Está com dificuldades para trocar a senha do seu WordPress? Temos 3 métodos distintos que vão te ajudar a realizar esse procedimento!

Nos dias de hoje cada vez mais nos cadastramos em plataformas novas, e lembrar com precisão de todas as nossas senhas começa a se tornar um desafio, principalmente se você tiver o hábito de variar suas senhas (excelente hábito por sinal). Inclusive, confira meu outro artigo que falo a respeito de uma senha complexa para dar mais segurança pro WordPress.

Se você se encontra em uma situação em que não consegue acessar seu painel de administrador do WordPress, fique tranquilo, vou ensinar 3 passo a passos detalhados de como alterar de senha do WordPress. Vamos lá? ;^)

Como alterar a senha do WordPress pelo recuperador de senhas

Primeiramente, abra a tela de login do painel do WordPress, basta buscar no seu navegador pelo seudominio.com.br/wp-admin
Exemplo: juliop.tk/wp-admin

Em seguida clique em Perdeu a senha?

Insira o nome de usuário ou endereço de e-mail para receber um email de recuperação de acesso. Em seguida clique em Obter nova Senha.

Você deve conferir no seu e-mail se o e-mail de recuperação de acesso está na sua caixa de entrada (lembre-se de conferir a pasta de spam também).

O nome do e-mail será “Nome-do-seu-site Redefinição de senha” e terá um link que te levará para uma página de troca de senha. Escolha sua senha e clique em Salvar senha.

Pronto! Sua senha foi alterada! Se você não tem acesso ao email em questão e souber apenas o usuário, veja outro método de alterar a senha pelo Softaculous.


Como alterar a senha do WordPress pelo Softaculous

Se você instalou seu WordPress pelo Softaculous, existe uma maneira de alterar sua senha por lá. A partir do seu cPanel, busque por WordPress Manager by Softaculous.

Após acessar o Softaculous, localize o domínio que você quer alterar a senha e clique em Change Password.

Abrirá uma tela, preencha dessa maneira:

  • User: Usuário que você deseja alterar a senha.
  • Password: A nova senha que você deseja.

Pronto! Sua senha foi alterada com sucesso. Se você não tem acesso ao email, e nem se lembra do seu usuário, fique tranquilo, ainda tem o método de alterar a senha pelo banco de dados.


Como alterar a senha do WordPress pelo banco de dados

Como verificar qual o banco de dados do meu WordPress pelo cPanel

Primeiramente você precisa saber qual é o banco de dados referente ao seu WordPress, vou mostrar como conferir pelo cPanel. Pesquise por Domínios no cPanel.

Acesse, e localize o domínio que você deseja conferir qual é o banco de dados, clique no diretório dele.

Você será redirecionado para o Gerenciador de Arquivos do cPanel, procure nessa tela pelo arquivo wp-config.php, clique com o botão direito e depois em View.

Você entrará na tela de visualização desse arquivo. Procure no início do arquivo pela linha que esteja escrito

define( 'DB_NAME', 'nome-do_banco-de-dados' );

No meu caso o nome do meu banco de dados é peixol88_wp981

Pronto, agora que você sabe o nome do seu banco de dados, vamos ao método de troca de senha.

Como alterar a senha do WordPress pelo banco de dados

Mostrarei o método pelo cPanel, primeiramente, busque por PHPMyAdmin no cPanel.

Quando você acessar o PHPMyAdmin, localize na parte esquerda da tela o nome do banco de dados do seu site WordPress e clique nele. Se não sabe qual é seu banco de dados, volte para o procedimento anterior que ensinei isso.

Será mostrado todas as tabelas desse banco de dados, clique na tabela com final _users para abrí-la.

Nessa tabela, terá uma linha por usuário WordPress que você tiver, clique em Editar na linha do usuário que você quer alterar a senha.

Na linha user_pass, na coluna Funções, selecione a opção MD5.

Agora na linha user_pass, na coluna Valor, insira sua nova senha. Por fim clique em Executar.

Pronto! Sua senha foi alterada com sucesso!

Nota: Se você não souber uma senha segura o suficiente, confira o gerador de senhas da HostGator, com ele você poderá criar uma senha bem forte, agregando mais segurança pro seu site!

Nota 2: Após clicar no botão de Executar, o campo de Valor da linha user_pass será trocado por um código aleatório, o que ocorreu foi a criptografia da sua senha, para garantir a segurança do seu site.


Considerações Finais

Essas foram 3 maneiras de alterar a senha no WordPress, se ficaram com dúvidas em algum procedimento deixa ai nos comentários que posso tentar esclarecer o post. Também deixo recomendações de outros artigos:

Até mais! :^)