Configurar o backup do Wordpress é uma medida fundamental para evitar problemas futuros. Veja mais sobre o assunto!

O WordPress backup é essencial para armazenar informações e documentos importantes do seu site. Contudo, a prática de backups recorrentes não é muito comum, né? Você provavelmente sabe que os backups são importantes, mas nunca fez um do seu site WordPress. 

Para saber se você precisa fazer um backup do seu site WP, basta responder à pergunta: você ficaria desnorteado caso perdesse todo o trabalho que colocou em seu site ou blog WordPress ao longo dos anos? 

Se sim, então você deve fazer backups com frequência. Mas não se preocupe, se você está com dúvidas, neste artigo, vamos falar do wordpress backup tutorial, como configurar o WordPress backup e a importância dele. 

O que é um backup do WordPress?

Antes de abordar como fazer backup de um site WordPress, é necessário explicar o que é um backup. Basicamente, ele é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro. 

Desse modo, ele faz com que os dados possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais. Por isso, é sempre aconselhável salvar itens importantes mais de uma vez e em mais de um lugar, como um HD Externo, um pen drive, uma “nuvem” ou em seu computador. 

O WordPress backup  salva uma versão duplicada de todo o seu trabalho. Essa versão inclui o tema do seu site e arquivos de site relacionados, como plugins e extensões, e o banco de dados, que inclui postagens, usuários e comentários.

A frequência do backup varia de acordo com a frequência em que você posta. A regra geral é manter, pelo menos, três backups em três locais ou formas diferentes.

Se você já montou o seu site, sabe de toda a atenção que dedicou para vê-lo no ar! Por isso, nada mais justo do que mantê-lo sempre em segurança. Sendo assim, assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites e aprenda tudo sobre a importância de manter uma rotina de backup.

Como fazer um backup do WordPress?

Antes de fazer qualquer backup, você deve se certificar de que o site está seguro e protegido. Para isso, você deve usar combinações fortes de nome de usuário e senha – sobretudo para proteger os arquivos do seu site WP.

Isso porque o site é composto de vários arquivos: plugins, temas, textos, imagens, vídeos, gifs, tabelas, scripts JavaScript e PHP e outros arquivos de código, além de arquivos adicionais e páginas da web estática. 

No entanto, fazer backup dos arquivos do seu site, por si só, não é suficiente. Mesmo que você não mexa com frequência em arquivos além de plugins e textos, você precisa saber como fazer backup do WordPress completo, ou seja, de todas as partes do site. 

De acordo com o WP, as instruções para isso incluem: site WordPress, seu banco de dados WordPress e Opções de backup automático do WordPress. Assim, existem vários métodos disponíveis para automatizar o processo de backup e não há nada de errado em usar um plugin confiável para isso, como o BackupBuddy.

No entanto, o backup é melhor feito ao nível do servidor – não ao nível do site, por isso vamos ensinar como fazer backup de site WordPress manualmente. Abaixo, você confere um passo a passo para fazer backup dos arquivos do seu site por meio de software de backup fornecido pelo host do site.

Manualmente

Acesse o phpMyAdmin  

Acesse o php à maneira do host utilizado pelo seu site, que pode ser diferente conforme qual for esse host. Depois, basta acessar a tela de sites e domínios e clicar em “Banco de Dados” no painel. Pode não ser necessário fazer isso, dependendo da versão.

Clique no banco de dados WP

Você pode ter vários bancos de dados. Assim, clique naquele que contém seus dados WP para realizar o WordPress backup  

Clique em “exportar”

Existem dois métodos de exportação, o rápido e o personalizado. Em ambos os casos, selecione todas as tabelas do banco de dados para que sejam copiadas pelo backup.

Para restaurar o backup pelo método rápido,  seu novo banco de dados não deve ter nenhuma tabela. Assim, basta fazer o login no phpMyAdmin em seu servidor e selecionar seu banco de dados WordPress. A janela do lado direito mostrará todas as tabelas dentro de seu banco de dados WordPress. Clique na guia ‘Exportar’ no conjunto de guias superior e salve o arquivo no computador.

Se você selecionou o método “Personalizado”, na seção “Saída”, marque “Salvar saída em um arquivo”, selecione “Nenhum para Compactação” e então escolha “SQL” do “Format menu drop-down”. 

Após isso, marque “Adicionar DROP TABLE”, porque isso pode ser útil para sobrescrever um banco de dados existente. Em seguida, marque “IF NOT EXISTS”, que evita erros durante as restaurações se as tabelas já estiverem lá. Por fim, clique em “Go”, e os dados agora serão salvos em seu computador.

Backups automáticos

Há vários plugins para fazer backups agendados automáticos de seu banco de dados WordPress. Eles ajudam a gerenciar sua coleção de backup com facilidade e podem ser encontrados no Navegador de plugins nas telas de administração do WordPress ou por meio do diretório de plugins do WordPress .

BackupBudddy

Agora, veja como fazer backup do seu site com BackupBuddy, melhor plugin de backup para WordPress, em 5 etapas simples:

Baixe e instale o BackupBuddy 

Instale-o como qualquer outro plugin do WordPress. Você também precisará ativar o BackupBuddy (visite o painel de plugins e siga as instruções para isso).

Configure BackupBuddy 

Visite a página de configurações do BackupBuddy (no painel do WordPress) e faça duas coisas: primeiro, escolha uma senha para o ImportBuddy (em “Opções gerais”, pois ela protege seus arquivos de backup). Em segundo lugar, insira um endereço de e-mail para o qual as notificações de erro devem ser enviadas.

Configure backups externos

Você deve enviar uma cópia de seus arquivos de backup para um local externo, no caso de o servidor travar ou ficar inacessível. O BackupBuddy funciona com DropBox, Amazon S3, outros serviços e algo novo chamado BackupBuddy Stash. 

O BackupBuddy Stash é um armazenamento externo, seguro, integrado, gratuito e incluído na compra do BackupBuddy. Portanto, escolha Stash ou qualquer destino remoto de sua preferência. Clique em “Destinos remotos” no menu BackupBuddy e escolha “Adicionar novo destino”.

Conclua seu primeiro backup

Agora, você está pronto para realizar seu primeiro backup. Para isso, clique em “Backup” no menu BackupBuddy e escolha “Backup Completo”. Observe na janela o BackupBuddy fazer o backup de tudo. 

Assim que o BackupBuddy terminar, você pode baixar o arquivo de backup (para mantê-lo em segurança ou para migrar seu site para outro lugar), enviá-lo para seu destino remoto ou apenas deixá-lo no servidor. A recomendação é enviá-lo ao seu destino remoto configurado anteriormente para verificar se o processo funciona.

Agende backups regulares

Por fim, vem a mais importante etapa: você deve agendar backups regulares. O BackupBuddy recomenda começar com “backups diários somente de banco de dados e semanais completos”. 

Prefira agendar backups completos diários. Semanalmente pode ser bom para você se você não alterar os arquivos em seu servidor com muita frequência, ou se estiver OK com a possibilidade de perder algumas alterações durante uma restauração.

BackWPup

Esse plugin oferece diversos recursos, como agendamento de backups e otimização de banco de dados. Confira abaixo as etapas para realizar o backup de seu site WP utilizando o BackWPup.

Baixe e instale o BackWPup

Vá até o seu painel de controle para a aba de plugin e clique em “Adicionar novo”. Então, pesquise pelo BackWPup e selecione “Instalar agora”. Após isso, entre no painel de controle do seu WordPress e, do lado esquerdo, clique em “Plugins” e depois em “Adicionar novo”.

Configure o plugin

Após instalá-lo, ele deverá aparecer no topo do seu site WP. Passe o mouse sobre ele, clique em  “Jobs” e depois em “Add new”. Na aba “General”, escolha um nome para sua cópia. Depois, selecione o lugar em que você deseja salvar a cópia, neste caso o DropBox, e selecione “Salvar”. 

Organize o local para salvar

Vá até a aba “To: Dropbox” e clique em “Get full Dropbox auth code”. Você será redirecionado para o Dropbox. Nela, entre com seu login e senha e permita a sincronização entre as duas plataformas. 

Após isso, você receberá um código do Dropbox, que precisa ser copiado para que possa usá-lo no plugin. Cole o código na frente do botão que você apertou e clique em “Save changes”.

Faça o backup

Pronto! Chegou o momento de se fazer o backup. Para isso, vá até menu do BackWPup no topo, clique em “Jobs”, no nome escolhido por você para sua cópia e depois em “Run now”.

Em investimentos, não se coloca todas as economias num único tipo deles, certo? O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao backup de arquivos e bancos de dados do seu site: não faça backup apenas ao nível do servidor. Na verdade, o WordPress recomenda manter três cópias de backup diferentes – todas em mídias diferentes. 

Paralelamente, da mesma forma que as cópias de segurança são seu plano B caso algo aconteça, é fundamental protegê-las da melhor forma possível. A criptografia dos arquivos durante o armazenamento é uma medida interessante para assegurar  a integridade das informações.

Além disso, saiba que não basta ter um backup atualizado e completo se você não souber como recuperá-lo, certo? Por isso, teste a eficácia e a agilidade da solução escolhida, para garantir que ela é prática e fácil de ser executada. Por fim, tenha seus backups organizados com um bom sistema de identificação. 

Pode levar um pouco de tempo ou esforço para configurar, mas pense na dor de cabeça, ansiedade e horas de trabalho que você economizará se algo der errado! Agora que você conhece alguns métodos de fazer o backup do seu site, conte para a gente qual deles mais funcionou para você!