Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Assim como dia do Orgulho Nerd, o 256º dia do ano também é muito especial para mim e para a HostGator. Esse é o dia das pessoas que fazem a magia acontecer, que têm paixão por resolver problemas, que bebem bastante café, que sempre sabem das novidades tecnológicas e amam videogames. Já sabe qual é esse dia? Isso mesmo, é o dia do programador! Mas, será que tudo o que falam dos programadores e desenvolvedores está certo?

Para responder essa pergunta, decidi conversar com alguns desenvolvedores para entender melhor como é a carreira de desenvolvedor. Mas mais que isso, esse post também é para homenagear os nossos heróis tecnológicos.

Se você tem curiosidade de saber como funciona a área de desenvolvimento aqui na HostGator, pegue sua xícara de café e venha conferir como foi a conversa com os nossos devs!

Quebrando estereótipos

Pode ser muito normal pensar em um desenvolvedor e imaginar algumas características bastante clichês de alguém de qualquer área de exatas, como timidez, não é mesmo? Por mais que a gente tenha na equipe o Dyarlen, nem todos os desenvolvedores são exatamente assim. HAHAH

Todo desenvolvedor é nerd?

Ser desenvolvedor muitas vezes significa fazer parte do esteriótipo de geek, viciado em café, gamer e que escuta rock. Conversando com a equipe, notei que essa realidade existe aqui também, mas não em todos os sentidos. É como disse a Katreen, nossa desenvolvedora back-end: “Somos totalmente diferentes e ao mesmo tempo totalmente iguais. Pelo fato de sermos programadores, nós temos a essência de sermos rápidos, o pensamento lógico e fazemos piadas sem graça (clássico da computação), mas ao mesmo tempo cada um tem a sua história, cada um veio de um lugar diferente. E se você ver a nossa equipe hoje, não tem um esteriótipo de computação. Mas tem aquela divisão dos fronts e dos back que, claro, os fronts são mais ajeitados”.

Qual é a regra para ser um dev?

Aqui não existe regra para ser um dev! Alguns não são tão apaixonados por café assim, mas o Andreson, desenvolvedor front-end, encheu a xícara de café antes de vir falar comigo (para honrar a camiseta que dizia: só me expresso depois do café). Já o Victor, também front-end, pratica Calistenia (é, eu também não sabia o que era isso) e o Felipe joga futebol. A Katreen, é bailarina de jazz, o Lucas P é escoteiro, o Andreson é surfista nas horas vagas, mas o Mateus gosta mesmo é de jogar World of Warcraft e tudo bem, né?!

E as diferenças não param por aí, os gostos são tão variados que vão desde heavy metal e Harry Potter, até Amelie Poulain e Deuses Americanos. É essa diversidade que faz cada dev aqui ser realmente único.

O que realmente é ser desenvolvedor?

Outro ponto interessante que conversamos foi a criatividade. Muitas pessoas acreditam que, na carreira de desenvolvedor e na área de exatas, é preciso ter mais o pensamento lógico do que ser criativo, mas não é bem assim. Para a maioria dos devs da HostGator, a criatividade está presente na capacidade de criar coisas desde o início e sem depender de ninguém. Mas não se engane, a lógica sempre estará presente. Como o próprio Vandré, nosso Gerente de Desenvolvimento, disse “Uma vez programador, sempre programador. E isso é legal porque às vezes o pessoal tem algum problema e tenta dar uma baita volta e a gente fala: Olha só. Se você vier aqui e fizer assim, você vai conseguir resolver de uma forma mais prática”.

Como bem se diz por aí, ser desenvolvedor é “fazer as coisas acontecerem magicamente”, mas essa “magia” leva horas e horas de estudo e esforço. Já que novas tecnologias e novas linguagens de programação nascem a cada dia, é preciso ficar atento. Para seguir a carreira de desenvolvedor é importante gostar de estudar e ver um “problema” como algo positivo. E até mesmo ter o foco 100% na qualidade, como o nosso QA Felipe, já que “QA não é um desenvolvedor frustrado”. HAHAH

Quais são as áreas de atuação para um desenvolvedor?

Seguir a carreira de desenvolvedor é como ser “um deus criando mundos”; já que é ele que dá a direção, coloca a regra e diz como vai se comportar. Mas além disso, é a possibilidade de mudar realmente o mundo; isso porque, tudo que hoje evoluiu de tecnologia, é porque tem algum algoritmo rodando por baixo. E isso está em tudo, desde o monitor que você está lendo esse post, o programa para fazer a arquitetura de um prédio, um robô e até o celular. Tudo tem tecnologia, e claro, um desenvolvedor que fez isso.

Sem dúvidas, a melhor parte de ser programador é resolver problemas! É o desafio pelo desafio mesmo. E isso não teve discussão entre a equipe. A paixão de um programador é escrever o código, compilar e pensar “meu deus, que coisa mais maravilhosa que eu fiz” e sozinho!

Como explicar o que é ser um desenvolvedor?

Ok, todo desenvolvedor sabe como é a própria profissão, mas e as outras pessoas? Agora com a tecnologia mais presente na vida de cada um, explicar como é o trabalho de um desenvolvedor ficou mais simples. Porém, ainda não é tão fácil assim. Se você está começando agora na profissão e também passa por isso, pedi para os nossos desenvolvedores darem umas dicas para você utilizar naquela pergunta: “Você trabalha com o que?”

  • “Trabalho em uma tela preta com letras coloridas”
  • “Faço um site funcionar”
  • “Trabalho fazendo um app de celular” (mesmo que você não faça)
  • Generalize e fale que é “informática”
  • Ou simplesmente, pegue seu café e vá embora HAHAHAH

E como é a carreira de desenvolvedor dentro da HostGator?

Com o crescimento da área de desenvolvimento e da empresa, a necessidade de buscar mais pessoas para integrarem a equipe ficou ainda maior. E é essa a palavra que nos dá o norte: pessoas. A equipe é formada por pessoas comprometidas, companheiras, participativas e comunicativas.

O melhor da equipe

A maioria dos devs que eu conversei falaram a mesma coisa; a melhor coisa da equipe de desenvolvimento é a maneira como todos foram bem-recebidos e são bastante unidos, claro que rola aquela diferenciação entre front-end e back-end hahaha, mas no fundo é tudo brincadeira.

Além disso, com o crescimento vem o cuidado redobrado. Então a necessidade de aproximar mais da área de produtos com o desenvolvimento ficou ainda maior. A equipe é dividida em squads que se encarregam de cuidar dos diferentes produtos. Existe o time que cuida exclusivamente do site da HostGator, outro que cuida da Área do Cliente, outro para o carrinho, outro para o sistema de billing e outro para os serviços de hospedagem. E isso é para cada squad aprimorar cada vez mais cada uma dessas atuações da empresa.

Eles estão empenhados em oferecer a melhor experiência, pois se importam se “um determinado processo será fácil de entender; se uma frase faz sentido e se será seguro”. Mesmo não falando diretamente com o cliente, os feedbacks são realmente importante pois é como o Lucas R. disse “a área de desenvolvimento está no meio de todo o processo”.

O melhor da HostGator

Certamente são “os puffs espalhados por todo o escritório” como brincou o Mateus; mas mais do que ter uma mesa de sinuca e ping-pong, o que mais me chamou a atenção foi escutar os devs dizendo que o melhor de trabalhar na HostGator são as pessoas. Muitas vezes é algo que não se pode descrever e é difícil transmitir esse sentimento, mas cada pessoa aqui contribui com uma experiência diferente.

Feliz dia do programador!

Poderia ficar o dia todo falando sobre o fantástico e misterioso universo do desenvolvimento e a programação, mas preciso deixá-los trabalhar HAHAH Assim como eu, eles gostam de piadas mas quando é hora de falar sério, somos sérios e profissionais.

“Um bom desenvolvedor tem a capacidade de mudar o mundo, transformar, gerar emprego, desenvolver uma sociedade e manter todo esse ecossistema funcionando.”

carreira-desenvolvedor-hostgator

Obrigado por serem pessoas incríveis, fazendo sistemas incríveis para uma empresa incrível!

Navegue por tópicos

  • Quebrando estereótipos

    • Todo desenvolvedor é nerd?

    • Qual é a regra para ser um dev?

    • O que realmente é ser desenvolvedor?

    • Quais são as áreas de atuação para um desenvolvedor?

    • Como explicar o que é ser um desenvolvedor?

  • E como é a carreira de desenvolvedor dentro da HostGator?

    • O melhor da equipe

    • O melhor da HostGator

    • Feliz dia do programador!

Tags:

    Douglas Vieira

    Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

    Mais artigos do autor

    Garanta sua presença online

    Encontre o nome perfeito para seu site

    www.

    Comentários