O que é marketplace e quais são as vantagens

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quinta-feira, 15 de Março de 2018 | Comentários

Você já deve ter notado que, muitas vezes, durante suas compras em lojas virtuais as mercadorias estão sendo vendidas e entregues por empresas com nomes diferentes do site onde você adquiriu o produto, certo? Este tipo de experiência sinaliza que você está dentro de um marketplace.

Este conceito tem ganhado força em nosso país desde 2012 e é adotado por empresas como OLX, Mercado Livre, Americanas, Amazon, dentre outras.
Podemos definir marketplace como um grande centro comercial virtual no qual diversas lojas oferecem seus produtos e atuam em nichos específicos para atender a demanda por mercadorias de um determinado mercado.
Explicaremos abaixo alguns conceitos que te ajudarão a entender melhor este tipo de ferramenta.

Como funciona um marketplace

A principal diferença entre um marketplace e uma Loja Virtual (E-Commerce) está no fato de que, dentro de uma Loja Virtual, são oferecidos produtos específicos daquele fornecedor (o lojista, no caso) e, dentro de um marketplace, você poderá encontrar produtos de diferentes lojistas que são vendidos por um único intermediador.
Todas as transações ficam sobre a responsabilidade do marketplace, que as avalia para posteriormente repassar as porcentagens sobre o valor das vendas para o lojista. A empresa que decidiu utilizar a plataforma é quem arca com o armazenamento e a logística de entrega das mercadorias.

Antes de iniciar as explicações sobre os tipos de marketplaces, é importante conhecer alguns conceitos básicos que podem auxiliar a interagir com este tipo de ferramenta:

  • Comissão – é uma taxa sobre o volume de vendas realizadas que é paga ao marketplace e pode variar conforme o perfil do produto ou serviço;
  • Intermediador Financeiro – instituição de pagamento que faz intermediação das transações financeiras entre vendedores e compradores;
  • Liquidez de Produtos – é o resultado do número total de produtos com vendas dividido pelo total de todos os produtos do marketplace. Este indicador mostra a probabilidade de alguma venda ser realizada e a maturidade do marketplace;
  • Liquidez de Vendedores – este indicador resulta do número total de lojas com vendas dividido pelo total de todas as lojas do marketplace;
  • Prazo de Pagamento – dependendo do marketplace varia de dois a 45 dias após a postagem ou entrega do pedido. Isto acontece, pois é necessário para que cada processo de pagamento seja finalizado com segurança.

Diferentes tipos

De acordo com a finalidade do seu negócio, você pode optar por dois tipos de marketplace:

Serviços

Este tipo de marketplace tem como objetivo conectar profissionais ou empresas que prestam serviços para aqueles clientes que estão procurando por eles.
Para quem oferece serviços de Consultoria, Assistência Técnica, Design, Comunicação, Moda, Beleza e até mesmo Educação, já existem marketplaces dedicados especificamente a estes tipos de serviço.
O marketplace para empresas da área de serviços têm formas variadas de cobrança:

  • Aluguel – a plataforma pode realizar a cobrança por uma mensalidade ou comissão sobre as vendas;
  • Negociação/Orçamento – cobrança por venda ou pelo valor de publicidade para destaque nas buscas dos consumidores;
  • Transação – comissão sobre cada venda, o que pode significar uma taxa de 15% a 30%.

Produtos

Neste modelo, o objetivo é vender produtos – tanto físicos quanto digitais – diretamente ao cliente final, conectando lojas ou pessoas que vendem estes produtos, com clientes que desejam comprá-los.
As formas de cobrança são um pouco diferentes:

  • Anúncio – neste caso, é cobrado por anúncio, custo por cliques ou mensalidade para publicar um certo número anúncios;
  • Transação – a cobrança é feita sobre cada venda e/ou mensalidade para uso da plataforma e outros benefícios adicionais.

As principais vantagens do marketplace

Como principais benefícios de oferecer seus produtos dentro de um marketplace, podemos citar a visibilidade que estes canais oferecem, o baixo custo de investimento e a facilidade de receber seus pagamentos. Para os clientes que estão buscando um serviço ou produto, é uma excelente alternativa para comparar preços, qualidade e tempo de entrega. Para as empresas é uma maneira de aproveitar as vantagens de divulgação e redução de custos.

O empreendedor digital que busca aumentar o volume das suas vendas, deve considerar a escolha do marketplace com a escolha de um lojista físico que opta por abrir sua loja dentro de um Shopping Center. Você estará muito mais em evidência, não é mesmo? Além de ser uma excelente opção para quem está começando um negócio e não possui força de vendas suficiente, já que acaba permitindo que uma empresa pequena possa competir com grandes empresas de e-commerce.

Dentre as principais vantagens do marketplace, detalhamos abaixo as que podem te ajudar a acelerar o crescimento da sua Loja Virtual:

Visibilidade

Para quem está começando, o caminho para ser reconhecido é árduo e exige muito esforço. Ao optar por um marketplace, a empresa consegue pegar um atalho interessante: você pode aproveitar a “vitrine” dos marketplaces mais conhecidos para expor seus produtos e/ou serviços e tornar sua marca conhecida mais rapidamente.

Baixo investimento

Como o marketplace já possui uma estrutura pronta, você não precisa de preocupar com investimentos de desenvolvimento e manutenção do site. Neste caso, você só pagará uma determinada comissão sobre as vendas.

Vale lembrar que alguns custos precisam ser considerados na hora de estabelecer seu preço final: o valor da comissão acordada para estabelecer seus preços de venda, custos para armazenar seu estoque (no caso de produtos físicos) e custos de envio da mercadoria.

Alto retorno

Considerando que a infraestrutura do marketplace já esta pronta, o lojista tem a possibilidade de trabalhar melhor suas margens de lucro e talvez investir parte do orçamento em ações de divulgação com estratégias de Marketing.

Aumento das vendas

O próprio marketplace possui estratégias de divulgação e investe em tecnologias para aumentar o número de visitas e engajamento dentro da plataforma, possibilitando que os clientes que estão em busca de um produto e, acabam caindo na página de outro fornecedor, possam encontrar você como sugestão parecida ou complementar à outra compra.

Relevância SEO

As plataformas de marketplace trabalham com algoritmos avançados de SEO (“Search Engine Optimization”, Otimização para Motores de Busca). Isto significa que estas ferramentas possuem ‘’inteligência’’ suficiente para dizer quais resultados são mais relevantes para cada busca de um cliente.
Investir na qualidade da sua reputação, garantir boas avaliações pós-compra, oferecer imagens de qualidade e escolher palavras-chaves relevantes para seus produtos e serviços podem ser fatores fundamentais para você aparecer nos primeiros resultados e aumentar suas vendas.

Diversificação de públicos e portfólio

Se a loja virtual utilizar a infraestrutura do marketplace para ampliar o catálogo de produtos conquistará novos clientes com menos investimento. Além disso, pode ser uma ótima opção para testar a atuação em nichos diferentes.

Crescimento de negócio de nicho

Caso a loja virtual já trabalhe em um determinado nicho e decida começar a atuar em outro, a oferta de novos produtos pode fazer a loja se destacar mais, embalada pela boa reputação do marketplace. Com isso, ela consegue iniciar suas atividades no novo segmento com mais tranquilidade.

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  • Este artigo foi escrito pela equipe da ComSchool.
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