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O Google Shopping é uma ferramenta capaz de turbinar suas vendas online. Saiba tudo sobre ela e veja um passo a passo para criar sua primeira campanha!

Saber como anunciar no Google Shopping é essencial para negócios de qualquer segmento ou porte. Isso porque essa ferramenta ajuda a ser descoberto nos mecanismos de busca, assim como ganhar espaço no mercado.

Mas o que é Google Shopping? Também conhecido como Product Ads, é uma mídia paga que permite divulgar produtos de forma segmentada, atingindo quem realmente está interessado neles.

Muitas vezes, ele é ignorado pelas empresas, uma vez que representa cerca de 20% dos cliques pagos. Porém, esse número ainda baixo representa uma oportunidade, pois significa que a sua empresa tem ainda mais chances de se destacar.

Neste conteúdo, você vai saber como anunciar no Google Shopping e entender porque apostar nesse tipo de mídia paga pode ser a peça-chave para alavancar as suas vendas. Acompanhe! 

Afinal, o que é Google Shopping?

O Google Shopping é basicamente um comparador de preços, apresentando para o usuário uma lista de produtos similares contendo as informações consideradas mais essenciais em formato de carrossel, incluindo:

  • Nome do produto;
  • Fotos do produto em alta resolução;
  • Preço;
  • Nome e site do vendedor.

Trata-se de uma mídia criada exclusivamente para anunciar produtos físicos. Ou seja, ela não permite ofertar cursos e serviços, por exemplo. 

Por este motivo, é um canal direcionado a lojistas, especialmente quem possui uma loja virtual e deseja ampliar o alcance dos seus produtos.

Como esses anúncios aparecem, geralmente, no topo da lista de buscas, os produtos passam a ser visualizados com mais rapidez, pois é justamente aí que os leitores prestam mais atenção.

Estima-se que a taxa média de conversão no Google Shopping é de 2,5% – sendo que a taxa de conversão dos e-commerces brasileiros é de 1,6%. Se esse número parece baixo para você, lembre-se que esse percentual a mais pode implicar em vendas e, no final das contas, faz uma grande diferença.

E comparando com outras mídias pagas, como o Google Shopping está se saindo? Pesquisas mostram que a taxa de conversão está 130% mais alta, se comparado aos demais anúncios de vendas. 

Qual a importância do Google Shopping para pequenas e médias empresas?

Saber como anunciar no Google Shopping é importante porque trata-se de uma forma eficiente e mais barata de atingir as pessoas que possuem a intenção de compra. Ou seja, ele permite chegar até os compradores relevantes, que estão procurando pelos produtos que você está oferecendo.

Isso é ainda mais essencial para quem está iniciando no mundo online e precisa fazer com que a marca e os produtos sejam conhecidos.

Logo, podemos mencionar com as 3 principais vantagens de anunciar no Google Shopping:

  1. Público-alvo altamente qualificado, atingido os compradores certos no momento em que de fato eles estão procurando pelo seu produto;
  2. Resultados mensuráveis e certeiros, sendo possível avaliar o desempenho de cada produto para promover estratégias ainda mais eficientes;
  3. Presença mais ampla nas redes, passando a ser exibido nas pesquisas que são adequadas ao seu negócio.

Além disso, o seu negócio passa a ter mais presença digital, fazendo com que a sua marca e seus produtos sejam conhecidos por uma quantidade maior de pessoas. 

Passo a passo para configurar o seu perfil no Google Shopping 

1. Configure seu arquivo XML

A primeira coisa que é preciso ter em mãos para começar a anunciar é um arquivo XML, onde devem constar todos os produtos da sua loja, com seus respectivos nomes, preços, categorias e quantidades.

A maioria das plataformas de e-commerce já possuem o arquivo XML prontos para ser inserido no Google Shopping. Se não é o seu caso, veja como criar esse arquivo clicando aqui!

2. Cadastre-se no Google Merchant Center

O segundo passo de como anunciar no Google Shopping consiste em criar uma conta no Google Merchant Center. Através dela será possível fornecer ao Google as informações sobre o seu produto.

Para realizar essa configuração, basta acessar o site do Google Merchant e realizar o processo de registro, que é muito simples e rápido, conforme imagem a seguir.

Após inserir as informações, basta clicar em produtos, depois em feeds e subir seu arquivo XML.

3. Crie o seu feed de produtos

Essa é uma das etapas mais importantes, pois é o momento em que você dirá ao Google tudo que ele precisa saber sobre seu produto.

Inicialmente, siga os passos a seguir:

Nesta última imagem, você verá que é possível montar o arquivo de 4 formas distintas. A busca programada é a mais utilizada e recomendada, pois o documento é gerado automaticamente por uma ferramenta ou plataforma de e-commerce. 

Logo, é mais segura e rápida, pois os dados já estão inseridos.

4. Integre o Google Merchant Center ao Google Ads

Esse é o último passo para começar a anunciar seus produtos no Google Shopping, uma vez que o Google Ads precisa encontrá-lo para criar suas campanhas.

Para isso, acesse a sua conta do Google Merchant Center e clique no menu suspenso contendo 3 pontos. Após, clique em “vinculação de contas”, selecionando “Google Ads”. Por fim, basta digitar o seu ID e clicar em adicionar.

Como anunciar no Google Shopping usando o Google Ads?

Para que você consiga criar a sua primeira campanha integrada ao Google Ads, fizemos um checklist super simples e didático. Acompanhe:

  1. Faça o login na sua conta do Google Ads;
  2. Clique em campanhas (no menu à esquerda), no botão de adição (+) e em seguida em “nova campanha”;
  3. Em “tipo de campanha”, selecione Shopping e clique em próxima;
  4. Escolha suas preferências de publicidade, incluindo nome da campanha, conta do Google Merchant Center com os produtos que deseja anunciar, país de venda, filtro de inventário, lances e orçamento diário, entre outros;
  5. Clique em salvar e continuar;
  6. Após, escolha o tipo de grupo de anúncios que deseja criar, cujas opções são Anúncios do produto do shopping (recomendado para iniciantes no Google Shopping) e Anúncios de demonstração no shopping, que agrupa diversos produtos relacionados em um único anúncio;
  7. Para criar o seu primeiro grupo de anúncios, insira as informações solicitadas e novamente salve;
  8. Por fim, você será direcionado para a página de grupos de produtos, onde é possível subdividi-los para definir lances específicos.
  9. Faça o login na sua conta do Google Ads;
  10. Clique em campanhas (no menu à esquerda), no botão de adição (+) e em seguida em “nova campanha”;
  11. Em “tipo de campanha”, selecione Shopping e clique em próxima;
  12. Escolha suas preferências de publicidade, incluindo nome da campanha, conta do Google Merchant Center com os produtos que deseja anunciar, país de venda, filtro de inventário, lances e orçamento diário, entre outros;
  13. Clique em salvar e continuar;
  14. Após, escolha o tipo de grupo de anúncios que deseja criar, cujas opções são Anúncios do produto do shopping (recomendado para iniciantes no Google Shopping) e Anúncios de demonstração no shopping, que agrupa diversos produtos relacionados em um único anúncio;
  15. Para criar o seu primeiro grupo de anúncios, insira as informações solicitadas e novamente salve;
  16. Por fim, você será direcionado para a página de grupos de produtos, onde é possível subdividi-los para definir lances específicos.

Quer anunciar no YouTube também? Aprenda como é possível através do Google!

Veja também como anunciar no YouTube através do Google Ads. Neste vídeo, nosso parceiro Jorge Ávila, do canal Professor Jorge Ávila, mostrará as possibilidades de campanhas dentro do YouTube.

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

O Google utiliza um sistema de leilão no formato “custo por clique”. Isso significa que quem paga mais por uma palavra-chave relacionada ao produto aparece sempre no topo das pesquisas. Além disso, cada clique recebido possui um custo – sendo que você somente paga se o link receber acessos.

É a empresa que define quanto quer pagar por cada clique, baseando-se em três fatores principais:

  1. Concorrência;
  2. Volume de buscas por determinado produto;
  3. Posição almejada para exibição do anúncio.

Já o Google usa outros parâmetros considerados essenciais na hora de ajustar as posições, como:

  • Qualidade e relevância das informações dispostas junto ao produto;
  • Relevância do seu site na web;
  • Relevância do produto em si, dentro da pesquisa realizada pelo usuário.

Logo, não é possível prever exatamente o custo que o anúncio terá, mas você pode criar campanhas e acompanhar os históricos, permitindo fazer uma média e, assim, ter uma mais organização financeira.

O Google Trend é uma ferramenta gratuita que permite determinar o que as pessoas estão consumindo, partindo das principais tendências relacionadas a palavras-chave específicas. O buscador indica os termos mais pesquisados de acordo com a localização e período de tempo. 

Para quem está querendo saber como anunciar no Google Shopping, ele pode ser um grande aliado, pois direciona melhor os anúncios, evitando custos desnecessário com produtos que não estão fazendo muito sucesso.

Além disso, ele pode ajudar o próprio e-commerce a direcionar melhor os seus serviços. Afinal, conhecendo melhor os consumidores, é possível oferecer o que de fato eles estão precisando.

Dica: existe um filtro no Google Trends para buscas no Google Shopping. Basta clicar onde aparece o termo “Pesquisa na Web” e alterar para “Google Shopping”.

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  • Qual a importância do Google Shopping para pequenas e médias empresas?

  • Passo a passo para configurar o seu perfil no Google Shopping 

    • 1. Configure seu arquivo XML

    • 2. Cadastre-se no Google Merchant Center

    • 3. Crie o seu feed de produtos

    • 4. Integre o Google Merchant Center ao Google Ads

    • Como anunciar no Google Shopping usando o Google Ads?

    • Quer anunciar no YouTube também? Aprenda como é possível através do Google!

  • Quanto custa anunciar no Google Shopping?

Tags:

  • DLoja Virtual

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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