Que assuntos você quer receber:

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Veja 3 maneiras certeiras de como colocar Google Maps no WordPress, além das vantagens de adicionar este aplicativo no seu site.

Para te ajudar a construir um site que interaja com o seu cliente, mostraremos neste artigo como colocar Google Maps no WordPress e, assim, conseguir adicionar uma vantagem à sua página, deixando-a mais completa para os usuários.

Hoje em dia, um site comercial ganha mais pontos com os usuários à medida que possui mais informações relevantes e funcionalidades úteis para os clientes, trazendo mais comodidade e já solucionando problemas que podem aparecer. 

Por exemplo, se o site representa uma loja ou ponto físico, é essencial já dar as coordenadas corretas para quem está navegando na página, para poder chegar até o local sem dificuldades. 

As direções para chegar até o local podem ser expostas através de um mapa, o que se prova muito mais eficiente para o cliente do que ter apenas o endereço no site, sem a sua devida localização.

Por isso, agora veremos 3 formas diferentes de como colocar Google Maps no WordPress, um dos programas de criação e gerenciamento de sites mais usados do mundo.  Aproveite e boa leitura!

Qual a vantagem de colocar o Google Maps no WordPress?

São muitos os benefícios de colocar Google Maps no WordPress, a começar pelo fato de que esse é o aplicativo de navegação mais popular em todas as plataformas.

Nos sites que possuem um endereço, seja de escritório ou uma loja física, colocar Google Maps no WordPress ajuda o cliente a localizar rapidamente o local, atraindo mais usuários. 

Além disso, incorporar o Maps ao site pode melhorar o seu SEO. De acordo com dados de pesquisas recentes, 46% das buscas realizadas são locais, portanto, colocar Google Maps no seu site pode aumentar o SEO local e melhorar a visibilidade nas pesquisas

O Google Maps ainda possui a vantagem de ser interativo, o que propicia ao cliente uma movimentação no mapa para conseguir saber a distância e ter uma noção exata do local.

Vale lembrar da alternativa de fazer a transferência do mapa para o celular, já com as direções de como chegar da maneira mais rápida ao local, bem como a possibilidade de visualizar a rua e saber a aparência do destino.

Mesmo com a existência de outros mapas interativos que poderiam ser utilizados no seu WordPress, o Maps do Google é muito disseminado e conhecido, possui uma boa reputação e muitos clientes já estão acostumados a utilizá-lo, o que o torna uma opção bem atrativa. 

Da mesma forma que ocorre com as demais ferramentas que carregam a assinatura Google, como o Google Adsense, a aceitação dos clientes é muito grande e só adiciona mais interatividade ao seu site, por isso veja no tópico abaixo um passo a passo de como colocar Google Maps no WordPress.

Como colocar Google Maps no WordPress?

O WordPress é uma plataforma de criação de sites que permite a várias pessoas, desde blogueiros a grandes empresas, a criação de uma página de forma gratuita, com grandes possibilidades de personalização. 

No WordPress existe a possibilidade de utilizar muitos recursos do Google, como o Google Cloud, por exemplo, de forma simples e com adição de funcionalidades incríveis para o site que está construindo. 

Vamos mostrar aqui 3 maneiras de colocar Google Maps no WordPress, com o tutorial de cada uma e as suas especificidades também. 

Instalando o plugin Google Maps WordPress 

Os plugins são recursos criados para trazer mais opções de funções diversas e otimizar seu site da melhor forma possível, para atrair mais visitantes e poder suprir as necessidades dos mesmos. 

Trata-se de ferramentas, programas ou extensões com a possibilidade de serem adicionados ao seu site para aumentar os recursos disponíveis, melhorar a otimização de SEO, as publicações, os conteúdos, entre outros aspectos.

Não há uma ferramenta oficial do Google que adicione o Maps ao WordPress, mas como este é um aplicativo de navegação muito conhecido, há mais de uma opção de plugin que permite fazer essa adição.

Entre os mais utilizados, há o WP Google Maps, que permite também a personalização dos mapas e é de instalação simples, utilizando o painel de configuração do WordPress:

Já no painel de configuração do WordPress, clique em Plugin>Adicionar novo.

Depois, busque por “WP Google Maps” e acione o botão  “Instalar” na primeira opção exibida na pesquisa. Após instalado, clique na opção “Ativar”.

Após ativado, clique na opção “Mapas” que aparecerá no menu lateral do WordPress. 

Para iniciar a adição do Maps, clique na opção “Skip intro and create a map”.

Será solicitado um API key, uma espécie de “chave” para utilização Java do mapa. Para criar, clique em “Create an API key now”.

Para criar, você será redirecionado para o Google Cloud Platform, onde deverá fazer o login da sua conta Google. 

No menu lateral, vá para APIs e serviços>Credenciais.

Escolha “Criar Credenciais” e, depois, clique em “Chave de API”.

Um número de chave será criado e você deve copiá-lo e colá-lo no plugin, na área determinada. ATENÇÃO: não compartilhe sua chave de API para evitar o uso não autorizado na reprodução. 

Na tela do plugin do Google Maps, insira a chave no espaço devido e clique na opção “Save”. 

Com a chave inserida, aparecerá o mapa criado, cujo nome você poderá mudar. Escolha a opção “Editar”. 

Selecione a opção Google Maps e clique em “Select Engine”.

A próxima etapa é configurar o título do mapa, alinhamento no site, tamanho e tipo (terreno ou roteiro).

Em “Marcadores” você deve colocar o endereço a ser usado no mapa, além de optar por algum tipo de animação ou janela de informação. 

De volta à tela inicial, seu primeiro mapa será representado por um shortcode, que deve ser copiado e colado na página ou post em que deseja exibi-lo.

Prontinho! O mapa será exibido no seu site WordPress com as configurações escolhidas por você. 

Adicionando o Google Maps usando um código embedado 

Um código embedado é o código HTML inserido em um site, com o objetivo de que este tenha uma função determinada. Trata-se de uma forma de incorporar um elemento de um site externo para ser utilizado.

Se você deseja incluir uma versão do Google Maps em um post no seu blog ou em uma parte fixa, ao adicionar o embed code será possível que dados do Maps sejam baixados e exibidos no local em que você colocou o código.

Neste caso, a função seria o Google Maps, que pode ser adicionado ao seu WordPress da seguinte forma:

Logado na sua conta Google, acesse o site do Google Maps e coloque o endereço que você deseja que apareça no mapa. 

Uma série de opções irá aparecer abaixo do endereço. Escolha a “Share”.

Em seguida, clique em “Embed a map” para embedar o código no site. 

Copie o código HTML que aparece, clicando em “Copy HTML”. Você poderá ver uma prévia de como o mapa será exibido no site. 

Agora, vá para o WordPress, no editor do local em que o site será exibido e adicione o código embedado. Para adicionar, você pode clicar em “+” e escolher “HTML personalizado”. Se essa opção não estiver disponível, basta clicar em “Navegar por todos” e procurá-la.

Na caixa exibida a seguir, cole o código HTML copiado e pronto.

Outra opção possível é clicar nos três pontinhos de configuração no editor do WordPress e escolher a opção “Editor de código”.

No caixa do editor, cole o HTML e clique em “Publicar”.

O mapa aparecerá no local escolhido.

Colocando o Google Maps no seu site usando um tema

O WordPress oferece a opção de utilização de templates, que são meios para personalizar o site da maneira que você desejar, de forma que as cores, fontes e visual geral da página possam fazer sentido dentro da identidade visual da sua marca. 

Alguns temas já vem com essa funcionalidade de inserção do Google Maps, o que facilita bastante. Porém, em sua maior parte são temas pagos, como o Divi, por exemplo.

Se você está pensando em comprar um tema para o seu site, certifique-se de que este tenha a opção de adição do Google Maps, para que você alie essa comodidade na construção da sua página. 

Cada tema possui uma maneira única de inserção do Google Maps, então você precisa escolher o tema e buscar entender como esse processo é realizado. 

Normalmente, a personalização dos temas é bastante intuitiva e você poderá adicionar o Maps sem dificuldade.  

Aqui iremos dar o exemplo de como colocar Google Maps no WordPress utilizando o template Divi, que possui muitas ferramentas com opções de personalização de elementos e construção do site:

  • Não utiliza linha de código, com desenvolvimento em tempo real;
  • É altamente personalizável, com centenas de opções de sites pré-desenvolvidos e atualizações semanais com novidades;
  • Possui muitos recursos avançados;
  • Tem mais de 40 módulos de customização separados por categorias;
  • É muito seguro;
  • Possui edição responsiva e se adapta bem a smartphones e tablets.

Como vimos, o Divi é uma ótima opção de template pago, com tantos recursos que podem facilitar sua construção do site de modo que o investimento seja bem utilizado, além de ter a opção de colocar Google Maps no WordPress.

Como instalar o Divi no WordPress?

Após baixar e instalar o tema no WordPress, clique em “Use Visual Builder” para poder editar de maneira mais fácil, visualizando as mudanças. 

Na aba de inserir os módulos ao tema, busque por “Map” e clique.

Na próxima tela, será necessário inserir a API key, que já mostramos acima como gerar, é o endereço do site. 

Após seguir as etapas, o mapa será exibido no site.

É importante lembrar que, embora o Google Maps traga muitos benefícios quando utilizado em seu site, ele também pode causar certa lentidão, pois será preciso que ocorra o carregamento de todos os scripts que permitem tamanha interatividade. 

Agora que você sabe como colocar Google Maps no WordPress, está na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e adicionar este aplicativo de navegação ao seu site, para ter os benefícios citados aqui anteriormente.

Ah, aproveite para ler algumas dicas de como utilizar bem o seu blog, já que ele pode ser muito relevante para as vendas e repercussão da sua marca, como explicamos no artigo Manual do Blog.

Deixe nos comentários qual a maneira que você escolheu para adicionar o Maps ao seu site e se nosso passo a passo te ajudou a não ter nenhuma dúvida. 

Navegue por tópicos

  • Qual a vantagem de colocar o Google Maps no WordPress?

  • Como colocar Google Maps no WordPress?

    • Instalando o plugin Google Maps WordPress 

    • Adicionando o Google Maps usando um código embedado 

    • Colocando o Google Maps no seu site usando um tema

Tags:

  • Criador de Sites

HostGator

Provedora mundial de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários