Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Com um CMS você pode se concentrar mais na criação do seu site e conteúdo, mas você sabe qual escolher? Então venha entender mais.

Se você é ligado à história da tecnologia já deve ter tido um vislumbre de como era a navegação na internet antigamente. Naquela época, era preciso um conhecimento técnico bem avançado, pois a interface de navegação não era nada amigável. 

Com o tempo, ficou claro as oportunidades que a internet trazia. A própria rede evoluiu, navegadores surgiram e também vimos o surgimento dos gestores de conteúdo online (CMS).

E é sobre os CMSs que falaremos nesse artigo. Sendo assim, continue lendo e conheça um pouco mais sobre o que são essas plataformas. De quebra, falaresmo sobre os benefícios e quais os principais sistemas disponíveis nos dias atuais. Confira!

O que é CMS?

Um CMS (Content Management System) é um software projetado para facilitar a criação de sites. Ele traz recursos de desenvolvimento, edição, organização e publicação de conteúdo na internet sem precisar mexer em código para isso. 

Em essência, um CMS oferece uma interface amigável para criar e atualizar sites, blogs ou lojas virtuais. Isso é feito por meio de suas ferramentas, que veremos mais adiante.

cms

Quais as principais funções de um CMS?

O grande diferencial do CMS são suas ferramentas que democratizam a criação dos sites. Eles contam com uma opção low code, ou seja, você não precisa mexer em códigos para desenvolver seus conteúdos.

Cada CMS possui suas próprias funções, mas de uma maneira geral, todos eles possuem recursos básicos em comum. E é exatamente sobre elas que falaremos a seguir. 

Edição de texto

Imagine que antigamente, para escrever um simples texto estático e publicá-lo na internet era preciso escrever linhas e mais linhas de HTML. Apesar do HTML ser uma simples marcação de texto, isso era inviável para a maioria das pessoas. 

Nesse sentido, os editores de texto dos CMSs ajudaram várias pessoas a criar blogs posts. Ele não precisava de nenhuma edição em HTML, sendo uma das primeiras funções a serem desenvolvidas.

O que a tornou tão popular e útil, foi sua interface familiar e amigável, que lembrava editores como o Microsoft Word. Isso tornou o trabalho de editar texto online fácil de ser usado para a maioria dos usuários, eliminando a necessidade de aprendizado extensivo. 

Por sua vez, os editores de texto oferecem uma variedade de funções básicas de formatação. Dentre elas, podemos destacar negrito, itálico, sublinhado, listas numeradas e até cabeçalhos que simulam a hierarquia de títulos do HTML.

VISÃO EDITOR

Editor de texto dentro do CMS

VISÃO CÓDIGO

Visualização em modo código HTML no CMS.

Criação de conteúdo

A função de criação de conteúdo está muito associada aos editores de texto, pois são eles os primeiros criadores de conteúdo da internet. 

Essa função é uma das mais fundamentais e essenciais de um CMS. Com ela, o usuário pode criar e publicar diferentes tipos de conteúdo de forma fácil e rápida. A melhor parte: sem a necessidade de conhecimentos avançados em programação e até mesmo design. 

Instalação de plugins

Os plugins são extensões de código criadas para incluir funções e aparência no seu site. Atualmente, existem diversos plugins para as mais variadas necessidades, basta que você instale no seu CMS e faça as configurações necessárias. 

Alguns tipos de plugins disponíveis são:

  • Plugins de SEO: um plugin de SEO (Search Engine Optimization) ajuda a otimizar o conteúdo do seu site para mecanismos de busca. Exemplos incluem o Yoast SEO para WordPress e o Mageplaza SEO Extension para Magento.
  • Plugin de segurança: esses plugins fortalecem a segurança do seu site, protegendo contra ameaças como hackers e malwares. O Wordfence para WordPress e o Shopify Security Toolkit para Shopify são alguns exemplos de plugins.
  • Plugin de formulário de contato: os formulários de contato são ferramentas necessárias para um bom trabalho de CRM. Eles são úteis para captar dados importantes de seus clientes, bem como fornecer uma maneira fácil de contato com seu time de atendimento. 
  • Plugin de rede social: o omnichannel é uma estratégia de marketing imprescindível para o sucesso do seu negócio. Por isso, divulgar suas redes sociais pode fazer toda a diferença.
  • Plugin de cache: desempenho e velocidade do site são fatores importantes para a experiência do usuário e ranqueamento no Google. Os plugins de cache melhoram o desempenho do seu site, armazenando versões estáticas das páginas para que elas carreguem mais rapidamente. Exemplos incluem o WP Super Cache para WordPress e o Cache Cleaner para Joomla.

Gerenciamento de mídia

As opções de gerenciamento de mídia dos CMSs vão além. Eles oferecem aos usuários uma maneira eficiente de carregar, organizar e gerenciar diversos tipos de mídia em seus sites. 

Além de poder fazer esse gerenciamento diretamente na edição do conteúdo, os CMS disponibilizam um espaço específico, como uma biblioteca virtual.

Algumas das principais funções encontradas nos sistemas de gerenciamento de conteúdo são:

  • Upload de mídia;
  • Organização de mídia;
  • Edição de imagens;
  • Inserção de mídia em conteúdo;
  • Gestão de versões;
  • Otimização de mídia

Gerenciamento de usuários e permissões

Gerenciar as permissões de usuários se torna muito mais fácil com os CMSs. Afinal, se você trabalhar com um time plural, não há necessidade que todos tenham exatamente os mesmos acessos e permissões dentro do site.

Alguns dos principais aspectos do gerenciamento de usuários e permissões dos CMSs são:

  • Grupos de usuários: para facilitar o gerenciamento de permissões em larga escala, os CMSs permitem agrupar usuários em diferentes categorias ou grupos. Por exemplo, você pode ter grupos como “Administradores”, “Editores”, “Autores” e “Usuários Registrados”;
  • Definição e Controle de permissões: os administradores podem atribuir diferentes níveis de permissões muito específicos a cada grupo de usuários. Isso inclui permissões para acessar determinadas áreas do painel de controle, criar, editar ou excluir conteúdo, por exemplo;
  • Autenticação e segurança: os CMSs implementam medidas de segurança robustas para proteger as contas de usuário. Isso inclui autenticação por senha, autenticação de dois fatores e políticas de senha fortes. Além disso, muitos CMSs também oferecem registros de atividade para rastrear e monitorar as ações dos usuários no sistema.

5 motivos do por que usar um CMS

Se você é um jovem programador, querendo aprender do zero a como construir seu site, talvez possa dispensar o uso de um CMS. Porém, em outros casos, não faz sentido algum dispensar o uso de uma plataforma de gestão de conteúdo.

Sendo assim, vamos ajudar você dando ainda mais 5 motivos para você optar por um gerenciador de conteúdo online. Vamos lá!

1 – Facilidade de criação

Os CMSs são projetados para facilitar a criação e atualização de conteúdo de forma intuitiva e simplificada. Eles geralmente oferecem editores de texto simples, semelhantes a processadores de texto, que não exigem conhecimento técnico avançado. 

Além disso, muitos deles possuem plugins e temas que facilitam ainda mais a criação dos seus conteúdos.

2 – Não é preciso saber programação

Talvez o maior benefício de usar um CMS é o fato de não precisar saber programação. 

Ou seja, com um CMS, você não precisa ser um programador para criar e gerenciar um site. As interfaces dos CMSs são projetadas para serem amigáveis para usuários não técnicos, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-lo

Além disso, o trabalho dos programadores ficou muito mais fácil, podendo concentrar suas mentes geniais na construção de funções mais elaboradas.

3 – Opções de recursos adicionais

Os CMSs contam com os plugins, extensões e temas que podem ser implementados com um clique. 

Dessa maneira, sites estáticos com páginas simples que antes eram criadas por programadores passaram a ser gerados por pessoas comuns. Esses usuários também puderam incrementar seus sites por meio de recursos adicionais criados por especialistas em programação. 

Muitos recursos extras de SEO, por exemplo, permitem configurar o site como um todo. Dessa forma, é possível determinar a configuração de meta tags, performance de páginas e até mesmo uso adequado do servidor.

4 – Válido para todos os tipos de projetos

É aconselhável utilizar um CMS para qualquer projeto que precise da construção de uma presença online. Seja qual for a sua escolha, os CMSs são flexíveis e podem ser adaptados para atender às necessidades de qualquer tipo de negócio. 

5 – Suporte e comunidade pronta para ajudar

Alguns dos principais CMSs disponíveis hoje em dia têm uma comunidade ativa de desenvolvedores, designers e usuários. Eles oferecem suporte, documentação e recursos gratuitos gratuitamente.

Isso significa que você nunca está sozinho ao usar um CMS e sempre pode encontrar ajuda quando necessário.

O que analisar ao escolher um CMS?

Bom, agora está mais que claro que você precisa usar um CMS, certo? Mas o que levar em consideração para escolher um? Preparamos alguns fatores que você pode analisar nesse processo de escolha. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Histórico do sistema

Imagine que você está procurando um determinado CMS e não encontra nada sobre ele. É um CMS novo, sem documentação clara, poucas pessoas falando sobre e a própria plataforma não disponibiliza muitas informações relevantes para você.

É certo que esse CMS pode não ser uma boa escolha para você. Por isso, ao avaliar um CMS, é essencial examinar o histórico do sistema, incluindo:

  • sua reputação;
  • tempo de existência no mercado;
  • a comunidade de desenvolvedores por trás dele. 

Facilidade de uso

Talvez você seja um gestor de projetos, um empreendedor ou alguém que queira ser afiliado e vender online usando um blog. Seja nestes casos ou em situações com time pouco técnico, verificar quão fácil é utilizar a plataforma é um fator relevante.

É certo que um dos benefícios dos CMS é a facilidade de uso, mas o grau de facilidade pode variar. 

Dessa maneira, a usabilidade do CMS pode ser crucial para garantir o gerenciamento do conteúdo de forma eficaz e eficiente. 

Flexibilidade

A flexibilidade do CMS é importante para garantir que ele possa ser adaptado às suas necessidades específicas. Verifique se o sistema oferece uma ampla gama de recursos que podem ser personalizados, sem mexer em código para isso.

Além disso, confira se a criação do conteúdo possui módulo que prioriza o mobile first e a experiência do usuário.

Personalização

Um bom CMS deve permitir personalizar o design e o layout do seu site de acordo com a identidade da sua marca. Verifique se o sistema oferece opções de personalização suficientes para criar um site exclusivo e atraente.

Segurança

A segurança é uma consideração crítica ao escolher um CMS. Isso vale especialmente se você estiver lidando com informações sensíveis ou confidenciais, como acontece em lojas virtuais

Certifique-se de que o sistema tenha recursos robustos de segurança, como atualizações regulares. Cheque também se ele oferece proteção contra ameaças comuns e suporte a protocolos de segurança.

Custo

Por fim, avalie o custo total de propriedade do CMS, incluindo taxas de licenciamento, custos de hospedagem, desenvolvimento personalizado e manutenção contínua. 

Escolha um sistema que se encaixe no seu orçamento e ofereça um bom retorno sobre o investimento. Coloque tudo isso no seu plano de manutenção do seu site para evitar ser pego de surpresa.

Quais são os CMS mais importantes?

Existem diversos CMSs disponíveis atualmente, com variadas indicações. Alguns são mais populares, mas todos possuem seu grau de prós e contras. Vamos conferir os principais!

WordPress 

WordPress

O WordPress é um dos dinossauros da internet que persiste até hoje e persiste muito bem. Esse CMS teve seu lançamento em 2003 e tinha como objetivo primário ser um criador de blog. Com o tempo, a plataforma foi se desenvolvendo cada vez mais e hoje abraça todos os tipos de negócios.

É um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto baseado em PHP que permite aos usuários criar sites e blogs altamente estilizados. 

Ele é conhecido por sua facilidade de uso, flexibilidade e capacidade de extensão através de plugins e temas. Alguns dos pontos-chave sobre o WordPress são:

  • Altamente customizável: os usuários podem escolher entre milhares de temas para personalizar a aparência de seus sites;
  • Amigável para SEO: o WordPress foi projetado com o SEO em mente. Ele traz recursos que ajudam a melhorar a visibilidade de um site nos resultados de busca;
  • Design responsivo: muitos temas do WordPress são construídos com design responsivo. Isso garante que os sites tenham boa aparência e funcionem bem em vários dispositivos, incluindo desktops, tablets e smartphones. Uma ótima dica é usar o Elementor;
  • Grande comunidade e suporte: conta uma comunidade grande e ativa de usuários e desenvolvedores. Caso precise, eles oferecem suporte, documentação e recursos para ajudar os usuários a aproveitar ao máximo a plataforma;
  • Segurança: embora o WordPress em si seja seguro, a segurança de um site WordPress depende de fatores. Dentre eles, podemos citar a escolha de plugins e temas, atualizações regulares e melhores práticas de segurança.

Veja as vantagens da hospedagem WordPressa na HostGator!

Joomla 

Joomla

O Joomla é outro sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto, semelhante ao WordPress. A plataforma oferece uma variedade de recursos e extensões que permitem aos usuários criar uma ampla gama de tipos de sites. As opções vão desde blogs simples até sites corporativos complexos, lojas online e portais de notícias.

Assim como o WordPress, o Joomla oferece uma ampla seleção de templates e extensões para personalizar facilmente a aparência do site. Além de ser projetado com segurança em mente, oferecendo atualizações regulares para garantir a proteção contra ameaças online.

O suporte aos usuários também é extenso, contando com uma plataforma que oferece extensões robustas para comércio eletrônico. Assim, permite aos usuários criar lojas online totalmente funcionais, além de documentações detalhadas.

Confira a Hospedagem Joomla com Domínio e SSL Grátis da HostGator

Drupal 

Drupal

Drupal é um CMS de código aberto, semelhante ao WordPress e Joomla. Essa plataforma é flexível e escalável, permitindo que os usuários criem uma ampla variedade de sites.

Com um sistema de modularidade robusto que permite aos usuários personalizar quase todos os aspectos de seus sites. Isso inclui a criação de tipos de conteúdo, campos e templates de página personalizados.

Assim como o WordPress e o Joomla, a segurança é uma prioridade no Drupal. A equipe de desenvolvimento da plataforma trabalha continuamente para identificar e corrigir falhas de segurança. Além disso, atualizações regulares são lançadas para garantir a proteção contra ameaças online.

Também possui uma comunidade ativa de desenvolvedores, oferecendo módulos e extensões para suportar comércio eletrônico, gerenciamento de eventos, mídia social, e muito mais.

O Drupal é conhecido por seu desempenho robusto e capacidade de lidar com sites de alto tráfego e carga

Ele oferece recursos avançados de cache e otimização para garantir um desempenho rápido e confiável. Embora o Drupal possa ser mais complexo que o WordPress e o Joomla, ele oferece um alto nível de flexibilidade.

Conheça a melhor Hospedagem Drupal com Domínio e SSL Grátis aqui da HostGator

Prestashop 

Prestashop

PrestaShop é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto que permite aos usuários criar lojas online facilmente. É gratuito para baixar e usar, e seu código-fonte está disponível para modificação. Dessa forma, os usuários personalizem suas lojas de acordo com suas necessidades.

Ele também possui uma interface de administração intuitiva e fácil de usar. Isso facilita a configuração e gerenciamento da loja online, mesmo para usuários sem conhecimento técnico avançado.

Além disso, oferece uma ampla gama de recursos essenciais para o comércio eletrônico, incluindo:

  • Catálogo de produtos;
  • Gerenciamento de pedidos;
  • Sistema de pagamento integrado;
  • Opções de envio;
  • Cupons de desconto.

Os temas do PrestaShop são responsivos, o que significa que as lojas online se adaptam de forma automática a diferentes dispositivos. Assim, proporcionam uma experiência de compra consistente em todos os dispositivos.

Hospedagem Prestashop com Domínio e SSL Grátis aqui na HostGator, confira!

Radiant

Radiant é um CMS de código aberto projetado para criar sites simples e elegantes. É conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso. 

Ele foi projetado para ser acessível para usuários com diferentes níveis de habilidade técnica. Por essa natureza, permite que até mesmo iniciantes construam e gerenciem sites sem complicações.

Um ponto interessante do Radiant é que ele é construído com base em um framework específico, o Ruby on Rails. Isso o torna robusto e altamente eficiente em termos de desempenho.

TextPattern

TextPattern é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) de código aberto voltado principalmente para a publicação de conteúdo textual. É conhecido por sua interface simples, projetada para facilitar a criação e gerenciamento de conteúdo.

Embora possa suportar vários tipos de conteúdo, o Textpattern é adequado para publicações baseadas em texto.

O Textpattern é “tag-based templating”, utilizando um sistema de templating baseado em tags. Isso o torna a personalização do design do site fácil e flexível.

Magento

Magento é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto. Ela é amplamente utilizada por empresas de todos os tamanhos para criar lojas online robustas e altamente personalizáveis. 

A plataforma é altamente flexível e escalável. Ela permite que as empresas personalizem sua loja online de acordo com suas necessidades específicas e cresçam conforme necessário.

Oferece também uma ampla variedade de recursos. Isso inclui gerenciamento de catálogo de produtos, processamento de pedidos, sistema de pagamento integrado, opções de envio, cupons de desconto, entre outros.

Conclusão

Nesse artigo vimos um pouco da história dos CMS, suas evoluções e benefícios e falamos também sobre as principais plataformas disponíveis no mercado. 

Agora que você já sabe mais sobre os CMS, que tal deixar nos comentários qual delas você usa?

Aproveite para ver os pacotes de hospedagem da HostGator para WordPress, Joomla, Drupal e PrestaShop para tirar seu sonho do papel ainda hoje!

Navegue por tópicos

  • O que é CMS?

  • Quais as principais funções de um CMS?

    • Edição de texto

    • Criação de conteúdo

    • Instalação de plugins

    • Gerenciamento de mídia

    • Gerenciamento de usuários e permissões

  • 5 motivos do por que usar um CMS

    • 1 – Facilidade de criação

    • 2 – Não é preciso saber programação

    • 3 – Opções de recursos adicionais

    • 4 – Válido para todos os tipos de projetos

    • 5 – Suporte e comunidade pronta para ajudar

  • O que analisar ao escolher um CMS?

    • Histórico do sistema

    • Facilidade de uso

    • Flexibilidade

    • Personalização

    • Segurança

    • Custo

  • Quais são os CMS mais importantes?

    • WordPress 

    • Joomla 

    • Drupal 

    • Prestashop 

    • Radiant

    • TextPattern

    • Magento

  • Conclusão

Tags:

  • DLoja Virtual

Carolina Boratino

Analista de SEO, estrategista de conteúdo e redatora com 7 anos de experiência. Já trabalhou com grandes marcas do mercado e tem experiência tanto no mundo freela, quanto em grandes agências, com clientes renomados. Escreve sobre SEO, tecnologia e marketing no geral.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários