Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Saiba como o WordPress surgiu, dicas de plugins para usar em seu site e mais algumas informações importantes.

Você já ouviu falar em WordPress? Provavelmente sim, afinal, é uma das plataformas de criação de sites mais famosas da internet, sendo utilizada por mais de um terço dos sites em todo o mundo. 

Mas você sabe como surgiu essa ferramenta e o que é possível fazer com ela? Neste artigo, vamos contar um pouco da história do WordPress e mostrar suas principais funcionalidades.

Qual é a história do WordPress?

O ano era 2003, numa época que a internet era tão lenta que era inviável assistir a um vídeo, baixar um arquivo de 1 GB e coisas do gênero. Apenas os usuários mais visionários imaginavam que serviços de streaming, como Netflix e YouTube, poderiam se tornar tão populares. O WordPress foi criado neste contexto, como um projeto independente. 

Matt Mullenweg era um estudante universitário que instalou o sistema de blogging b2 ou cafelog para uso pessoal. Porém, infelizmente, o criador original do b2/cafelog desistiu de atualizá-lo e a comunidade do cafelog ficou sem um líder.

Insatisfeito com essa situação, Matt criou uma ramificação para criar sua própria versão do sistema com a ajuda de Mike Little. Dessa forma, após centenas de atualizações, a primeira versão (WordPress 0.7) foi lançada em 27 de maio de 2003.

Desde então, Matt Mullenweg se tornou o rosto do WordPress. Ele também é o fundador da Automattic, que é a empresa por trás do serviço WordPress.com (com fins lucrativos).

O projeto iniciou como uma plataforma voltada para a criação de blogs, mas ao longo do caminho os criadores perceberam que ele poderia ser uma plataforma para criar qualquer tipo de página na internet. 

wordpress

Evoluindo para melhorar

O WordPress está em constante evolução com novos recursos lançados regularmente, correções de segurança e atualizações de manutenção. Estas atualizações garantem a segurança e a eficiência do sistema WordPress, e desde a versão 0.7 já foram muitas. 

A versão atual é a do WordPress 6.1.1, que traz correções no editor do site, temas e instalação.

Uma sacada muito legal dos criadores do WordPress foi torná-lo um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto. Isso significa que uma enorme comunidade pode usar ou modificar o software gratuitamente e propor atualizações e plugins para melhorar cada vez mais o sistema

WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo

Um sistema de gerenciamento de conteúdo é uma ferramenta que facilita o gerenciamento de aspectos importantes do seu site – como o conteúdo – sem a necessidade de saber nada sobre programação. Ou seja: você não precisa ser um gênio da programação para construir seu próprio site. 

Existem duas versões diferentes do WordPress: o WordPress.com e o WordPress.org. O WordPress.com é uma plataforma gratuita, em que você pode escolher uma variedade de planos e criar um site sem se preocupar com a instalação e a hospedagem. Essa versão oferece recursos, mas tem limitações, principalmente em relação à personalização e ao uso de plugins.

Já o WordPress.org é a versão aberta da plataforma que oferece maior flexibilidade e personalização do que o WordPress.com, mas requer um pouco mais de conhecimento sobre o sistema. Para utilizar o WordPress.org você precisa realizar uma instalação dentro da sua hospedagem de sites. 

Em resumo, o WordPress.com é uma plataforma de hospedagem gerenciada, enquanto o WordPress.org é a plataforma de software livre para baixar e instalar em seu próprio servidor.

Ambos são baseados no mesmo software do WordPress e oferecem muitos dos mesmos recursos, mas têm diferenças significativas em relação à flexibilidade e personalização. Dessa forma, na maioria das vezes, quando as pessoas dizem “site em WordPress”, elas estão se referindo ao WordPress.org.

Optando pelo WordPress, uma coisa é certa: você será capaz de criar qualquer tipo de site. E quando falamos qualquer site, é qualquer tipo de site mesmo.

Veja alguns exemplos de sites criados em WordPress:

  • A Disney usa WordPress. O site reúne informações sobre os parques no mundo todo, experiências e produtos da Disney, além de divulgar notícias sobre a companhia;
  • O site do Rock in Rio também foi feito com WordPress;
  • A princesa do pop Katy Perry usa o WordPress como sistema de gerenciamento do seu site oficial;
  • Por fim, temos também a Gisele Bunchen, o clube de futebol Santos, a Toyota, a Sony Music, o PlayStation.Blog e até mesmo a Casa Branca. 

Benefícios de usar o WordPress

Agora que você já conhece um pouco da história do WordPress e entende a diferença entre os tipos disponíveis no mercado, vamos falar sobre os principais benefícios de usá-lo.

Customização

Logo de cara, já podemos destacar dois aspectos: facilidade, que já comentamos anteriormente, e customização. Uma das principais razões pelas quais o WordPress se tornou tão popular nos últimos anos é sua variedade de plugins e temas, fazendo com que seja altamente customizável.

Com essa variedade de temas e plugins disponíveis, é possível fazer praticamente qualquer coisa que você queira, sem a necessidade de escrever um código do zero.

No momento, existem mais de 55.000 plugins gratuitos no diretório oficial do WordPress. E isso não inclui todos os plugins premium que podem agregar ainda mais funcionalidades ao site. 

Uma coisa bacana é que você não precisa ir muito longe para encontrar os melhores plugins do WordPress, pois eles estão disponíveis no site da WordPress.org. Você pode ver pelo site ou quando estiver editando o seu WordPress na aba Plugins.

wordpress

SEO

Outro benefício muito importante é a otimização para SEO, o que significa que as empresas podem otimizar seu site para aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. 

Com a ajuda de plugins de SEO, é fácil otimizar o conteúdo do site para palavras-chave relevantes, meta descrições e títulos.

Comunidade de suporte

O WordPress possui uma comunidade de suporte ativa e engajada. Com milhares de desenvolvedores e usuários trabalhando juntos para melhorar a plataforma, é fácil encontrar suporte para praticamente qualquer problema.

Segurança

Felizmente, o WordPress é uma plataforma segura, pois os desenvolvedores adotam práticas sólidas de codificação e outras medidas que bloqueiam as tentativas de hacking. Eles também lançam atualizações que abordam as ameaças e preocupações de segurança mais recentes.

Melhores plugins para WordPress

Se você ficou interessado em iniciar um projeto em WordPress, vamos indicar aqui cinco plugins que podem ajudar nessa jornada.

Yoast SEO

Ele é considerado um dos melhores plugins para otimização de mecanismos de pesquisa, ajudando a publicar conteúdo com mais qualidade e chances de ranquear nas primeiras páginas do Google.

Além disso, o Yoast avalia a legibilidade da sua postagem, o que significa que não só os mecanismos de busca ficarão felizes, mas também os seus leitores também.

WooCommerce

Se você é empreendedor ou empreendedora e possui uma loja virtual, após criar um site precisará do plugin Woo Commerce.

O WooCommerce foi projetado para comerciantes online de pequeno a grande porte e permite a criação de lojas virtuais. Ele permite vender qualquer tipo de produto ou serviço, desde itens duráveis até infoprodutos e assinaturas de conteúdo, além de possuir integração com as mais variadas formas de pagamento.

Hubspot

Se você trabalha com vendas, também vai precisar de um sistema para gestão de relacionamento com o cliente. Para essa funcionalidade, o plugin do HubSpot é perfeito.

Além de otimizar o seu site em busca de gerar leads e conversões, o plugin do HubSpot vem com um software de gestão de relacionamento com o cliente, funcionalidades de vendas e de suporte ao cliente. 

Jetpack

Já em questão de segurança, o plugin do Jetpack ganha medalha de ouro. A solução ajuda a gerar mais tráfego online, protege seu site e monitora o tempo de atividade e inatividade do site.

Isso consiste em um número de módulos que podem ser ativados, ou não, e se configura como loja única para funcionalidades adicionais do WordPress.

MonsterInsights

O MonsterInsights é outro plugin que traz vários recursos avançados para ajudar os blogueiros e empreendedores a acompanhar o desempenho do site e analisar informações sobre os visitantes.

Esse plugin possibilita que os usuários configurem o Google Analytics em seu site com facilidade para acompanhar: estatísticas em tempo real, link de afiliado e monitoramento de propagandas. 

Conclusão

Chegamos ao fim desse post com a história do WordPress e mais algumas informações sobre esse que é um dos gerenciadores de conteúdo mais famosos do mundo.

Esperamos que o conteúdo tenha lhe ajudado. Um abraço, fique bem e até a próxima!

Esse post é uma transcrição do vídeo “Qual é a história do WordPress?”, publicado em nosso canal no YouTube. Para conferir na íntegra, basta dar o play na janela que está a seguir:

Navegue por tópicos

  • Qual é a história do WordPress?

    • Evoluindo para melhorar

  • WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo

  • Benefícios de usar o WordPress

    • Customização

    • SEO

    • Comunidade de suporte

    • Segurança

  • Melhores plugins para WordPress

    • Yoast SEO

    • WooCommerce

    • Hubspot

    • Jetpack

    • MonsterInsights

  • Conclusão

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários