

Neste texto abusei do uso, reconheço. Mas a ideia é enfatizar a diferença na velocidade de leitura. Compare partes do texto (recomendo os parágrafos 2 e 6, recheados de palavras em caixa alta) e tire suas conclusões!

Bom, quando se trata desta tecla, as opiniões são bem divergentes. Alguns amam, outro odeiam. Qual a sua opinião sobre o uso da tecla?

Navegue por tópicos

  • CAPS LOCK: não grite comigo, por favor

  • Caixa alta facilita ou atrapalha a comunicação?

Tags:

  • estratégia

Vanessa Fetter

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo e especialização em Mídias digitais. Atualmente atua como Coordenadora de Comunicação na HostGator, onde é responsável pelas áreas de produção de conteúdo e mídias sociais.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários