Está se deparando com um erro crítico no seu Wordpress? Aprenda a restaurar um site Wordpress com esse artigo!

WordPress é atualmente a ferramenta de criação de sites mais utilizada em todo mundo. Por ser gratuito e ter código livre, acabou criando uma grande comunidade onde os usuários desenvolvem plugins e temas para auxiliarem na criação de um site. Porém, é comum ocorrer erros de compatibilidade entre plugins e temas, muitas vezes aparece a tela de erro crítico do WordPress. É comum que a restauração do WordPress corrija esse tipo de problema.

No artigo de hoje vou apresentar formas de se realizar a restauração de um site feito em WordPress, o processo consiste basicamente em importar os arquivos da estrutura de um WordPress, de forma a substituir os arquivos do WordPress original, dessa maneira, todos os arquivos padrões da estrutura serão atualizados e possíveis lacunas de arquivos que haviam poderam ser preenchidas. Além disso veremos como checar a versão do WordPress e atualizar/desatualizar. Vem comigo! :^)


Tutorial em vídeo

Caso você prefira um guia em vídeo, nosso colega Pedro preparou um material bem completo sobre esse processo.

Como checar a versão de um site WordPress

Conferindo a versão do WordPress pelo arquivo /wp-includes/version.php

Para conferir a versão do WordPress, você precisa acessar o diretório em que está instalado o WordPress, nesse caso estarei mostrando pelo cPanel.

Para conferir o diretório do domínio em questão, pesquise por domínios no cPanel.

Clique no diretório referente ao domínio que você quer conferir a versão de WordPress, no meu caso vai ser o juliop.tk.

Ao clicar, você será redirecionado para o diretório do seu domínio no gerenciador de arquivos do cPanel. Clique na pasta wp-includes para acessá-la.

Localize o arquivo version.php, clique com o botão direito em cima dele e em seguida em View.

Irá abrir a visualização do arquivo, a versão do seu WordPress está na linha que possui a seguinte informação:

$wp_version = 'versão-do-wordpress';

No caso desse exemplo, a versão atual é a 5.8.1.


Conferindo a versão do WordPress pelo wp-admin

Acesse seu painel de administador do seu domínio. Basta colocar na barra de busca seu-domínio.com.br/wp-admin (Substitua seu-domínio pelo nome do seu domínio). Assim que acessar, desça até o final da página, lá no rodapé você encontrará a versão do seu WordPress.


Como realizar a restauração de um site WordPress?

Existem diversas forma de ser restaurado um WordPress, uma delas é pelo wp-admin. Caso seu wp-admin esteja inacessível, siga para o próximo método.

A primeira coisa que deve ser feita é o acesso seu o painel de administador do seu domínio. Basta colocar na barra de busca seu-domínio.com.br/wp-admin (Substitua seu-domínio pelo nome do seu domínio).

Assim que você acessar, entre em Painel>Atualizações, e em seguida clique em Reinstalar versão x.x.x.

Pronto! A estrutura do WordPress foi restaurada! :^)


Como atualizar/desatualizar a versão do WordPress

Esse método serve tanto para atualizar/desatualizar a versão do WordPress, quanto para restaurar a versão já em vigor.

Nota: Não recomendo utilizar versões antigas do WordPress, essas versões podem expor seu site a vulnerabilidades, o ideal é sempre utilizar a versão mais recente possível. Confira mais dicas de segurança do WordPress.

Nota 2: IMPORTANTE! Atualizar ou desatualizar a versão do seu WordPress pode fazer com que seu site saia do ar, é muito importante que seja realizado um backup do WordPress antes que o procedimento seja feito. Veja como realizar o backup do WordPress, o artigo é sobre migração, mas o procedimento de exportar o site WordPress é o mesmo de fazer um backup.

Primeiramente, acesse o site de Releases do WordPress. Nessa página tem todas as versões do WordPress, faça download da versão que deseja clicando na palavra zip.

Você vai precisar acessar o diretório do seu domínio que tem a instalação do WordPress. Pesquise por domínios no cPanel.

Clique no diretório referente ao domínio que você quer restaurar o WordPress, no meu caso vai ser o juliop.tk.

Ao clicar, você será redirecionado para o diretório do seu domínio no gerenciador de arquivos do cPanel. Clique em carregar no topo da tela.

Em seguida, clique em Selecionar arquivo, e escolha o arquivo que você fez download anteriormente. Quando a importação finalizar, clique em Voltar.

Quando voltar a tela do diretório do domínio, localize o arquivo e clique em cima dele com o botão direito, e em seguida em Extract, e depois em Extract File(s) para descompactar o arquivo.

Será criado um novo diretório com nome WordPress. Clique nele para acessar, e atenção no próximo passo. Exclua os seguintes arquivos:

  • O diretório wp-content
  • O arquivo wp-config.php (nem sempre tem esse)

O motivo pra exclusão desses arquivos, é que na hora de restaurar, esses arquivos não podem substituir os arquivos da sua estrutura, pois, eles são responsáveis por dados de posts, comentários, galerias e conexão com o banco de dados. Se for feito a restauração com esses dois arquivos, o seu site ficará fora do ar. Quando você deletar deve ficar algo semelhante a isso:

Em seguida clique em Selecionar tudo e depois em Mover, ambos estão no topo da tela. Na hora de mover, delete a palavra wordpress, para mover todo esse conteúdo para o diretório anterior.

Após deletar, a palavra wordpress, clique em Move File(s).

Feito! Está realizado a restauração do seu WordPress :^)

Nota: Se quiser, pode deletar tanto a pasta /wordpress quanto o arquivo .zip que você importou.


Considerações finais

Esse método de restauração é um de muitos possíveis, se você sentiu falta de um método específico deixa ai nos comentários que no futuro posso estar trazendo uma atualização. Também quero deixar como sugestão de materiais alguns outros artigos que envolvem Word`Press.

Até a próxima. ;^)